Ações da American Tower Corporation (BDR T1OW34): Comprar ou Vender?

As ações da American Tower Corporation (BDR T1OW34) são um bom investimento? Pode ser! Mas saiba a hora certa de entrar antes de fazer qualquer coisa

As ações da American Tower Corporation (BDR T1OW34) é relativo a um REIT (de modo simples, um fundo imobiliário americano), mas seu objeto principal como REIT são estruturas para comunicação sem fio, sobretudo torres. Está presente em todo o globo, inclusive no Brasil. Os ativos originais são negociados nos mercados dos EUA, mas eles também estão disponíveis no Brasil em forma de BDR (Brazilian Depositary Receipts) e podem ser comprados e vendidos em nossa bolsa com facilidade, desde que você tenha uma conta em uma corretora de valores. Será um bom investimento?

As ações da American Tower Corporation (BDR T1OW34) são o tema deste artigo, mas o nosso principal objetivo é que você entenda como fazemos para analisar ativos negociados nos mercados a partir do volume de negócios. O volume de negócios denota o interesse ou não dos investidores institucionais, seja na compra seja na venda, e fornece parâmetros sólidos para a tomada de decisão de entrada ou de saída em um investimento ou em um trade. A metodologia que utilizamos e que queremos aqui apresentar é o Raio X Preditivo.


O QUE É UM BDR (BRAZILIAN DEPOSITARY RECEIPT)?

As ações da American Tower Corp (T1OW34) podem ser negociadas somente em seu país de origem, bem como ativos de outras empresas estrangeiras.

Mas nem por isso você, investidor, será impedido de investir nessa empresa. Os BDRs (Brazilian Depositary Receipts) permitem que você o faça daqui mesmo do Brasil.

BDRs são certificados que representam as ações da empresa. Cada BDR representa um determinado número de ações ou uma parte de uma ação. No caso, 4 BDRs T1OW34 são 1 ação original (paridade de 4 para 1).

No entanto, os BDRs devem seguir alguns padrões. Um deles é ter lastro em ações no mercado original, ou seja, a empresa que vai lançar os BDRs no Brasil deve adquirir as ações no país de origem e deixá-las custodiadas em uma empresa financeira local.

Ao comprar um BDR, você está comprando uma parte da empresa, a exemplo das ações, apesar de alguns não concordarem com esse ponto de vista. Em resumo, é assim mesmo que funciona, pois você irá participar, mesmo que indiretamente, do crescimento (ou desvalorização) do ativo.

No momento, são 950 BDRs não patrocinados e 8 BDRs patrocinados em nossa bolsa.


O QUE SÃO AS AÇÕES DA AMERICAN TOWER CORP (T1OW34)?

Apresentamos acima o que é um BDR. Vamos esclarecer o que são as ações da American Tower Corp (T1OW34).

Ações são as partes precificadas do todo que a empresa vale. Elas existem para, na maioria das vezes, potencializar o patrimônio da empresa.

Isso pode acontecer por meio de um projeto interno para lançar produtos novos, expansão da operação pelo território ou fora dele, aquisição de empresas do segmento para aumentar a participação no mercado, entre outras possibilidades.

Para tirar os projetos do papel, a companhia terá que levantar recursos financeiros de alguma maneira. Empréstimos são outras formas possíveis para dar esse passo, mas cada um tem implicações que podem restringir o desempenho da empresa a médio e longo prazo.

A solução que a uma parte das companhias encontra é vender essas partes precificadas na bolsa de valores, no início ofertadas em IPO (oferta pública inicial) e posteriormente no pregão diário.

Se os projetos da empresa forem bem-sucedidos, a empresa terá a valorização tão esperada e as ações por sua vez passam a valer mais.

Quem se juntar ao grupo de novos acionistas terá o patrimônio valorizado, e ainda poderá surfar na onda da empresa que lucra com o crescimento. Esse lucro é distribuído proporcionalmente entre os investidores; são os chamados dividendos.


O QUE É A AMERICAN TOWER CORPORATION (T1OW34)

A American Tower Corporation é um fundo de investimento imobiliário americano e é dona e opera infraestrutura de comunicações sem fio e de transmissão em vários países do mundo. Sua sede é em Boston, Massachusetts. Está classificada em 410º na Fortune 500 .

No final de 2018, possuía 170.686 ativos de comunicação (hoje, chegam a 219 mil), incluindo 40.757 nos EUA, 75.872 sites na Ásia, 16.665 na Europa, Oriente Médio e África e 37.392 na América Latina.

A empresa foi criada em 1995 como uma unidade da American Radio Systems. Em 1998, a American Radio Systems fundiu-se com a CBS Corporation e completou a cisão corporativa da American Tower. Após a fusão, a American Tower iniciou a expansão internacional estabelecendo operações no México em 1998 e no Brasil em 1999.

A empresa começou a comprar várias torres de retransmissão de telefonia por micro-ondas da AT&T Long Lines. Após a aquisição, a American Tower começou a redirecionar as torres para uso como torres de celular. A maioria dos antigos espaços da AT&T Long Lines teve suas antenas removidas, seja por helicóptero ou por guindaste , para dar espaço para mais antenas.

Em 2005, a American Tower adquiriu a SpectraSite Communications , expandindo seu portfólio global para mais de 22.000 sites de comunicação próprios, incluindo mais de 21.000 torres sem fio, 400 torres de transmissão e 100 sites DAS (Distributed Antenna System ) internos. A fusão estabeleceu ainda mais a posição da American Tower como uma das maiores proprietárias e operadoras de torres na América do Norte.

Entre 2007 e 2012, a empresa expandiu-se internacionalmente com operações na Índia , Peru , Chile , Colômbia , África do Sul , Gana e Uganda .

Em 2013, a empresa adquiriu a Global Tower Partners por US$ 4,8 bilhões. Essa aquisição adicionou sites ao portfólio dos EUA e adicionou operações na Costa Rica e no Panamá.

No Brasil, são, hoje, mais de 17 mil torres espalhadas pelo território.

Atualmente, a American Tower é um dos maiores proprietários, operadores e desenvolvedores independentes de ativos imobiliários de comunicação, com e sem fio. Além de arrendar espaço em torres, oferece soluções de co-locação personalizadas usando sistemas internos, sistemas de antenas externas distribuídas e outras opções de direito de passagem, administração de coberturas e serviços que agilizam a implantação da rede.

É negociada como REIT (fundo de investimento imobiliário) é é um dos principais operadores e desenvolvedores independentes de ativos imobiliários de comunicação, com e sem fio.


HISTÓRIA DA AMERICAN TOWER CORPORATION (T1OW34)

1995: A American Tower começa como uma subsidiária da American Radio e começa a crescer por meio de aquisições.

1998: A empresa controladora da American Tower, a American Radio, é vendida à CBS/Viacom e a American Tower é desmembrada em uma empresa separada. A Empresa abre capital sob a Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) como AMT.

1999: A American Tower lança operações no México e se torna a maior operadora independente de torres do México com mais de 3.000 unidades.

2000: O crescimento e aquisição continua a ser o principal foco de negócios e a American Tower continua a crescer rapidamente, lançando operações no Brasil.

2002: A American Tower muda o foco operacional de aquisição e desenvolvimento de torres para melhorar as operações. Isso leva à venda de empresas auxiliares da American Tower em 2003 e a venda da unidade de serviços de construção em 2004.

2005: A American Tower se funde a um dos seus concorrentes mais próximos, SpectraSite, Inc., criando a maior empresa de torre nos Estados Unidos.

2007: A American Tower participa da S&P 500, e abre seu primeiro escritório fora das Américas, em Nova Delhi, na Índia.

2009: A American Tower adquire a XCEL, uma empresa indiana que possui e opera aproximadamente 1.700 unidades de torres. Nos EUA, a empresa concentra seus esforços em melhorar as operações e o atendimento ao cliente.

2010: A American Tower cresce substancialmente, lançando operações no Peru, Chile e Colômbia. Além disso, a empresa adquire a Essar Telecom Infrastructure na Índia, acrescentando aproximadamente 4.450 unidades de torres wireless ao seu portfólio e marcando a terceira grande transação na Índia. A Empresa também participa da Bloomberg Businessweek 50.

2011: American Tower anuncia a sua intenção de se tornar um fundo REIT. A Empresa também se expande na África do Sul e em Gana.

2012: A American Tower se torna um Fundo de Investimento Imobiliário (Real Estate Investment Trust, REIT) e começa a pagar distribuições de dividendos regulares para os acionistas. A empresa atinge o marco histórico de 50.000 instalações de comunicações e lança operações em Uganda e na Alemanha.

2013: A American Tower adquire a Global Tower Partners, a maior operadora de redes privada dos EUA. Isso aumentou os sites de propriedade dos EUA em mais de 20% e também incluiu a Costa Rica nos mercados atendidos pela Empresa.

2014: O CEO da American Tower, Jim Taiclet, é reconhecido pela terceira vez (2011, 2013 e 2014) pela Harvard Business Review como um dos 100 CEOs de melhor desempenho do mundo.

2015: A American Tower adquire o direito exclusivo dos 11.448 unidades de comunicações sem fio da Verizon Communications Inc., aumentando a contagem de torres dos EUA para aproximadamente 40.000. A empresa também continua a se desenvolver internacionalmente, lançando operações na Nigéria e atingindo a meta de 100.000 torres em nosso portfólio global.

2016: A American Tower adquire uma participação de 51% do controle na Viom Networks Limited, juntamente com mais de 42.000 instalações de comunicações na Índia, contribuindo para nosso portfólio global. A American Tower criou seu centro de mundial de tesouraria em Amsterdam, na Holanda, para garantir segurança e rapidez do acesso ao capital para sustentar seu crescimento internacional contínuo. A empresa também expande sua presença para a Argentina com a aquisição de um portfólio de ativos de telecomunicações urbanas no país. A National Association of Corporate Directors, Capítulo da Nova Inglaterra, indicou nosso conselho como o “Conselho de Empresa Pública do Ano de 2016”.

2017: A American Tower é nomeada para lista Fortune 500 pela revista Fortune pela primeira vez na história da Empresa. A Fortune 500 é um prestigiado ranking anual das maiores empresas dos EUA classificadas por receita total, incluindo empresas públicas e privadas.

2018: A American Tower inicia operações no Quênia com a aquisição de mais de 700 torres de Telkom Kenya. Além disso, a empresa adiciona cerca de 20.000 unidades na Índia a partir de transações com Idea Cellular e Vodafone India. Jim Taiclet e a American Tower são reconhecidos pelo enorme crescimento e sucesso da empresa durante seu mandato como CEO com o prêmio Entrepreneur of the Year da EY e a American Tower é indicada para a lista da Forbes dos Melhores Empregadores de Médio Porte da América.

2019: A American Tower adquire a Eaton Towers Holdings Limited, adicionando cerca de 5.800 sites ao seu portfólio na África, compra aproximadamente 2.400 sites no Chile e no Peru e constrói mais de 4.500 sites em todo o mundo. A American Tower foi indicada para a lista da Forbes dos Melhores Empregadores de Porte Médio da América para a Diversidade.

2020: Em 16 de março o Conselho de Administração da American Tower nomeia Tom Bartlett presidente e diretor-executivo. Anteriormente, ele havia atuado como vice-presidente executivo e diretor financeiro da American Tower por mais de dez anos, vindo da Verizon Communications, Inc. A American Tower adquire o InSite Wireless Group, LLC, adicionando aproximadamente 3 mil sites de comunicação, principalmente nos Estados Unidos e Canadá. Com essa aquisição, a American Tower inicia operações no Canadá e na Austrália.


AÇÕES DA AMERICAN TOWER CORPORATION (BDR T1OW34): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS

Os BDR T1OW34 são negociados na nossa bolsa de valores, a B3. Já as ações da American Tower Corp são negociadas na NYSE, nos Estados Unidos apenas.

Até o final de 2020 apenas investidores qualificados (que podem operar determinados ativos empenhando capital igual ou maior que R$ 1 milhão) conseguiam investir em BDRs. Desse momento em diante qualquer um com uma conta em uma corretora de valores pode comprar e vender ações da American Tower Corp e de outras grandes empresas pelo seu computador ou até mesmo pelo celular.

A qualquer momento você pode comprar ações da American Tower Corp (T1OW34) com um simples clique de botão no home broker de sua corretora ou na sua plataforma gráfica de negociação.

Tanto facilidade não revela alguns riscos.

A bolsa de valores é dominada pelos investidores institucionais, os big players. Umas poucas empresas gigantescas, responsáveis por 80%, talvez mais, das negociações que nela ocorrem. Suas equipes altamente preparadas, seu poder financeiro e robôs HFT ditam o ritmo do mercado trazendo lucro para esses poucos grupos e levando muitos investidores para o prejuízo.

Portanto, é importante ter ao seu lado uma metodologia que revele o comportamento desses players.

Os melhores resultados que temos visto em operações atualmente são das metodologias que observam o volume de negócios que só esses participantes são capazes de movimentar. No Brasil, a melhor metodologia para isso é o Raio X Preditivo.

Que ações a American Tower Corp possui?

A American Tower Corp possui a AMT, que é uma common stock, equivalente às nossas ações ordinárias, aquelas que dão direito à voto nas assembleias da companhia.

Quais os códigos das ações da American Tower Corp?

Na NYSE, as ações da American Tower Corp são negociadas sob o código AMT. Por aqui, os BDRs são negociados sob o código T1OW34.


FORMAS DE GANHAR COM AS AÇÕES DA AMERICAN TOWER CORP (T1OW34)

Existem diversas maneiras de ganhar dinheiro com as ações da American Tower Corp:

• Trade com ações da American Tower Corp (BDR T1OW34): negociações para ganhar no curto prazo; compramos se achamos que vai subir de preço, e vendemos quando chegar a um valor maior. Vendemos se achamos que vai cair e recompramos a um preço mais barato.

• Dividendos das ações da American Tower Corp (BDR T1OW34): investidores mantêm o ativo na carteira com a intenção de receber os lucros da companhia no momento que esta pagar os dividendos. E com o dinheiro dos dividendos, compram mais ações aproveitando momentos de queda do ativo.


INVESTIR OU NÃO INVESTIR NAS AÇÕES DA AMERICAN TOWER CORP (T1OW34): QUE DECISÃO TOMAR?

Pensamos que a decisão de compra deve ser exclusivamente do investidor, independente de acharmos que esse é um ativo sólido e seguro. Somente você tem condições de avaliar se vale a pena ou não investir, quanto e quando fazer isso.

Escolher no que investir na renda variável não é tarefa fácil, mas você pode contar com uma metodologia capaz de enxergar os rastros deixados pelos big players. Sugerimos o Raio X Preditivo.


FICOU INTERESSADO NAS AÇÕES DA AMERICAN TOWER CORPORATION (BDR T1OW34)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR

Os custos e taxas são similares à negociação de ações:

• Taxa de corretagem (algumas corretoras não cobram taxa de corretagem)

• ISS: imposto sobre serviços equivalente a 5% da taxa de corretagem

• Taxas da bolsa para registro e liquidação da operação

• Imposto de renda sobre o lucro de venda

No imposto de renda sobre o lucro reside a maior diferença!

Enquanto quando investimos em ações e vendemos valores menores que R$ 20 mil em ações em determinados mês, mesmo que tenhamos lucro, somos isentos de imposto.

Nas BDRs (assim como nos ETFs), mesmo que você venda apenas R$ 1000 e tenha R$ 100 de lucro em determinado mês, terá que pagar R$ 15 (15%) ao leão. E 20% se a operação for de day trade (mas aí tudo bem, porque o lucro no day trade nunca tem isenção).


COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR COM AS AÇÕES DA AMERICAN TOWER CORPORATIONA (BDR T1OW34)

Para o Raio X Preditivo, o volume é a informação mais importante de um ativo. O volume é o que impulsiona o preço, tanto para queda quanto para alta.

Portanto, o volume é a CAUSA. Enquanto o movimento do preço é só o EFEITO.

Mostramos aqui um caminho diferente das metodologias que observam o preço, evitando que a operação comece com atraso em relação ao movimento do mercado. Olhar somente o preço é desprezar aqueles participantes que melhor tiram proveito do pregão.

O Raio X Preditivo oferece conceitos e ferramentas voltados para o comportamento institucional, através do volume. A partir desse comportamento conseguimos encontrar regiões de negociação vantajosas em que arriscamos pouco para o caso da operação dar errado, perdemos pouco, e ganhamos muito quando dá certo.


COMO FAÇO PRA COMPRAR AÇÕES DA AMERICAN TOWER CORP (T1OW34)?

Abrir uma conta em uma corretora de valores é muito fácil hoje em dia. O que muita gente não sabe é que antes de se aventurar na renda variável o investidor precisa estudar sobre o assunto. Buscar um curso especialista para aprender as técnicas e treinar bastante na conta demo. O Raio X Preditivo apoia o investidor iniciante mostrando o que rola de verdade no mercado, e incentiva que ele aprenda a metodologia para ter condições de montar suas próprias estratégias.

O treino no simulador colocará o investidor no palco do show, para que ele sinta e vivencie situações hipotéticas antes de partir para a conta real. E se não conseguir ter bons resultados em uma conta demo, ainda não será o momento de ir para a real. É um passo necessário no início da jornada do novo trader.

CONCLUSÃO SOBRE AS AÇÕES DA AMERICAN TOWER CORPORATION (BDR T1OW34)

A comunicação sem fio está num crescente sobretudo com a demanda cada vez maior de transporte de dados. Isso sem falar nas novas tecnologias que irão se espalhar, como a 5G e outras que virão. Considerando isso, pode ser uma boa ideia investir em ações da American Tower Corporations (T1OW34). Porém, não recomendamos fazer nada sem antes observar o comportamento dos investidores institucionais através do volume. O volume indica se eles estão interessados num ativo e se esse interesse é na venda (influenciando fortemente uma queda) ou na compra (influenciando fortemente uma alta). Para ler o volume com grande índice de acerto, nossa recomendação, por todos os motivos acima expostos, é o Raio X Preditivo.

Escrito por Luiz Sato

Segundo Sato sua missão é transmitir conhecimento avançado aos traders brasileiros para aplicarem as metodologias e as ferramentas disponibilizadas ao seus alunos aumentando as probabilidades de ganhos nos mercados que são altamente competitivos e dominados principalmente pelos HFT´s (Robôs de alta frequência).

Deixe seu comentário