Ações da Hapvida (HAPV3): comprar ou vender? (HAPV3): Comprar ou Vender?

As ações da Hapvida (HAPV3) podem estar na sua carteira de ações? Saiba para onde olhar no gráfico para fazer investimentos com mais segurança usando a atuação dos big players a seu favor

As ações da Hapvida (HAPV3) são um bom investimento? Recentemente a empresa uniu forças com o Grupo Notredame Intermédica (GNDI) e a operação tornou a nova companhia uma das maiores operadoras de saúde do mundo. As ações da GNDI (GNDI3), que já vinha num processo forte de aquisições durante a pandemia, saíram de circulação e foram substituídas pela HAPV3. Vale a pena investir nesse ativo dessa companhia, agora gigantesca?

As ações da Hapvida (HAPV3), para responder essas perguntas, são o tema deste artigo. Mas destacamos que você deve conhecer, mais do que os cenários econômicos, o setor da empresa e a própria companhia, uma metodologia que analisa o  frente aos ativos da bolsa. Através do volume, o Raio X Preditivo detecta quais são os ativos que os participantes fortes estão comprando ou vendendo e em que faixa de preço, usando essas informações a favor de investimentos vencedores e de trades de mais sucesso.

A Hapvida tem 7.142.378.316 e, dessas, 1.306.955.040 (33,58%) estão em livre circulação, segundo a página do ativo no site da B3 (dependendo da época em que você estiver lendo este artigo esse número pode estar desatualizado).


O QUE É A HAPVIDA E SUAS AÇÕES (HAPV3)?

Segundo a página das ações da Hapvida (HAPV3) no site da B3, a bolsa de valores brasileira, a companhia se enquadra nas seguintes categorias:

  • Atividade Principal: Participação como sócia ou acionista em outras empresas predominantemente de assistência médica bem como a realização de investimentos diretos e a exploração de atividades de prestação de serviços.
  • Classificação Setorial: Saúde / Serviços Médicos, Hospitalares, Análises e Diagnósticos.

Recentemente, tivemos a união do Grupo Notredame Intermédica – com operações em São Paulo, Minas Gerais e estados do Sul do Brasil, sendo a maior operadora em número de atendidos (7,6 milhões) – e a Hapvida, operadora líder no Norte e no Nordeste.

A Hapvida Participações e Investimentos S.A. é uma holding, constituída na forma de sociedade por ações, com sede na cidade de Fortaleza, estado do Ceará.

A companhia abriu seu capital em 2018 e iniciou as negociações de suas ações no segmento especial Novo Mercado na B3 – Brasil, Bolsa, Balcão, no dia 25 de abril de 2018, sob o código HAPV3.

Fundada em 1979, inicialmente como uma clínica, a Companhia tem como atividades:

  • Venda de planos de saúde com cobertura de custos de assistência médica, sendo a maior parte dos atendimentos realizada nas redes clínica, ambulatorial e hospitalar própria
  • Venda de planos odontológicos com o serviço prestado através de rede credenciada.

Desse modo, a empresa atua no setor de saúde suplementar e direciona em sua estratégia a prestação dos serviços de forma verticalizada, em que o atendimento ao beneficiário é prioritariamente realizado em rede própria de atendimento, com a finalidade de proporcionar assistência médica e odontológica de qualidade e com baixo custo.

Possui em sua estrutura organizacional hospitais, pronto-atendimentos, clínicas e outras unidades de atendimento, que atendem as demandas de beneficiários contratantes dos produtos comercializados pela operadora de planos de saúde, dentro do modelo de negócio verticalizado, em que o objetivo final é maximizar a geração de valor consolidada (operadora e as unidades de atendimento) para os seus acionistas e a prestação de serviços de qualidade aos Beneficiários em geral.

Grupo Notredame Intermédica

Dada a recente união do GNDI e a Hapvida, consideramos importante apresentar o perfil do Grupo Notredame Intermédica também, embora as ações das companhias, agora unidas, estejam sendo negociadas com o ticker da Hapvida (HAPV3).

O Grupo Notredame Intermédica (GNDI), empresa de capital aberto, é uma das maiores operadoras de Saúde do País, com cerca de 7,6 milhões de beneficiários. É reconhecido pelo pioneirismo em Medicina Preventiva e por oferecer as melhores soluções em saúde e odontologia.

Fundado em 1968, o GNDI opera planos de saúde, planos odontológicos e saúde ocupacional. Sua Rede Própria de Atendimento conta com uma estrutura de 34 hospitais, 87 Centros Clínicos, 25 Prontos Socorros Autônomos, 17 Centros de Medicina Preventiva, 72 pontos de coleta de análises clínicas, 12 unidades para exames de imagem e 3 Centros de Saúde exclusivamente dedicados aos idosos (“NotreLife 50+”), localizados nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina, além de ampla rede credenciada e de clínicas odontológicas com mais de 16 mil dentistas credenciados.

A GNDI é, atualmente, a maior operadora de saúde do Brasil, com 7,6 milhões de beneficiários

O que são as ações da Hapvida (HAPV3)?

As ações da Hapvida (HAPV3) nada mais são do que uma fração de tudo o que a empresa vale. O valor de cada ação multiplicada pelo total de ações nos dá o valor dessa empresa, sua capitalização.

Uma companhia abre capital e passa a negociar seus “pedacinhos” em forma de ação para captar recursos para investir. Esses recursos, se bem usados, vão fazer a empresa valer mais com o tempo. Se ela vale mais, os pedacinhos, as ações, passam a valer mais, proporcionalmente.

Ao comprar ações, eu estou aceitando dividir o risco desse empreendimento com a empresa. Claro que, ao abraçar o risco, eu estou pensando na possibilidade de a empresa valer mais e as ações que comprei valorizarem.

Uma empresa que valoriza, certamente tem lucros maiores: os lucros são divididos comigo, uma parte deles, em forma de dividendos, que é outra forma de remunerar minha tomada de risco.

História da Hapvida

  • 1979: A história da Companhia começou em 1979, quando o médico oncologista Candido Pinheiro Koren de Lima inaugurou a Clínica Antônio Prudente na cidade de Fortaleza – CE.
  • 1993: Em 1993, a Companhia inicia as atividades da operadora de saúde suplementar por meio da Hapvida Assistência Médica.
  • 1996: A partir do ano de 1996, os acionistas tomaram a decisão estratégica de separar os negócios de operadora e hospitais, com foco na maximização de valor de ambos os segmentos. Nos anos seguintes, identificou-se que tal decisão não foi assertiva, uma vez que os resultados das linhas de negócio têm correlação negativa.
  • 1999: Acontece a primeira aquisição inorgânica da Companhia, com a compra de um hospital no estado do Rio Grande do Norte, hoje conhecido como Hospital Antônio Prudente de Natal.
  • 2000: Diante desse cenário, a partir do ano 2000, os acionistas tomaram uma nova decisão estratégica, na qual a operadora se tornou a principal geradora de receitas desse modelo de negócios e os hospitais se tornaram um meio de prestação de serviços para os beneficiários da operadora, com custos competitivos.
  • 2004: Intensificou o processo de integração e verticalização de suas atividades, focando seus investimentos em sua própria capacidade de atendimento.
  • 2005: Nesse ano acontece a aquisição do Hospital São Lucas, no estado do Amazonas, e assim a Companhia passa a operar na região Norte do país.
  • 2007: Crescimento inorgânico começa a fazer parte da rotina da Companhia com a compra do Hospital Layr Maia, no estado do Pará.
  • 2008: Entre 2008 e 2010, a Companhia passou por um momento importante de expansão de suas atividades, estruturando, inclusive, o serviço de assistência odontológica com o nome Mais Odonto, e adquirindo os hospitais Espinheiro e Ilha do Leite na cidade de Recife (PE) e as carteiras de beneficiários dos grupos MMS PE e Santa Helena, que atuavam neste mesmo Estado.
  • 2011: O ano de 2011 foi marcado por grandes aquisições, como a da Santa Saúde e Dental Vida, que atuavam principalmente nos Estados do Ceará e Maranhão. Foi adquirido ainda o Hospital Vasco Lucena e a Santa Casa de Misericórdia da Bahia.
  • 2012: Em 2012 e 2013 a Hapvida não para de crescer, mais três aquisições no setor de saúde: Hospital Aldeota, Hospital Rio Mar e Hospital João Pessoa entram no portfólio de ativos da Companhia.
  • 2014: Em 2014 a Companhia realizou duas aquisições no setor de saúde, o Hospital Luís França no estado do Ceará e o Hospital Fleming, no Amazonas.
  • 2017: Em 2017 a Companhia reforça seu atendimento no estado da Bahia com a aquisição de mais um hospital, na cidade de Camaçari, o Hospital SEMED.
  • 2018: Em 2018 a Companhia constrói o hospital em Teresina, estado do Piauí. Ainda neste ano, a Companhia dará o seu primeiro passo para nossa operação em planos de assistência médica fora das regiões Norte e Nordeste, com o início da construção do hospital de Joinville, no estado de Santa Catarina. Abre capital no mês de abril, em uma operação que movimentou R$ 3,43 bi de reais, sendo considerado o maior IPO da história da saúde suplementar do Brasil.
  • 2019: Operação em Joinville (Santa Catarina) inaugurou entrada na região sul do Brasil, com uma estrutura de atendimento totalmente verticalizada composta de um hospital geral de alta complexidade, duas clínicas e duas unidades de exames de diagnóstico. Aquisição do Grupo São Francisco, uma das principais empresas do setor de saúde suplementar do Brasil. Aquisição do Hospital das Clínicas e Fraturas do Cariri em Juazeiro do Norte, estado do Ceará, visando a expansão da área de atuação da Companhia na região Nordeste. Compra do Grupo América, na região metropolitana de Goiânia (Goiás). Aquisição da operadora RN Saúde, com sede na cidade de Uberaba (Minas Gerais), na região do Triângulo Mineiro. O ano foi marcado por diversas outras aquisições.
  • 2020: Fechamento da operação com a RN Saúde. Início das operações em Brasília. Aquisição do Grupo São José, Promed Assistência Médica Ltda., Promed Brasil Assistência Médica Ltda., Saúde – Sistema Assistencial Unificado de Empresas Ltda., Centro Médico Progroup Ltda., Med Clínicas Serviços Médicos Ltda., Hospital Progroup Ltda. e 96,5% da participação societária do Hospital Vera Cruz S.A. Firmou uma parceria com a Roche para consolidar suas atividades de diagnóstico laboratorial em uma unidade central (Núcleo Técnico Operacional - NTO). Divesas outras aquisições ocorreram nesse ano.
  • 2021: Divulga a proposta de combinação de negócios com a Notre Dame Intermédia (GNDI). Outras diversas aquisições acontecem.
  • 2022: Certidão de trânsito em julgado da decisão da Superintendência-Geral do Cade que aprovou sem restrições a Operação da combinação de negócios com a GNDI.

História da GNDI

  • 1968: Dr. Paulo Sérgio Barbanti funda a Intermédica Sistema de Saúde.
  • 1972: O grande marco na busca pelo crescimento contínuo e sustentável aconteceu neste ano, com a inauguração do primeiro Centro Clínico Próprio.
  • 1982: Implantação de um programa completo de medicina preventiva que colaborou com o modelo verticalizado.
  • 1998: Como parte do plano estratégico de verticalização, a Companhia realizou diversas aquisições ao longo de sua história. A aquisição do Hospital Paulo Sacramento, em Jundiaí, no Estado de São Paulo, aconteceu em 1998.
  • 1999: Compra do Hospital Modelo, em Sorocaba.
  • 2009: A Companhia realizou a aquisição da carteira de planos de saúde da Medicamp e deu início à administração do Hospital Renascença, em Campinas.
  • 2014: Grupo de investimentos norte-americano Bain Capital assumiu 100% do capital da Hapvida e implantou um novo modelo de gestão, focado em proporcionar mais investimentos, inovação e tecnologia. Esta gestão contribuiu significativamente para o posicionamento estratégico do Grupo como um dos líderes do setor, o aprimoramento na excelência do atendimento aos clientes e o desenvolvimento de uma gestão integral da saúde baseada em práticas de governança corporativa inovadoras no mercado de saúde no Brasil.
  • 2015: Em 2015, foram investidos mais de R$ 140 milhões na reforma dos Centros Clínicos e Hospitais da Rede Própria. Ainda nesse mesmo ano, em novembro, foi adquirido o Grupo Santamália Saúde, uma das maiores operadoras de saúde da região do ABC Paulista, englobando os Hospitais Bosque da Saúde e Montemagno, 17 Centros Clínicos e cerca de 240 mil beneficiários, além do Hospital Family, Unidade Hospitalar de referência em Taboão da Serra (SP), adquirido em dezembro.
  • 2016: Em dezembro de 2016, a Companhia também adquiriu os ativos operacionais, incluindo um hospital, cinco centros clínicos, duas Unidades de pronto atendimento 24 horas e uma carteira de aproximadamente 57 mil vidas da cooperativa de trabalho Unimed do ABC – Cooperativa de Trabalho Médico (“Unimed ABC”), da região do ABC Paulista.
  • 2017: Em março de 2017, foi a vez do Hospital Samci, hospital pediátrico que representou a aquisição do primeiro ativo hospitalar da Companhia na cidade do Rio de Janeiro, incluindo, ainda, dois Centros Clínicos no bairro da Tijuca, dando início à estruturação de uma Rede Própria no Estado do Rio de Janeiro. Em abril de 2017, o Hospital São Bernardo e o Hospital Baeta Neves, ambos localizados em São Bernardo do Campo, foram adquiridos pela Companhia, fortalecendo a Rede Própria do GNDI, especialmente na região do ABC Paulista. Em maio de 2017, a Companhia inaugurou o Hospital e Maternidade Guarulhos com uma estrutura moderna e excelente localização na cidade de Guarulhos para atender a população de planos privados do município e regiões adjacentes. Esta Unidade tem uma capacidade instalada de 129 leitos. A Companhia concluiu, em julho de 2017, a aquisição do Hospital Nova Vida de Itapevi, composto por uma estrutura de um hospital, 5 Centros Clínicos e um pronto-socorro.
  • 2018: Abertura de capital na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) e subsequente aquisição do Hospital Cruzeiro do Sul, na cidade de Osasco, por meio da qual foram adquiridos um hospital, 5 Centros Clínicos, dois prontos-socorros, um laboratório de análises clínicas e mais de 50 mil beneficiários, fortalecendo a presença da Rede Própria do GNDI na cidade e região. Em outubro de 2018, a Companhia concluiu a aquisição do grupo Samed, incorporando à sua estrutura 80 mil vidas, um hospital geral com 102 leitos, 3 centros clínicos e um laboratório de processamento de análises clínicas. Ainda em 2018, a estratégia de verticalização foi reforçada com o lançamento da marca NotreLabs, que tem como objetivo prestar serviços de análises clínicas aos beneficiários dos nossos produtos, aproveitando a estrutura de medicina diagnóstica já existente em diversos dos ativos adquiridos ao longo dos últimos anos, aumentando, desta forma, o número de exames realizados dentro da rede própria da Companhia.
  • 2019: A Companhia deu continuidade a execução de seu plano de negócios, sustentado por uma estratégia de verticalização dos custos médicos. A Companhia realizou aquisições estratégicas para melhora da Rede Própria de atendimento, expandindo a área de atuação e os serviços oferecidos, cumprindo assim seu objetivo de oferecer planos de saúde de qualidade a preços acessíveis.


AÇÕES DA HAPVIDA (HAPV3): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?

As ações da Hapvida (HAPV3) são negociadas na bolsa de valores brasileira, a B3 através de um sistema de negociação eletrônica chamado Plataforma Unificada Multiativos (PUMA). Com um celular ou um computador conectado à internet e uma conta em uma corretora de valores, podemos comprar e vender ações ou qualquer outro ativo negociado na bolsa de valores.

Milhões de brasileiros aproveitaram toda essa facilidade e entraram na bolsa entre 2018 e 2019 e início de 2020. Sem saber que estavam entrando em um dos mercados mais competitivos e sanguinários que existe. Estavam movidos por um momento de otimismo e euforia econômica, com tantas mudanças prometidas na economia. A bolsa não parava de bater recordes.

A esta altura, os investidores institucionais já estavam distribuindo ativos para as novas pessoas físicas chegando e até mesmo para fundos de ações de menor porte. É isso que os investidores institucionais fazem: distribuem ativos nos momentos de otimismo e recompram quando todos estão em pânico.

Foi isso o que aconteceu na crise do novo coronavírus. As ações começaram a despencar e muitos novatos e investidores de menor porte passaram a vender as suas ações, desesperados. Os investidores institucionais já estavam comprando: baratinho, baratinho.

  • Para saber o que fazer e ter um mindset mais adequado aos momentos de crise da bolsa, sugiro que você conheça a estratégia Sato’s Kamikaze

É assim que eles agem.

Por isso, é importante ter a seu lado uma metodologia que permita a leitura do comportamento dos investidores institucionais. Isso só é possível através da análise do volume de negócios: eles são responsáveis por 80% dos negócios ou mais apesar de estarem em pequeno número (poucas empresas podem ser consideradas “big players”).

Atualmente a metodologia que melhor faz a leitura do volume é o Raio X Preditivo.

Quais ações a Hapvida possui?

A Hapvida possui apenas ações ordinárias, que dão direito a voto nas assembleias e também têm direito a proventos, como dividendos e juros sobre capital próprio.

Qual são os códigos das ações da Hapvida

O código das ações da Hapvida é HAPV3. Todas as ações da bolsa são reconhecíveis por seus códigos de negociação formados por quatro letras e um numeral, também conhecido como ticker.

As ações da Hapvida (HAPV3) são negociadas em quais bolsas?

As ações da Hapvida não participam de nenhum programa de recibo, como as American Depositary Receipts. As ADR permitem que ações nacionais sejam negociadas nos Estados Unidos. Outros mercados mundiais têm programas similares que também possibilitam isso, mas ainda não é o caso das ações da Havida (HAPV3).


FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA HAPVIDA (HAPV3)?

Podemos ganhar dinheiro com as ações da Hapvida (HAPV3) de duas formas distintas:

Trade com ações da Hapvida (HAPV3)

  • Comprar ações quando acreditamos que vão subir e vendê-las quando atingirem o patamar acima desejado. Se caírem, teremos que vender também para evitar prejuízos maiores
  • Vender ações quando achamos que vão cair: para isso, alugamos ações e vendemos. Quando chegarem ao patamar abaixo desejado e previsto, recompramos. Se elas subirem, teremos prejuízo. O nome dessa operação é venda descoberta, quando vendemos “ações que não temos”.

O trade pode ser subdividido em:

Na verdade, a classificação diz mais respeito ao “tamanho” dos alvos da variação do ativo, mas esse tamanho acaba refletindo no tempo de duração das operações.

Ganhar dividendos com ações da Hapvida (HAPV3)

Quando uma empresa lucra, precisa dividir uma parte desses lucros em forma de dividendos.

Investidores de longo prazo gostam de pegar os dividendos e comprar mais ações. Mais ações darão mais dividendos no futuro, que permitirão a compra de mais ações.

Essa estratégia só dá certo se a empresa for lucrativa e pagar dividendos regularmente. Além disso precisamos saber quanto o dividendo representa frente ao valor total das ações (dividend yield).


INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA HAPVIDA (HAPV3): QUAL DECISÃO TOMAR?

Independentemente de qualquer coisa, é fundamental estar atento a como os investidores institucionais estão se comportando frente às ações da Hapvida (HAPV3).

Estão comprando?

Estão vendendo?

Somente uma metodologia que observe o volume nos dará respostas satisfatórias e que permitam nosso posicionamento, como é o caso do Raio X Preditivo.


FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA HAPVIDA (HAPV3)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR

  • Taxa de corretagem: cobrada pelas corretoras pelo serviço de execução das ordens de compra e de venda. Varia de acordo com a corretora e costuma ter a ver com o tamanho da ordem ou seu valor financeiro
  • Taxa de custódia: as corretoras estão deixando de usar esta taxa que corresponde ao serviço de manter as ações que você decide manter por algum tempo em sua conta
  • Taxas da bolsa: os emolumentos ou taxas da bolsa de valores podem chegar a 0,03% ou pouco mais que isso do valor financeiro de cada ordem emitida, de compra ou venda
  • ISS: o Imposto Sobre Serviços é equivalente a 5% do valor da taxa de corretagem
  • Imposto de renda: incide sobre o lucro. Para day trade, a alíquota é de 20%. Para operações com mais de um dia a alíquota é de 15%. No day trade, podemos descontar meses com prejuízo do atual com lucro, fazendo um abatimento sobre o valor sobre o qual incidirá a alíquota de 20%. Nas operações com mais de um dia, nos meses em que houver vendas inferiores a R$ 20 mil, há isenção, mesmo que exista lucro
  • A B3 começou a cobrar 0,12% sobre os dividendos recebidos por carteiras de ações cujo valor seja igual ou superior a R$ 20 mil.


COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DA HAPVIDA (HAPV3)?

O Raio X Preditivo é uma metodologia que sistematiza a Nova Análise Técnica.

A Nova Análise Técnica, por sua vez, coloca o volume de negócios como informação primordial a ser analisada, em detrimento do preço, que passa a ser um dado secundário.

O volume é a causa. O preço é o efeito. Se temos uma leitura das causas, nos adiantamos aos efeitos.

Para tal resultado, o Raio X Preditivo se vale de conceitos e ferramentas. As ferramentas ajudam o trader a aplicar os conceitos teóricos na prática, sobre os gráficos.

Dessa forma, é possível detectar a atuação institucional e se posicionar de acordo com ela, pois são esses participantes, através do controle do volume e por sua sede de liquidez, que têm mais condições de movimentar o preço para onde desejam.

Isso proporciona encontrar posições de trade location com mais assimetria de risco: se você errar o trade, perde pouco, e, se acertar, lucra muito.


COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA HAPVIDA (HAPV3)?

O primeiro passo para comprar ações da Hapvida (HAPV3) é se inscrever em um curso sobre bolsa de valores e trade.

É fundamental que esse curso considere o volume como a principal informação do gráfico. Um dos melhores cursos nesse sentido e talvez o único do Brasil que abertamente levanta essa bandeira é o Raio X Preditivo.

Só depois de inscrito abra sua conta em uma corretora de valores.

Primeiro treine muito os conceitos que vai aprender no curso em uma conta simulada (toda corretora oferece isso gratuitamente).

Depois de treinar bastante, garanta que tenha resultados positivos na conta simulada. A conta simulada é mais fácil por não envolver o fator emocional (você não perde dinheiro de verdade). Porém, também é verdade que, se você não tiver sucesso na conta simulada, seu resultado será bem pior na conta real.

Só então comece a operar ativos em sua conta real.


CONCLUSÃO SOBRE AS AÇÕES DA HAPVIDA (HAPV3)

A fusão da Hapvida e do Grupo Notredame Intermédica tem um valor estimado de R$ 110 BILHÕES. A empresa formada pela união das duas companhias deve ser uma das maiores operadoras de saúde do mundo. Precisa dizer mais alguma coisa? Trata-se de uma empresa sólida e forte, não há dúvida. Mas entre investir ou não, tudo é uma questão de momento. De timing. Você deve comprar apenas se o preço estiver em uma faixa em que os investidores institucionais estiverem acumulando, montando posições. O momento da euforia, geralmente, não é favorável, precedendo fortes quedas. Mas como saber o que está acontecendo? A resposta está no volume financeiro de negócios, que denuncia o posicionamento dos big players, os participantes fortes que nunca entram no negócio para perder. E, para ler o volume adequadamente, a melhor pedida é o Raio X Preditivo.

Escrito por Luiz Sato

Segundo Sato sua missão é transmitir conhecimento avançado aos traders brasileiros para aplicarem as metodologias e as ferramentas disponibilizadas ao seus alunos aumentando as probabilidades de ganhos nos mercados que são altamente competitivos e dominados principalmente pelos HFT´s (Robôs de alta frequência).

Deixe seu comentário

Comentários

Jheine santos de souza 29/11/2023

Tenho vontade de investir na bolsa de valores