Ações da Localiza (RENT3): Comprar ou Vender?

Uma metodologia está mudando o jeito dos brasileiros investirem e fazerem trades com ações como as da Localiza (RENT3) e outras de nossa bolsa de valores: saiba o que os big players estão fazendo olhando o volume de negociações

As ações da Localiza (RENT3) são da companhia que é a maior rede de aluguel de carros da América do Sul. Será este o momento de investir neste setor, comprando e encarteirando tais ativos?

As ações da Localiza (RENT3) são o ponto focal deste texto, mas sobretudo queremos apresentar a metodologia que irá ajudar você a tomar as decisões de compra e venda de ações a partir da atuação institucional. O Raio X Preditivo analisa o volume de negociações com a intenção de detectar a atuação institucional e a atuação daqueles participantes do mercado com mais condições de influenciar o preço de uma ação para cima ou para baixo.

A Localiza tem 758.466.670 ações ordinárias, das quais 594.670.317 (78,40%) estão em livre negociação.


O QUE É A LOCALIZA E SUAS AÇÕES (RENT3)?

Segundo a página das ações da Localiza (RENT3) no site da B3, a bolsa de valores brasileira, a companhia se enquadra nas seguintes categorias:

• Atividade Principal: Aluguel de carros e gestão de frotas

• Classificação Setorial: Consumo Cíclico / Diversos / Aluguel de carros

Segundo a página de relacionamento com investidores da companhia, a Localiza é a maior rede de aluguel de carros na América do Sul em número de agências e sua plataforma integrada é composta pelas divisões de Aluguel de Carros e Gestão de Frotas e o Seminovos como área de eficiência.

• A Divisão de Aluguel de Carros é responsável pelo aluguel de carros em agências localizadas em aeroportos e fora de aeroportos. Os aluguéis são realizados por empresas, pessoas físicas em negócios ou lazer, motoristas de aplicativos, bem como por seguradoras e montadoras que oferecem carros de reposição para seus clientes no caso de acidentes ou avarias mecânicas durante a vigência da apólice de seguro ou garantia, respectivamente. A área de Franchising é responsável por franquear o Aluguel de Carros no Brasil e América do Sul.

• A Divisão de Gestão de Frotas terceiriza frotas para empresas com base em contratos de longo prazo (geralmente 24 ou 36 meses). Sua frota é personalizada de acordo com as necessidades e solicitações dos seus clientes, sendo, portanto, mais diversificada em termos de modelos, cores e marcas do que a frota da Divisão de Aluguel de Carros. Em 2020 lançou o Localiza Meoo, modelo de carro por assinatura de longo prazo para pessoas físicas e pequenas e médias empresas.

Devido à necessidade constante de renovação da frota, a Localiza desativa os carros usados que são vendidos em sua maioria, diretamente a consumidores finais através de uma rede própria de lojas chamada Seminovos. Dessa forma, a Companhia maximiza o valor de recuperação desses ativos, reduzindo a depreciação dos carros e o investimento líquido para renovação da frota, uma vez que a despesa de vendas da rede própria de lojas é inferior ao desconto requerido por revendedores.

A Localiza surge em 1973 tendo uma única agência em Belo Horizonte (MG).

A expansão teve início em 1979, quando a empresa abriu filial em Vitória (ES).

O franchising começou em 1984 e, finalmente, em 1991, a empresa iniciou as vendas de carros usados das divisões de aluguel e frotas.

Os fundadores venderam 33,33% da Companhia, em 1991, para o DLJ Merchant Banking, gestor de fundos de investimentos estrangeiros.

Só veio a abrir seu capital através de oferta pública em 2005, colocando na bolsa de valores 34,40% do capital social.

Suas ações passaram a compor a carteira teórica do Índice Bovespa em 2012 e em 2017 fez parceria com a Hertz.

Chegou a 583 agências em 6 países da América do Sul em 2018, com uma frota de 200 mil veículos.

O que são as ações da Localiza (RENT3)?

As ações de uma empresa são “pequenos pedaços” dessa companhia. Cada uma é a menor fração possível da totalidade do “capital social” a ela correspondente. O capital social é tudo o que uma empresa vale em determinado momento.

Uma empresa decide vender seu capital social na bolsa para arrecadar recursos para se desenvolver. Se os recursos arrecadados forem bem utilizados, a empresa, como um todo, passa a valer mais. Quem comprou ações, vai perceber que essas ações, como um todo passarão a valer mais também na mesma proporção.

Ao comprar ações, me torno sócio, acionista, investidor e, por conseguinte, estou aceitando dividir os riscos desse empreendimento com a companhia.

Se a empresa cresce, além de as ações valorizarem, eu tenho a chance de receber parte dos lucros em forma de dividendos.

História da Localiza (RENT3)

  • 1973 - A Companhia foi constituída em 1973, com uma pequena agência no centro de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, iniciando suas atividades com 6 fuscas usados e financiados.
  • 1979 - No final da década de 70, a Companhia iniciou sua expansão, abrindo sua primeira filial em Vitória, Espírito Santo, Brasil. Pouco tempo depois, estava presente no Rio de Janeiro, Salvador, São Luiz e Fortaleza. Ao contrário da concorrência, que optava por concentrar suas atividades nas regiões sul e sudeste do País, a Companhia decidiu inicialmente expandir-se pelo nordeste e, em menos de 3 anos, estava presente na maioria das capitais de tal região.
  • 1981 - Em 1981, a Companhia assumiu a liderança no mercado de aluguel de carros no Brasil, em número de agências.
  • 1984 - Em 1984, com o objetivo de expandir sua rede, a Companhia iniciou suas atividades de franchising no Brasil, com o licenciamento das 6 primeiras franqueadas, através de sua controlada Localiza Franchising.
  • 1991 - Também no início dos anos 90, a Companhia iniciou a venda para a renovação da frota, dos carros usados nas Divisões de Aluguel de Carros e de Frotas, direto a consumidores finais com a criação do Seminovos Localiza.
  • 1997 - Em 1997, buscando melhorar seu potencial de acesso aos mercados de capitais internacionais, os sócios fundadores venderam 33,33% da Companhia para o DLJ Merchant Banking, gestor de fundos de investimentos estrangeiros. Ainda em 1997, a Companhia acessou o mercado de capitais internacional por meio da emissão de Senior Note, registradas na SEC (Security and Exchange Commission) com o prazo de 8 anos. Com o objetivo de operar o negócio de aluguel de frotas de forma independente, nesse mesmo ano a Companhia constituiu sua controlada Total Fleet responsável por contratos de longo prazo.
  • 2005 - Em 6 de maio de 2005, foi deferido junto à CVM o registro de companhia aberta, sendo autorizada a negociação pública de valores mobiliários de sua emissão. A Localiza abriu seu capital através de oferta pública, de ações ordinárias, quando o sócio Donaldson, Lufkin & Jenrette – DLJ vendeu a totalidade de sua participação na Companhia. A negociação das ações iniciou-se em 23 de maio de 2005, com a oferta de 21.477.500 ações ordinárias, representativas de aproximadamente 34,40% do capital social.
  • 2006 - A Companhia concluiu uma distribuição primária de 3.825.000 ações, captando recursos de R$156,8 milhões (follow-on). Nesta mesma oferta pública, foi realizada uma distribuição secundária de 5.785.714 ações de titularidade dos acionistas fundadores.
  • 2012 - A partir de 2 de janeiro de 2012 as ações da Localiza (RENT3) passaram a compor a carteira teórica do Índice Bovespa (Ibovespa). A entrada da Companhia nos índices mostra a confiança e o reconhecimento que a Localiza adquiriu junto aos investidores nacionais e internacionais e possibilita o aumento de liquidez da RENT3. Ainda em 2012, o Programa de ADR Nível I foi aprovado pela CVM no dia 22 de maio de 2012 e o início da negociação ocorreu em 5 de junho de 2012.
  • 2017 - O ano de 2017 representou a consolidação da Companhia: a Localiza atingiu recordes financeiros e operacionais históricos e consecutivos. Tudo isso “de casa nova”; houve a mudança para uma nova sede moderna e sustentável, condizente com a realidade Localiza.
  • 2019 - Em 2019 a Companhia continua apresentando forte ritmo de crescimento e rentabilidade. No fechamento do ano, a frota da Plataforma Localiza era composta por 323.361 carros distribuídos em 602 agências presentes em 6 países da América do Sul. Segundo os dados da ABLA (Associação Brasileira de Locadoras de Automóveis), a Localiza é a líder do mercado brasileiro de aluguel de carros. Além disso, em fevereiro de 2019, a Companhia concluiu a captação de R$1,8 bilhão com a oferta pública de ações com o objetivo de reforçar o caixa e suportar os investimentos em tecnologia e crescimento da frota.


AÇÕES DA LOCALIZA (RENT3): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?

As ações da Localiza (RENT3) são negociadas na B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), a bolsa de valores brasileira. As negociações, a exemplo de todos os outros ativos negociados na nossa bolsa, se dão tão somente em meio eletrônico, através da Plataforma Unificada Multiativos (PUMA).

Com um celular ou um computador e uma conta na corretora de valores, conseguimos comprar e vender ações e disputar o mercado com algumas das empresas mais competitivas e poderosas que existem.

Por isso, é fundamental que tenhamos ferramentas e conceitos de leitura do comportamento do preço, e como ele é influenciado pelo volume de ativos negociados (oferta e demanda), a fim de não tentarmos fazer investimentos ou trades que contrariem o provável interesse desses participantes poderosos.

Uma metodologia como o Raio X Preditivo pode nos colocar em sintonia com as operações desses big players: se eles estão investindo, é provável que isso seja a melhor coisa a fazer. Se estão vendendo, do mesmo modo, essa atitude pode ser mais interessantes para os pequenos investidores também pois, provavelmente, o preço cairá a seguir.

Quais ações a Localiza possui?

A Localiza possui ações ordinárias (direito a voto, com dividendos).

Qual são os códigos das ações da Localiza

As ações na bolsa de valores são negociadas através de seus respectivos códigos ou tickers conhecidos por quatro letras e um numeral de um ou dois dígitos.

No caso, as ações da Localiza são negociadas sob o código RENT3.

As ações da Localiza (RENT3) são negociadas em quais bolsas?

As ações da Localiza são negociadas apenas na bolsa de valores brasileira, mas a Localiza também possui programa de ADR nível I negociado com o símbolo LZRFY no mercado de balcão OTCQX.

As ADRs são certificados negociáveis em dólares americanos que representam a posse de ações de uma companhia não-americana. As ADRs da Localiza representam ações ordinárias da Localiza depositadas junto ao banco depositário que dão lastro ao certificado e carregam os direitos vinculados a elas, como detalhado no Depositary Agreement. Os donos de ADRs recebem dividendos em dólares americanos (se aplicável) e têm o direito de votar nas decisões dos acionistas. Os termos ADR (American DepositaryReceipt) e ADS (American DepositaryShares) são freqüentemente usados de forma intercambiável. As ADRs são especificamente desenhadas para facilitar a compra, manutenção e venda de ações não-americanas por investidores americanos.


FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA LOCALIZA (RENT3)?

Existem diversas maneiras de se ganhar dinheiro com ações da Localiza (RENT3):

Trade com ações da Localiza (RENT3)

O trade consiste de operações de curto prazo a fim de ganhar dinheiro com variações de preço de uma ação, seja para baixo seja para cima.

• Se achamos que a ação vai subir, compramos para vender assim que ela valorizar um certo valor. Se o preço cair, precisamos vender, ainda que com prejuízo

• Se achamos que vai cair, alugamos ações, vendemos e recompramos quando estiver mais barata. Se a ação subir, precisamos recomprar de qualquer maneira ou nosso prejuízo vai aumentar com o tempo

As operações podem ser de day trade (começam e terminam no mesmo dia), swing trade (duram alguns dias) e position trade (duram algumas semanas). Muito embora a duração seja determinada pelo tamanho do alvo (tamanho da variação) e não por uma obrigatoriedade de tempo em si.

Ganhar dividendos com ações da Localiza (RENT3)

Os dividendos dizem respeito a parte dos lucros que devem ser divididos com os investidores, na proporção das ações que eles possuem.

Geralmente, quem está mais interessado em dividendos são aqueles participantes com perfil de longo prazo. Eles costumam usar os dividendos para comprar mais ações. Com mais ações, eles passam a receber mais dividendos mais tarde.

Para essa estratégia funcionar, a empresa deve ser boa pagadora de dividendos e ter um bom dividend yield (valor do dividendo frente ao valor total da ação).


INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA LOCALIZA (RENT3): QUAL DECISÃO TOMAR?

O modelo de negócio de uma empresa como a Localiza é bastante complexo: investimento em empresas das mais variadas áreas. Você precisaria não só entender os negócios dessas empresas individualmente, mas saber o impacto de acontecimentos como a recente crise do Novo Coronavírus sobre elas.

Existe uma maneira mais realista e simples de se fazer isso: observar o comportamento dos investidores institucionais. Eles estão comprando (acumulando) ou vendendo (distribuindo)?

Se estão comprando, isso pode ser um bom sinal, de que há uma expectativa de que as ações subam... e a própria demanda e o eventual esgotamento da oferta, podem fazer o preço subir.

Se estão vendendo, a própria oferta e o esgotamento da demanda podem fazer o papel cair em algum momento.

Esse tipo de leitura serve para posicionamentos tanto no curto prazo quanto no longo. E esse tipo de leitura, que é feito a partir do volume de negócios, atualmente, no Brasil, só o Raio X Preditivo dá.


FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA LOCALIZA (RENT3)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR

  • Taxa de corretagem: cobrada pelas corretoras pelo serviço de execução das ordens de compra e de venda. Varia de acordo com a corretora e costuma ter a ver com o tamanho da ordem ou seu valor financeiro
  • Taxa de custódia: as corretoras estão deixando de usar esta taxa que corresponde ao serviço de manter as ações que você decide manter por algum tempo em sua conta
  • Taxas da bolsa: os emolumentos ou taxas da bolsa de valores podem chegar a 0,03% ou pouco mais que isso do valor financeiro de cada ordem emitida, de compra ou venda
  • ISS: o Imposto Sobre Serviços é equivalente a 5% do valor da taxa de corretagem
  • Imposto de renda: incide sobre o lucro. Para day trade, a alíquota é de 20%. Para operações com mais de um dia a alíquota é de 15%. No day trade, podemos descontar meses com prejuízo do atual com lucro, fazendo um abatimento sobre o valor sobre o qual incidirá a alíquota de 20%. Nas operações com mais de um dia, nos meses em que houver vendas inferiores a R$ 20 mil, há isenção, mesmo que exista lucro
  • A B3 começou a cobrar 0,12% sobre os dividendos recebidos por carteiras de ações cujo valor seja igual ou superior a R$ 20 mil.


COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DA LOCALIZA (RENT3)?

O Raio X Preditivo é uma metodologia que privilegia o estudo do volume de negócios na hora de decidir pela compra e pela venda de ativos da bolsa de valores. As leis de mercado que regem os ativos da bolsa (oferta e procura) vale para todos e as ações da Localiza não são exceção. Por exemplo, maior volume de compras em um nível de preço indica que haverá mais dificuldade de o preço passar dali (a não ser que aconteça um volume muito grande de vendas).

Assim, o Raio X Preditivo considera que o volume é a causa dos movimentos de preço. E o preço não passa de efeito.

Ora, se focamos nas causas, nos adiantamos aos efeitos, que é o que precisamos antecipar para obter lucro.

Como a maior parte dos volumes de negociação dos mercados mundiais é de responsabilidade dos big players, podemos dizer também que o Raio X Preditivo é o estudo do comportamento desses participantes fortes, também conhecidos como investidores institucionais.


COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA LOCALIZA (RENT3)?

• Se inscreva em um curso sobre bolsa de valores, trade e investimento na bolsa. Sem isso, não há como se dar bem em um mercado tão competitivo

• Abra sua conta em uma corretora de valores

• Primeiro treine na conta demo: aplicar seus conhecimentos novos na conta demo vai ser mais fácil pois não há o fator emocional da perda real de dinheiro envolvido

• Sem obter sucesso na conta demo, não será na conta real que você conseguirá. A conta real é mais difícil e você deve estar seguro do que está fazendo

• A partir de um treinamento na conta demo, de estudo aprofundado em uma metodologia que analise o volume (recomendamos o Raio X Preditivo), passe a operar ações da Localiza (RENT3) em sua conta real


CONCLUSÃO SOBRE AS AÇÕES DA LOCALIZA (RENT3)

Sim, sem dúvida a Localiza é uma empresa sólida e segura em seu setor. Mas, independentemente do que dizem relatórios da própria empresa ou mesmo notícias independentes, nada supera a influência que os participantes fortes do mercado (big players) têm sobre o preço através de sua montagem de posições compradas ou vendidas em determinado momento. Para detectar e estimar em que pé está essa atuação em qualquer ativo – nesta ou em qualquer outra ação – o Raio X Preditivo analisa o volume, como nenhuma outra metodologia, e determina as regiões de preço em que é mais vantajoso comprar ou vender, com menor risco e maior possibilidade de retorno sobre o investimento.

Escrito por Luiz Sato

Segundo Sato sua missão é transmitir conhecimento avançado aos traders brasileiros para aplicarem as metodologias e as ferramentas disponibilizadas ao seus alunos aumentando as probabilidades de ganhos nos mercados que são altamente competitivos e dominados principalmente pelos HFT´s (Robôs de alta frequência).

Deixe seu comentário