Ações da Mercado Livre (BDR MELI34): Como investir?

As ações da Mercado Livre (BDR MELI34) podem ter uma grande valorização e, se você acompanhar os grandes investidores institucionais, pode aproveitar esse momento. Saiba como usando este método

As ações da Mercado Livre (BDR MELI34) estão sob a minha mira, porque as considero ativos sólidos e seguros e porque vejo muita atividade institucional em suas negociações. Porém, a minha opinião não pode e não deve bastar para a sua tomada de decisão e isso seria irresponsável de sua parte. As ações dessa empresa são negociadas no Brasil em forma de recibos (Brazilian Depositary Receipts – BDRs) e elas estão disponíveis a qualquer investidor desde meados de 2020 em nossa bolsa de valores.

As ações da Mercado Livre (BDR MELI34) por isso são o tema deste artigo, em que dou ênfase a apresentar a metodologia que utilizo para encontrar os melhores momentos para iniciar investimentos neste e em outros ativos. O Raio X Preditivo, através do volume de negócios, lê o comportamento institucional a fim de encontrar os pontos mais seguros de entrada em investimentos e trade, aproveitando as posições e os preços que esses participantes fortes estão mais dispostos a defender e a partir dos quais são capazes de provocar movimentos contundentes que nos proporcionem lucro seguro, rápido e com o menor risco possível.


O QUE É UM BDR (BRAZILIAN DEPOSITARY RECEIPT)?

As ações de uma empresa estrangeira podem ser negociadas somente nas bolsas de valores em seu país de origem. Contudo, existem os BDR (Brazilian Depositary Receipts) que tornam essa negociação possível aqui no Brasil.

BDRs são ativos que representam ações dessas empresas. Cada BDR representa um determinado número de ações ou uma parte de uma ação. No caso, 120 BDRs MELI34 são equivalentes a 1 ação original (paridade de 120 para 1).

Para que os BDRs possam ser negociados no Brasil, têm que ter lastro em ações no mercado original. Isso significa que a empresa que vai lançá-los por aqui precisa comprar as ações o país de origem, onde ficarão sob a custódia de uma empresa financeira daquele mercado.

Na prática, quando o investidor compra um BDR ele passa a ter uma parte da companhia, participando indiretamente do crescimento (ou desvalorização) do ativo e também recebe dividendos, caso haja. Portanto a negociação e operação desse ativo devem ser vistos com o mesmo cuidado de uma ação e o Raio X Preditivo pode ser parte importante nesse processo.


O QUE SÃO AS AÇÕES DA MERCADO LIVRE (BDR MELI34)?

Vimos anteriormente o que é um BDR. Então agora podemos ver o que são as ações da Mercado Livre (BDR MELI34).

As ações de uma empresa passam a existir quando a mesma decide abrir o capital para que outras pessoas possam comprar partes dela. Para entender de forma simples, a companhia busca captar recursos financeiros para ampliar sua operação e uma das ferramentas para tal é vender “pedacinhos” de seu capital, chamados ações, na bolsa de valores.

Conforme os projetos, que normalmente visam o crescimento da empresa, dão certo ela passa a valer mais, ações adquiridas pelos investidores valerão mais na mesma proporção. Além disso, a empresa que cresce, lucra mais e costuma distribuir o lucro com os investidores em forma de dividendos.


O QUE É A MERCADO LIVRE (MELI34)

Mercado Libre, Inc ou Mercado Livre, como é conhecida a empresa aqui no Brasil, é uma companhia argentina com sede em Buenos Aires. Porém, ela foi criada nos Estados Unidos.

A empresa atua em mercados online dedicados ao comércio eletrônico e leilões online.

Em 2016, o Mercado Libre tinha 174,2 milhões de usuários na América Latina, o que a tornava o site de comércio eletrônico mais popular da região por número de visitantes.

A empresa tem operações nos seguintes países:

  • Argentina
  • Bolívia
  • Brasil
  • Chile
  • Colômbia
  • Costa Rica
  • República Dominicana
  • México
  • Espanha
  • Equador
  • Guatemala
  • Honduras
  • Peru
  • Panamá
  • Uruguai
  • Venezuela

São 5 unidades de negócios:

  • MarketPlace: plataforma para os usuários venderem produtos.
  • Mercado Pago: sua plataforma de pagamento para vendas online.
  • Mercado Publicado: publicidade do Mercado Libre.
  • Mercado Shops: para aprimorar o ecossistema geral da plataforma
  • Mercado Crédito: linha de crédito da empresa.

O MarketPlace do Mercado Libre foi criado para fazer o meio de campo entre os compradores e os vendedores.

Os clientes participam de leilões por itens ou pagam um preço definido pelos produtos oferecidos. Tudo é entregue após o pagamento e os usuários podem fornecer feedback.

Um dos pontos fortes da Mercado Libre é a divisão imobiliária e de motores que leva o nome de Mercado Libre Classificados.

Os corretores de imóveis pagam uma taxa mensal para listar propriedades e automóveis na plataforma do Mercado Libre.

O MercadoPago, plataforma para pagamentos da companhia, processou 138,7 milhões de transações em 2016, o que, na época, significou melhoria de 73% em relação a 2015.

O MercadoShops, por sua vez, foi criado para permitir que pequenas e médias empresas abram lojas virtuais em seus sites existentes. Essas lojas online têm integração com sites de redes sociais. Em outubro de 2014, um aplicativo móvel foi lançado para MercadoPago que usava um leitor de cartão de crédito para permitir que as cobranças fossem processadas usando um tablet ou smartphone usando um QR code. A empresa expandiu o MercadoPago para a Colômbia em julho de 2016.

O processo de crédito do Mercado Crédito trabalha com compradores e vendedores. Os tipos de taxas para linhas de crédito são determinados por meio de um perfil do mutuário.

Em março de 2021, o MercadoLibre anunciou um grande investimento de US $ 1,8 bilhão em suas operações brasileiras.


HISTÓRIA DA MERCADO LIVRE (MELI34)

  • 1999 - O Mercado Libre foi fundado em 1999 na Argentina. Marcos Galperin estabeleceu a empresa enquanto estudava na Universidade de Stanford. Ele obteve financiamento de John Muse, co-fundador da HM Capital Partners. Recebeu financiamento adicional do JPMorgan Partners , Flatiron Partners, Goldman Sachs, GE Capital e Banco Santander Central Hispano.
  • 2001 - O eBay comprou uma participação de 19,5% na empresa (que foi vendida em 2016, embora as empresas continuam a colaborar para expandir os vendedores do eBay na América Latina). Adquiriu o iBazar Como, a subsidiária brasileira da aquisição anterior do eBay, iBazar AS
  • 2006 - Lançou novas operações na Costa Rica, Panamá e República Dominicana.
  • 2007 - Se tornou a primeira empresa de tecnologia da América Latina a ser listada na NASDAQ, sob o ticker MELI.
  • 2008 - Adquiriu as operações do concorrente DeRemate em agosto. Adquiriu o Classified Media Group (CMG)
  • 2011 - Fez a transição de sua plataforma para tecnologia de código aberto. A transição permitiu que os desenvolvedores de interface de aplicativo (APIs) expandissem as soluções e serviços da plataforma.
  • 2013 - Lança o MeLi Commerce Fund, dedicado a investir em startups de tecnologia que criam software usando APIs do Mercado Libre.
  • 2014 - Adquiriu o Portal Inmobiliario, um site de classificados chileno
  • 2015 - Mercado Libre anunciou a aquisição do Metroscúbicos.com, o portal da empresa imobiliária mexicana Grupo Expansión.
  • 2016 - O fundo MeLi havia investido $ 1,5 milhão em 15 empresas na Argentina, Brasil e México. Muda sua sede brasileira para novos escritórios em São Paulo. O complexo de 17 mil metros quadrados, batizado de Melicidade, contava com refeitório, auditório, academia, salão de beleza, salas de reunião e treinamento e área de lazer. Em março de 2016, o Mercado Libre anunciou sua expansão em Córdoba, Argentina, com seu novo centro de software. No mesmo ano, abre seu primeiro escritório colombiano em Bogotá
  • 2019 - Inaugura seus primeiros centros de distribuição na Argentina, Brasil e México.
  • 2020 - Anuncia seus novos centros de distribuição no Chile e na Colômbia. Em junho de 2020, o Mercado Libre anunciou seu novo centro de software na Colômbia.


AÇÕES DA MERCADO LIVRE (BDR MELI34): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS

A ação original da Mercado Livre é negociada na Nasdaq, nos Estados Unidos. Já os BDRs são negociados na B3, a bolsa de valores aqui do Brasil.

Em outubro de 2020, a B3 liberou o acesso de pessoas físicas aos BDRs, isto é, para qualquer um com uma conta em uma corretora de valores. Você ou eu podemos negociar a compra e a venda de ações com um simples clique. Nesse exato momento você pode comprar ações da Mercado Livre (BDR MELI34) no home broker de sua corretora.

Apesar de toda a facilidade, sugiro que analise com cuidado o melhor momento para iniciar esse tipo de operação, pois esse é um dos mercados mais competitivos que existem. Além da oscilação de preço que pode acontecer por vários motivos, você estará exposto a um mercado onde investidores institucionais negociam fortunas com seus robôs de alta frequência, programados com estratégias ousadas, capazes de tirar dinheiro de todos que estiverem com operações abertas.

Para proteger seu capital e evitar que você se frustre operando ações na bolsa é importante ter acesso ao conhecimento adequado, através do qual você consiga entender o comportamento desses participantes fortes, os chamados big players.

A análise do volume faz parte de uma metodologia que direciona o investidor para as melhores interpretações de mercado, identificando o que os big players estão fazendo e em que valores estão dispostos a defender um ativo. Uma vez que essas informações ficam claras para o investidor, ele pode usá-las a favor de trades de curto prazo e investimentos de longo prazo.

Que ações a Mercado Livre possui?

A Mercado Livre possui a MELI, que é uma common stock, equivalente às nossas ações ordinárias, aquelas que dão direito à voto nas assembleias da companhia.

Como falamos anteriormente, as ações originais são negociadas na Nasdaq.

A MELI34 é o BDR do Mercado Livre, por sua vez negociada na B3 (Brasil, Bolsa, Balcão).

Quais os códigos das ações da Mercado Livre?

Na Nasdaq, as ações da Mercado Livre são negociadas sob o código MELI. Por aqui, os BDRs são negociados sob o código MELI34.


FORMAS DE GANHAR COM AS AÇÕES DA MERCADO LIVRE (BDR MELI34)

Basicamente, essas são as principais maneiras de ganhar dinheiro com as ações da Mercado Livre:

  • Trade com ações da Mercado Livre (BDR MELI34): operações de trade podem ser de curto ou médio prazo, onde a compra do ativo é feita quando o preço cai, buscando lucrar quando ele subir. E também, pode ser feita a venda se achamos que vai cair e recompramos a um preço mais barato.
  • Dividendos das ações da Mercado Livre (BDR MELI34): alguns investidores optam por montar uma carteira de ativos focada em receber dividendos, acumulando ao longo do tempo um capital maior para poder comprar mais ações. Para a compra, o investidor aguarda uma oportunidade na queda do preço, aproveitando para lucrar quando ela valorizar.


INVESTIR OU NÃO INVESTIR NAS AÇÕES DA MERCADO LIVRE (BDR MELI34): QUE DECISÃO TOMAR?

O ativo da Mercado Livre é um dos mais negociados nas bolsas, tanto na Nasdaq, no formato de ações, quanto na B3, no formato BDR. Isso indica que o investidor acredita no potencial de crescimento do negócio, que por sua vez impulsiona a valorização do ativo, tornando-a cada vez mais sólida e segura.

Apesar dessa leitura, a decisão de compra e consequente venda dessas ações é exclusivamente sua, inclusive sobre o melhor momento de compra e que quantidade fazê-la, e se vale a pena escolher esse ativo para investir seu capital.

Para apoiar você nesse tipo de decisão, conte com o Raio X Preditivo, que através de uma metodologia que acompanha os big players, poderá ajudar a desenhar suas estratégias na busca por bons resultados.


FICOU INTERESSADO NAS AÇÕES DA MERCADO LIVRE (BDR MELI34)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PRA COMEÇAR

Os custos e taxas são similares à negociação de ações:

  • Taxa de corretagem (algumas corretoras não cobram taxa de corretagem).
  • ISS: imposto sobre serviços equivalente a 5% da taxa de corretagem.
  • Taxas da bolsa para registro e liquidação da operação.
  • Imposto de renda sobre o lucro de venda.

No imposto de renda sobre o lucro reside a maior diferença!

Enquanto quando investimos em ações e vendemos valores menores que R$ 20 mil em ações em determinados mês, mesmo que tenhamos lucro, somos isentos de imposto.

Nas BDRs (assim como nos ETFs), mesmo que você venda apenas R$ 1000 e tenha R$ 100 de lucro em determinado mês, terá que pagar R$ 15 (15%) ao leão. E 20% se a operação for de day trade (mas aí tudo bem, porque o lucro no day trade nunca tem isenção).


COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR COM AS AÇÕES DA MERCADO LIVREA (BDR MELI34)

A metodologia do Raio X Preditivo usa o volume como informação fundamental de um ativo. Podemos dizer que o volume de ativos negociados é o combustível dos movimentos de preço. Portanto, o volume é a CAUSA. Enquanto o movimento do preço é só o EFEITO.

Nesse caso, o conceito busca acompanhar o comportamento do mercado, para que você não entre atrasado na operação, ou até mesmo com a leitura errada. Metodologias que observam somente o preço tendem a perder esse ‘timing’, prejudicando o resultado do investidor. Isso ocorre pois negligenciam a atuação dos participantes que melhor tiram proveito dos movimentos do mercado, justamente estes que são capazes de mudar em fração de segundos a direção do preço.

O Raio X Preditivo oferece conceitos e ferramentas voltados para o comportamento institucional, através do volume. A partir desse comportamento conseguimos encontrar regiões de negociação vantajosas em que arriscamos pouco para o caso da operação dar errado e ganhamos muito quando dá certo.


COMO FAÇO PRA COMPRAR AÇÕES DA MERCADO LIVRE (BDR MELI34)?

Para adquirir o ativo do Mercado Livre, o investidor precisa procurar um banco ou uma corretora de valores autorizados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Hoje em dia essa é a parte fácil de toda essa história, mas é importante se resguardar antes de expor seu capital ao mercado. O melhor caminho é buscar o conhecimento, fazendo um curso sobre a bolsa de valores e investimento em geral.

Pelos motivos acima, recomendamos o Raio X Preditivo. Durante e depois de aprender os conceitos e técnicas, recomendamos fortemente que treine no simulador que a própria corretora disponibiliza na plataforma de operação que você escolher.

Esse momento de treino é muito importante para que você perceba as situações que podem acontecer e a que tempo será sua reação. E, principalmente, poderá mensurar se terá resultados bons ou ruins, se precisa de mais tempo de treino ou já se sente pronto para operar na conta real. Mesmo que tenha bons resultados na conta demo, não significa que terá os mesmos bons resultados na conta real. Assim, o treino e o ganho de confiança na metodologia é uma etapa indispensável no processo de aprendizagem.


CONCLUSÃO SOBRE AS AÇÕES DA MERCADO LIVRE (BDR MELI34)

As ações do Mercado Livre são sólidas e seguras e com muita atenção dedicada por parte dos big players. Esse motivo é suficiente para que eu fique de olho nelas a fim de montar posições importantes de investimento. Porém, você não deve de forma alguma se fiar na opinião de um terceiro para fazer o mesmo. O mais recomendável é ter a seu lado uma metodologia que lhe dê parâmetros racionais para tal tomada de decisão. Uma das formas mais sólidas para decidir por entradas em investimento e entradas e saídas de trades é acompanhar o posicionamento dos grandes investidores institucionais. No Raio X Preditivo, fazemos isso através da análise do volume, que nos mostra os momentos em que esses participantes estão agindo e como estão agindo. Dessa forma, tiramos partido desse comportamento, que fica evidente através do volume, para tomarmos nossas próprias decisões da maneira mais inteligente possível.

Escrito por Luiz Sato

Segundo Sato sua missão é transmitir conhecimento avançado aos traders brasileiros para aplicarem as metodologias e as ferramentas disponibilizadas ao seus alunos aumentando as probabilidades de ganhos nos mercados que são altamente competitivos e dominados principalmente pelos HFT´s (Robôs de alta frequência).

Deixe seu comentário