Ações da Raízen (RAIZ4): comprar ou vender?

Descubra como os grandes investidores atuam nas ações da Raízen (RAIZ4) e como o Raio X Preditivo pode ajudar você a lucrar com isso

As ações da Raízen (RAIZ4) são uma empresa brasileira que atua na produção e distribuição de combustíveis, bem como no setor de açúcar e etanol. Como resultado da sua produção autossuficiente de energia elétrica a partir da biomassa, a Raízen também comercializa energia por meio de soluções de Mercado Livre e Geração Distribuída. Nos últimos dias, as ações da Raízen (RAIZ4) têm chamado a atenção dos investidores, com o Bradesco BBI mostrando-se otimista em relação aos papéis da companhia.

Neste contexto, destacamos a importância de estar ciente da existência dos big players na bolsa de valores, que podem manipular os preços com suas vantagens competitivas. Para ajudar os investidores a entenderem melhor esse cenário, apresentamos o Raio X Preditivo, uma metodologia de trade e investimento que analisa o volume financeiro de negociações para detectar a atuação desses participantes fortes e estimar o movimento que o preço fará a seguir. Ao longo deste artigo, vamos explorar mais detalhes sobre as ações da Raízen e como o Raio X Preditivo pode ajudar os investidores.

De acordo com os dados divulgados pela B3, o capital social total da Raízen é composto por 8.993.572.584 ações ordinárias e 1.358.936.900 ações preferenciais, totalizando 10.352.509.484 ações. Do total de ações preferenciais, 1.200.488.532 (11,60%) estão em livre negociação (free float), ou seja, disponíveis para serem negociadas livremente no mercado.


O QUE É A RAÍZEN E SUAS AÇÕES (RAIZ4)?

Segundo a página das ações da Raízen (RAIZ4) no site da B3, trata-se de uma empresa brasileira que atua na distribuição e venda de etanol e petróleo, combustíveis e outros hidrocarbonetos fluidos, além de oferecer produtos e serviços necessários para o desempenho dessas atividades. A empresa faz parte do setor de Consumo não Cíclico e é classificada como pertencente à área de Agropecuária, mais especificamente na Agricultura.

A empresa é uma joint venture, criada pela união dos negócios da Shell e da Cosan, e é responsável por toda a cadeia produtiva do açúcar e etanol, desde o cultivo da cana até a distribuição e exportação dos produtos. Além disso, a Raízen é autossuficiente em energia elétrica a partir da biomassa e comercializa energia por meio de soluções de Mercado Livre e Geração Distribuída.

A Raízen é uma empresa brasileira de energia que atua em diversas áreas, como a produção de açúcar e etanol, distribuição de combustíveis, geração de energia renovável e lubrificantes. Seu nome é uma combinação das palavras "raiz" e "energia", que representam a essência da empresa.

A companhia é a maior fabricante de etanol de cana-de-açúcar do Brasil e a maior exportadora individual de açúcar de cana no mercado internacional, além de ter uma das maiores redes de postos de combustíveis do país, que atua sob a marca Shell. A Raízen também é uma das empresas mais inovadoras do setor, investindo em tecnologia e otimização de processos.

Em relação às certificações, a Raízen possui a maior área certificada pela Bonsucro no planeta e duas plantas em conformidade com o International Sustainability and Carbon Certification (ISCC). A empresa também realiza iniciativas e programas de incentivo que estimulam toda a cadeia produtiva a atuar de forma social e ambientalmente responsável.

A Raízen é uma empresa em constante crescimento e expansão, tendo adquirido os ativos da Shell na Argentina e na maior distribuidora de combustíveis do Paraguai. A companhia também inaugurou seu primeiro eletroposto em São Paulo e está construindo duas novas plantas de Etanol de Segunda Geração para 2024.

Em 2021, a empresa foi listada na edição de número 92 da Revista Forbes na lista "Forbes Agro100" como a segunda maior empresa do agronegócio brasileiro, com receita estimada em R$ 120,58 bilhões. Além disso, a Raízen é uma das empresas mais desejadas pelos brasileiros para se trabalhar, segundo pesquisa realizada pelo LinkedIn em 2019.

A Raízen, licenciada da marca Shell no Brasil, é conhecida por suas campanhas de marketing, como a “Shell na Caixa” e “Embarque num sonho”. Além disso, a empresa está presente no automobilismo brasileiro, patrocinando a equipe Shell Racing na Stock Car. A Raízen também investe em inovação, por meio do hub Pulse, e em iniciativas sociais, como a Fundação Raízen, que capacita jovens e adolescentes das comunidades próximas às suas regiões de atuação.

O que são as ações da Raízen (RAIZ4)?

Se você está começando a se interessar pelo mercado de ações, é importante entender alguns conceitos básicos. Vamos começar falando sobre ações, usando como exemplo a empresa Raízen, que tem suas ações negociadas na bolsa de valores brasileira com o código RAIZ4 (preferenciais) e RAIZ3 (ordinárias).

Uma ação é uma parte da propriedade de uma empresa, e quem compra uma ação se torna sócio da empresa. No caso da Raízen, se você compra uma ação, passa a ter direito a uma parte dos lucros da empresa e a participar das decisões importantes através do voto em assembleias de acionistas.

Mas por que uma empresa decide abrir capital na bolsa de valores? Isso acontece porque ela precisa de recursos financeiros para crescer e investir em novos projetos, e uma das formas de conseguir esses recursos é vendendo suas ações para o público em geral.

A oferta inicial de ações, ou IPO, é o processo em que uma empresa vende suas ações pela primeira vez na bolsa de valores. Esse processo envolve uma série de etapas, como a contratação de bancos de investimento para coordenar a oferta, a elaboração de prospectos com informações sobre a empresa e a definição do preço das ações a serem vendidas.

Se os recursos captados pela empresa forem bem utilizados, ela pode crescer e se tornar mais lucrativa, o que pode fazer com que o preço das ações suba. Por outro lado, se os recursos forem mal utilizados, a empresa pode ter prejuízos e o preço das ações pode cair.

O preço das ações é determinado pela oferta e pela procura no mercado. Se muitas pessoas querem comprar as ações da Minerva Foods, o preço sobe. Se muitas pessoas querem vender as ações, o preço cai. Esse movimento pode ser manipulado por investidores institucionais, conhecidos como big players, que têm acesso a informações privilegiadas e podem influenciar o mercado com suas operações.

Existem dois tipos principais de participantes no mercado de ações: os traders e os investidores. Os traders buscam lucrar com as variações de preço das ações a curto prazo, comprando e vendendo rapidamente. Já os investidores buscam lucrar com o crescimento da empresa a longo prazo, comprando ações e mantendo em carteira por um período maior.

Por fim, é importante mencionar os dividendos. Quando uma empresa tem lucro, ela pode distribuir parte desse lucro para seus acionistas na forma de dividendos. Isso é uma forma de remunerar os investidores que confiaram na empresa e a ajudaram a crescer. Então, se você possui ações da Minerva Foods e a empresa distribui dividendos, você pode receber uma parte desse dinheiro.

História da Raízen (RAIZ4)

  • 2011 - Criação da Raízen, Joint Venture entre Shell e Cosan
  • 2012 - Consolidação da empresa
  • 2013 - Inauguração do 1º etanolduto exclusivo e emissão de debêntures da Raízen Energia
  • 2014 - Inauguração do terminal Porto Nacional
  • 2015 - Recorde de exportação de açúcar, inauguração da planta de etanol de 2º geração e do terminal de Rondonópolis – MT
  • 2017 - Inauguração do terminal de Marabá e primeira emissão de bonds no mercado internacional
  • 2018 - Aquisição dos ativos da Shell na Argentina
  • 2019 - Inauguração da primeira planta de energia solar em Piracicaba
  • 2021 - Abertura de capital da Raízen na bolsa de valores, IPO movimentou quase 7 bilhões de reais.


AÇÕES DA RAÍZEN (RAIZ4): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?

As ações da Raízen (RAIZ4) são negociadas na B3, a única bolsa de valores brasileira no momento. A B3 é responsável por reunir compradores e vendedores interessados em negociar ações e outros ativos financeiros. Para isso, utiliza a plataforma PUMA (Plataforma Unificada Multiativo), que permite a negociação eletrônica de ativos de forma ágil e segura.

Durante muito tempo, a negociação de ações era feita através do pregão viva voz, onde os operadores faziam as negociações gritando e usando sinais manuais. Entretanto, desde 2005 na então Bovespa e desde 2009 no Mercado de Futuros, a negociação eletrônica se tornou a principal forma de negociação de ações na B3.

Apesar da facilidade de se comprar e vender ações pela internet, é importante ressaltar que o mercado financeiro é altamente competitivo e complexo. Investidores institucionais, como bancos e fundos de investimento, possuem grandes vantagens em relação aos investidores pessoa física, como algoritmos altamente treinados e recursos financeiros e humanos para manipular o mercado.

Por isso, é fundamental ter uma metodologia que possa ajudar na leitura do comportamento desses participantes fortes. Nesse sentido, o Raio X Preditivo é uma ferramenta importante, que utiliza o volume financeiro de negociações como dado para detectar a atuação dos big players e prever o movimento do preço das ações.

Quais ações a Raízen possui?

A Raízen possui ações ordinárias (RAIZ3) e ações preferenciais (RAIZ4) listadas na B3 (Brasil, Bolsa, Balcão). As ações ordinárias conferem direito a voto nas assembleias de acionistas da empresa, enquanto as ações preferenciais não possuem esse direito, mas podem ter preferência no recebimento de dividendos e no reembolso do capital em caso de liquidação da empresa. No entanto, é importante ressaltar que os direitos associados a cada tipo de ação podem variar de empresa para empresa. É recomendável que o investidor consulte o estatuto da companhia para obter informações detalhadas sobre os direitos que cada tipo de ação confere.

Quais são os códigos das ações da Raízen

As ações da Raízen são negociadas na B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) sob os códigos RAIZ3 e RAIZ4. O código RAIZ3 representa as ações ordinárias, que conferem direito a voto em assembleias da empresa. O código RAIZ4 representa as ações preferenciais, que não conferem direito a voto, mas possuem preferência no recebimento de dividendos e no reembolso do capital em caso de liquidação da empresa.

As ações da Raízen (RAIZ4) são negociadas em quais bolsas?

As ações da Raízen (RAIZ4) não estão em nenhum programa de recibos, como as ADRs, usadas nos mercados dos EUA. Programas de recibos, como os ADRs (American Depositary Receipts), são mecanismos criados para facilitar a negociação de ações de empresas estrangeiras nos Estados Unidos. Os ADRs representam um número específico de ações de uma empresa estrangeira e são emitidos por um banco depositário dos Estados Unidos, que fica responsável pela guarda das ações originais no país de origem da empresa. Dessa forma, os investidores americanos podem negociar as ADRs na bolsa americana sem precisar se preocupar com questões como a conversão de moedas estrangeiras e a custódia das ações em países distantes. Além disso, as empresas que aderem a programas de recibos como os ADRs podem ampliar seu acesso ao mercado americano e atrair mais investidores estrangeiros.


QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS POSSUIDORES DE AÇÕES DA RAÍZEN (RAIZ4)?

Segundo o site da B3, atualmente, os principais acionistas das ações da Raízen (RAIZ4) são os seguintes: 

  • Shell Brazil Holding BV: é o principal acionista da Raízen, detendo 50% das ações ordinárias (ON) e 4,48% das ações preferenciais (PN), totalizando 44,02% do capital social. A Shell é uma empresa multinacional de petróleo e gás, com sede na Holanda, e sua subsidiária no Brasil é uma das maiores produtoras de petróleo e gás do país.
  • Cosan S.A: detém 5,08% das ações ordinárias e 4,48% das ações preferenciais, totalizando 5% do capital social da Raízen. A Cosan é uma holding brasileira que atua nos setores de energia, infraestrutura e logística, além de ter participação em empresas do setor agrícola, como a própria Raízen.
  • Baillie Gifford Overseas Limited: detém 9,92% das ações preferenciais da Raízen, totalizando 1,30% do capital social. É uma empresa de gestão de investimentos com sede no Reino Unido, que investe em empresas com alto potencial de crescimento em longo prazo.
  • Morgan Stanley S.A: detém 5,20% das ações preferenciais da Raízen, totalizando 0,68% do capital social. É uma empresa de serviços financeiros global, que oferece soluções de investimento e aconselhamento financeiro a clientes institucionais e de varejo.
  • Cosan Nove Participações S.A: detém 44,92% das ações ordinárias da Raízen, totalizando 39,02% do capital social. É uma subsidiária da Cosan, que atua no setor de açúcar e etanol, além de ter participações em outras empresas do setor agrícola.
  • Outros: detêm 73,41% das ações preferenciais da Raízen, totalizando 9,64% do capital social.

A composição acionária da Raízen é dominada pela Shell e pela Cosan, que juntas detêm mais de 49% do capital social. A participação da Baillie Gifford Overseas Limited e da Morgan Stanley S.A. indica o interesse de investidores internacionais no potencial de crescimento da empresa.


FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA RAÍZEN (RAIZ4)?

Existem duas formas principais de ganhar dinheiro com ações da Raízen (RAIZ4):

  • Valorização da ação: se você comprar ações da Raízen a um preço e vender a um preço mais alto no futuro, você obterá um lucro na diferença de preço. Por exemplo, se você comprou uma ação da Raízen a R$ 10,00 e a vendeu a R$ 15,00, você terá um lucro de R$ 5,00 por ação.
  • Dividendos: a Raízen pode distribuir parte de seus lucros aos acionistas na forma de dividendos. Se você possui ações da Raízen, você pode receber uma parte desses dividendos. É importante lembrar que a distribuição de dividendos não é garantida e depende dos resultados da empresa e da política de distribuição de dividendos adotada por ela.

Didivendos da Raízen

A análise do pagamento de dividendos da Raízen mostra que a empresa tem uma política de distribuição consistente de proventos aos seus acionistas. No período entre dezembro de 2021 e março de 2023, a empresa realizou sete pagamentos de dividendos e juros sobre capital próprio (JCP).

O valor total distribuído em dividendos nesse período foi de aproximadamente R$ 3,3 bilhões, o que representa um valor médio por ação de R$ 0,32. Isso significa que um investidor que detivesse 1.000 ações da Raízen teria recebido um total de R$ 320,00 em dividendos no período.

É importante notar que a empresa pagou JCP em alguns dos períodos, o que é uma forma de remuneração que tem tratamento fiscal diferenciado. No caso dos JCP, o valor é tributado na fonte a uma alíquota de 15% e pode ser deduzido na declaração de ajuste anual do imposto de renda.

Em resumo, a Raízen tem uma política consistente de distribuição de proventos aos seus acionistas, o que pode ser um atrativo para investidores que buscam retornos em dividendos. No entanto, é importante lembrar que o pagamento de dividendos não é garantido e pode variar de acordo com a política de distribuição de cada empresa.


INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA RAÍZEN (RAIZ4): QUAL DECISÃO TOMAR?

A Raízen, segundo dados encontrados na página da empresa no site da B3, apresentou alguns dados financeiros relevantes em 2022. A Receita de Venda da empresa apresentou um aumento significativo em comparação ao ano anterior, passando de R$ 137,78 bilhões para R$ 190,86 bilhões. No entanto, o Resultado Bruto apresentou uma queda de R$ 839,24 milhões e o Resultado Financeiro apresentou um prejuízo de R$ 3,46 bilhões, em comparação com um prejuízo de R$ 1,32 bilhão no ano anterior.

Além disso, a empresa apresentou um prejuízo de R$ 159,78 milhões em 2022, em comparação com um lucro de R$ 2,93 bilhões no ano anterior. A Demonstração do Fluxo de Caixa também apresentou uma redução significativa de caixa e equivalentes de R$ 3,33 bilhões, em comparação com um aumento de R$ 2,43 bilhões no ano anterior.

Apesar do aumento na Receita de Venda, esses resultados financeiros negativos indicam desafios enfrentados pela empresa. O prejuízo apresentado em 2022 pode ser atribuído principalmente à queda no Resultado Bruto e no Resultado Financeiro. Além disso, a redução significativa de caixa e equivalentes pode afetar a capacidade da empresa de financiar suas operações e projetos futuros.

No entanto, é importante destacar que a Raízen é uma empresa de grande porte e tem uma posição de destaque no mercado de energia e agronegócio. A empresa tem uma estrutura sólida e uma forte presença em vários segmentos do mercado, o que pode contribuir para sua recuperação financeira. Além disso, a empresa apresentou um aumento no Ativo Total, indicando que a empresa está investindo em ativos que podem gerar valor a longo prazo.

Em resumo, a Raízen enfrentou desafios financeiros em 2022, mas ainda assim é uma empresa sólida e de grande porte. A empresa precisa continuar investindo em estratégias para melhorar seus resultados financeiros e manter sua posição de destaque no mercado.

Nossa posição

É importante que os investidores estejam sempre atentos ao comportamento dos investidores institucionais, mesmo que a empresa esteja divulgando notícias e dados publicamente. Isso porque os investidores institucionais muitas vezes possuem conhecimentos de dados privilegiados e intenções que não são públicas. Essa assimetria de informações pode levar a movimentos bruscos no preço das ações que podem prejudicar investidores comuns.

Para lidar com esse cenário, é necessário ter uma metodologia de trade e investimento que saiba ler o volume financeiro de negociações. Através dessa informação, é possível detectar a atuação desses participantes fortes e estimar o movimento que o preço fará a seguir. É aí que entra o Raio X Preditivo, uma ferramenta que analisa o comportamento dos investidores institucionais e ajudar os investidores a tomar decisões mais corretas.

O Raio X Preditivo lê o volume financeiro de negócios, que é o dado em que esses investidores institucionais ou big players deixam as pistas de suas atuações. Dessa forma, é possível ter uma leitura mais precisa do que está acontecendo no mercado e agir de forma mais estratégica. Com essa ferramenta, os investidores podem transformar a atuação dos big players em uma aliada, em vez de um inimigo.


FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA RAÍZEN (RAIZ4)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR

  • Taxa de corretagem: cobrada pelas corretoras pelo serviço de execução das ordens de compra e de venda. Varia de acordo com a corretora e costuma ter a ver com o tamanho da ordem ou seu valor financeiro
  • Taxa de custódia: as corretoras estão deixando de usar esta taxa que corresponde ao serviço de manter as ações que você decide manter por algum tempo em sua conta
  • Taxas da bolsa: os emolumentos ou taxas da bolsa de valores podem chegar a 0,03% ou pouco mais que isso do valor financeiro de cada ordem emitida, de compra ou venda
  • ISS: o Imposto Sobre Serviços é equivalente a 5% do valor da taxa de corretagem
  • Imposto de renda: incide sobre o lucro. Para day trade, a alíquota é de 20%. Para operações com mais de um dia a alíquota é de 15%. No day trade, podemos descontar meses com prejuízo do atual com lucro, fazendo um abatimento sobre o valor sobre o qual incidirá a alíquota de 20%. Nas operações com mais de um dia, nos meses em que houver vendas inferiores a R$ 20 mil, há isenção, mesmo que exista lucro
  • A B3 começou a cobrar 0,12% sobre os dividendos recebidos por carteiras de ações cujo valor seja igual ou superior a R$ 20 mil.


COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DA RAÍZEN (RAIZ4)?

O Raio X Preditivo pode ajudar a negociar ações da Raízen analisando o volume financeiro das negociações. A técnica permite detectar a atuação dos grandes investidores, conhecidos como big players, que têm grande influência no comportamento do mercado de ações. Esses investidores trabalham com grandes volumes de dinheiro e de ativos, o que torna a liquidez muito importante para eles. Com o Raio X Preditivo, é possível identificar o momento em que esses investidores estão comprando ou vendendo ações da Minerva Foods (BEEF3), permitindo que os investidores pessoas físicas aproveitem esses movimentos para tomar decisões mais assertivas. Por exemplo, o Raio X Preditivo pode ajudar a detectar o momento em que os big players estão desovando ativos a preços altos antes de uma posterior queda, permitindo que o investidor se proteja dessa situação. Em resumo, o Raio X Preditivo pode ser uma ferramenta valiosa para quem quer negociar ações da Minerva Foods (BEEF3) com mais segurança e eficiência.


COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA RAÍZEN (RAIZ4)?

Para comprar ações da Raízen (RAIZ4), é necessário abrir uma conta em uma corretora de valores. Para isso, o investidor deve escolher uma corretora de confiança e credibilidade no mercado financeiro, que ofereça acesso ao mercado de ações da B3 (Brasil, Bolsa, Balcão).

Após a escolha da corretora, o investidor deve fazer o cadastro no site da instituição e enviar os documentos necessários para a verificação da identidade e aprovação da conta. Geralmente, são solicitados documentos como RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de renda.

Com a conta aberta e aprovada, o investidor pode transferir dinheiro para a corretora e começar a comprar as ações da Raízen ou de outras empresas listadas na B3. É importante lembrar que, antes de comprar ações, é recomendável que o investidor estude e analise o mercado financeiro, os fundamentos da empresa e as tendências do setor em que ela atua.

Além disso, muitas corretoras oferecem uma conta demo, que permite ao investidor simular operações com dinheiro virtual, sem precisar arriscar seu dinheiro na bolsa de valores. Dessa forma, o investidor pode treinar as técnicas e estratégias aprendidas antes de começar a operar na conta real.

CONCLUSÃO SOBRE AS AÇÕES DA RAÍZEN (RAIZ4)

A Raízen é uma das principais empresas do setor de energia e combustíveis no Brasil, com presença em diversos segmentos como etanol, açúcar, bioenergia e distribuição de combustíveis. Sua abertura de capital na bolsa de valores representa uma oportunidade para investidores que desejam participar da trajetória de crescimento da empresa.

No entanto, é importante lembrar que o mercado de ações é altamente competitivo, com a presença de grandes investidores institucionais, conhecidos como "big players", que possuem recursos financeiros e tecnológicos para influenciar os preços das ações. Nesse sentido, é fundamental contar com ferramentas como o Raio X Preditivo, que permite analisar o volume financeiro de negociações para detectar a atuação desses investidores.

Além disso, é fundamental que investidores tenham conhecimento e habilidades para operar no mercado de ações, como a abertura de conta em uma corretora, a escolha das ações e a aplicação das estratégias adequadas. Através de um curso como o Raio X Preditivo, é possível adquirir conhecimentos e habilidades para investir de forma mais consciente e eficiente, minimizando riscos e maximizando ganhos.

Escrito por Luiz Sato

Segundo Sato sua missão é transmitir conhecimento avançado aos traders brasileiros para aplicarem as metodologias e as ferramentas disponibilizadas ao seus alunos aumentando as probabilidades de ganhos nos mercados que são altamente competitivos e dominados principalmente pelos HFT´s (Robôs de alta frequência).

Deixe seu comentário