Ações da Vibra Energia (VBBR3): Como investir?

As ações da Vibra Energia (VBBR3) são boas para investir? Pare de lutar contra os big players e use a atuação deles a seu favor com esta metodologia

A Vibra Energia (VBBR3) anunciou ao mercado que vai entrar no mercado de biocombustíveis para a aviação. A Vibra, antes chamada de BR Distribuidora, é atualmente a maior distribuidora de combustíveis do Brasil e expandiu sua parceria com a Brasil BioFuels (BBF), a companhia agora terá a palma plantada em Roraima, na região Norte, como matéria-prima para a produção de combustível sustentável de aviação. Mas, considerando tudo isso, será que as ações da Vibra (VVBR3) são um bom investimento?

As ações da Vibra Energia (VBBR3), para responder essa pergunta, são o foco deste artigo. Porém, analisar notícias e informações fornecidas pela própria empresa não basta. Por isso, queremos ajudar a subir seu nível analítico através de uma metodologia que determina se os big players – investidores institucionais – estão interessados nesse ativo e em que níveis de preço. O Raio X Preditivo analisa o volume de negócios com a finalidade de estimar com grande taxa de acerto e baixo risco o que pode acontecer com o preço de qualquer ativo da bolsa de valores neste momento.

A Vibra Energia tem 1.165.000.000 ações ordinárias, das quais 1.131.883.365 (97,16%) estão em livre negociação.


O QUE É A VIBRA ENERGIA E SUAS AÇÕES (VBBR3)?

Segundo a página das ações da Vibra Energia (VBBR3) no site da B3, a bolsa de valores brasileira, a companhia se enquadra nas seguintes categorias:

  • Atividade Principal: Distribuição e venda de álcool carburante, Biodísel, gasolina e demais derivados de petróleo incluindo lubrificantes assim como gás natural.
  • Classificação Setorial: Petróleo, Gás e Biocombustíveis / Petróleo, Gás e Biocombustíveis / Exploração, Refino e Distribuição.

A Vibra Energia, que antes da privatização era conhecida como BR Distribuidora, é uma sociedade anônima de capital aberto. Sua sede é no Rio de Janeiro e ela foi fundada no dia 12 de novembro de 1971 como subsidiária da Petrobras, posição que ocupou até julho de 2019.

Sua atuação é na distribuição e comercialização de combustíveis derivados de petróleo, biocombustíveis, além de lubrificantes, emulsões asfálticas e produtos químicos.

Em 2017, ocupava o posto de segunda maior empresa brasileira em faturamento. A Vibra está nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal com mais de 8 000 postos de serviços, com a bandeira Petrobras.

No momento, a Vibra Energia é a mais importante companhia do setor de distribuição de combustíveis no Brasil. Suas principais concorrentes são a Ipiranga e a Raízen (joint venture formada entre a Shell e a Cosan).

Segundo a página de relacionamento com investidores da Vibra, “em continuidade ao seu processo de transformação organizacional, a BR Distribuidora, já consolidada como uma corporation, passa a se chamar a partir de agora Vibra Energia, se reposicionando no mercado como uma empresa de energia. A nova companhia já nasce com 50 anos de experiência e tradição, ao mesmo tempo em que irá privilegiar a transição rumo a fontes energéticas mais limpas e renováveis, em sintonia com as melhores práticas de respeito ao meio ambiente, à sociedade e de governança corporativa.”

A Vibra mantém assim, por meio de um contrato de licenciamento, a bandeira Petrobras em sua rede de quase oito mil postos espalhados pelo território nacional.

Do mesmo modo, foram mantidas as lojas de conveniência BR Mania e os centros automotivos Lubrax+.

A empresa tem, no segmento corporativo, são cerca de 18 mil clientes, em segmentos como indústrias, transportadoras, usinas termelétricas, agricultura e aviação, sendo que este último continuará a ser atendido pela marca BR Aviation.

São 44 bases operadas pela BR, participações em 16 bases conjuntas, 26 armazenagens conjuntas com outras distribuidoras, 8 armazenagens em portos e 4 operadores logísticos, totalizando 95 unidades operacionais, 11 depósitos de lubrificantes, 4 operadores logísticos de lubrificantes e atuação em mais de 100 aeroportos.

No mercado de energia, a Vibra atua por meio da comercializadora Targus, da qual possui 70%. Além de atuar no mercado livre de energia, a Targus também oferece soluções de geração distribuída para clientes conectados em baixa tensão.

Segmentos Operacionais

• Rede de Postos: Consiste na comercialização de combustíveis derivados de petróleo, lubrificantes, gás natural veicular, biocombustível e produtos de conveniência da Companhia com a nossa revenda;

• B2B: Consiste na comercialização de combustíveis, derivados de petróleo, lubrificantes e prestação de serviços associados em todos os segmentos de atuação no mercado de grandes consumidores da Companhia;

• Aviação: Consiste na comercialização de produtos e serviços de aviação em aeroportos do país para as companhias aéreas nacionais e estrangeiras;

• Energia: Consiste na atuação no Ambiente Livre de Comercialização (ACL), por meio da comercializadora Targus. Atuamos também no segmento de geração distribuída e de soluções energéticas, com projetos de geração de energia no horário de ponta, eficiência energética e conservação de energia.

• Corporativo: Segmento onde estão alocados os itens que não podem ser atribuídos às demais áreas, notadamente aqueles vinculados à gestão financeira corporativa, o overhead relativo a? Administração Central e outras despesas, inclusive as atuariais referentes aos planos de pensão e de saúde destinados aos aposentados e pensionistas.

O que são as ações da Vibra Energia (VBBR3)?

Ações nada mais são do que “pequenos pedaços” de uma companhia. É como se pegássemos tudo o que uma empresa vale, dividíssemos em diversas frações e cada uma dessas frações é uma ação. A ação, portanto, é a menor fração possível da capitalização total de uma empresa.

Uma empresa lança ações na bolsa de valores para vender esses pequenos pedaços. Assim, ela capta recursos para serem investidos da melhor forma. Quem compra ações, divide com a empresa o risco do empreendimento. Mas se a totalidade de recursos captados for bem utilizada, a empresa passa a valer mais.

Ora, se cada ação corresponde a “um pedaço” da empresa, se a empresa passa a valer mais, os “pedaços” valorizam proporcionalmente. Então, quem compra ações – tornando-se sócio, acionista ou investidor – vê seu investimento valorizar. Não só isso, passa a receber lucros, quer dizer, parte dos lucros, em forma de dividendos.

História da Vibra Energia (VBBR3)

  • 1953 - O presidente Getúlio Vargas assina em 3 de outubro a lei 2.004, que cria a Petróleo Brasileira S.A. – Petrobras. A companhia é o fruto da campanha “O Petróleo é Nosso”, que mobilizou toda a sociedade brasileira.
  • 1958 - A Petrobras lança sua primeira marca institucional, claramente inspirada na bandeira brasileira.
  • 1961 - Inaugurado o primeiro posto Petrobras, o Posto Motel Guarapari, em Brasília (DF), a nova capital do país.
  • 1963 - Criação do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (Cenpes), reunindo todas as atividades de pesquisa tecnológica na Petrobras. Ao longo dos anos, o Cenpes iria se tornar referência internacional no setor de petróleo.
  • 1969 - Início dos levantamentos geofísicos na Bacia de Campos (RJ), com a perfuração do primeiro poço submarino na região.
  • 1971 - Em 12 de novembro é criada a Petrobras Distribuidora, com o objetivo de exercer a atividade de distribuição de derivados de petróleo e álcool carburante, em caráter competitivo e em igualdade de condições com as demais empresas distribuidoras em funcionamento no Brasil. Na época, a rede de postos contava com 840 unidades. Nessa mesma ocasião, o escritório de design Aloísio Magalhães cria a marca BR e a imagem dos postos de serviços.
  • 1973 - Lançamento da linha de óleos lubrificantes Lubrax
  • 1982 - A marca BR passa por uma modernização, novamente a cargo do escritório Aloísio Magalhães.
  • 1985 - A bomba eletrônica “T”, lançada no ano anterior, tem seu design premiado e é escolhida para integrar a coleção permanente do Museu de Arte Moderna de Nova York.
  • 1989 - O edifício Horta Barbosa (Edihb), localizado no bairro do Maracanã, no Rio de Janeiro, homenageia o general de mesmo nome, defensor do monopólio do petróleo e que esteve à frente, nos anos 1950, da campanha “O petróleo é nosso”.
  • 1992 - Um posto de bandeira Petrobras, o Bracarense, na Praça da Bandeira, no Rio de Janeiro, é o primeiro a oferecer Gás Natural Veicular (GNV). Em pouco tempo, o novo combustível conquistaria muitos adeptos, principalmente entre os taxistas.
  • 1994 - As marcas da Petrobras e da BR se fundem, com a adoção do símbolo BR por todas as empresas do Sistema Petrobras.
  • 1996 - Começa a implantar o programa De Olho no Combustível, para supervisionar e garantir a qualidade dos combustíveis comercializados nos postos Petrobras. Em pouco tempo, o programa se torna um sucesso entre os consumidores e é copiado pelas outras grandes distribuidoras.
  • 1998 - Os postos Petrobras de todo o país começam a receber a “nova imagem”, com um visual mais moderno e atraente.
  • 2002 - É inaugurado o primeiro posto Petrobras na Argentina. Nesta época, acontece também o fechamento de capital da Petrobras Distribuidora.
  • 2004 - Adquire os ativos da Agip do Brasil e aumentamos substancialmente nossa participação no mercado de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), com a criação da subsidiária integral Liquigás, que posteriormente seria transformada em subsidiária da Petrobras. Neste ano é lançado também o cartão Petrobras.
  • 2005 - Começam as vendas de biodiesel. A BR é a primeira a oferecer o produto em toda a sua rede de postos, cobrindo 100% do território nacional.
  • 2007 - Em operação envolvendo também o Grupo Ultra e a Braskem, a Petrobras adquire os ativos de distribuição da Ipiranga nas Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país. Por recomendação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), é criada uma empresa, a Alvo, para gerir esses ativos até o final da análise do negócio pelo órgão.
  • 2009 - É lançada a nova marca do De Olho no Combustível, simbolizando o infinito, com o objetivo de mostrar a busca contínua por qualidade.
  • 2011 - Chegamos aos 40 anos. Em novembro, como parte das comemorações é inaugurado o Posto do Futuro, na Barra da Tijuca, no Rio.
  • 2014 - As lojas BR Mania completam 20 anos e chegam a mais de mil unidades em todo o Brasil. Lançada a nova gasolina Petrobras Grid, que logo se torna sucesso de vendas e sinônimo de qualidade em combustíveis aditivados. Também neste ano ganha uma nova sede, o Edifício Lubrax, no bairro da Cidade Nova, no Rio de Janeiro.
  • 2016 - Completa 45 anos de existência como líder absoluta de mercado e referência no setor de distribuição e comercialização de derivados de petróleo.
  • 2017 - Lança na BM&FBovespa a oferta pública inicial de 28,75% das ações, marcando o retorno ao mercado financeiro.
  • 2019 - Por meio da oferta pública subsequente de ações (Follow on), a BR tornou-se efetivamente uma empresa privada com capital pulverizado na B3. Com isso, a companhia ganha mais agilidade para atuar em um mercado cada vez mais competitivo.
  • 2020 - No contexto da pandemia, desenvolve diversas iniciativas envolvendo os cuidados especiais e protocolos de segurança para colaboradores, parceiros de negócios, clientes e consumidores. Continua sendo a única distribuidora de combustíveis a integrar o índice de sustentabilidade da B3 (ISE B3) além de estar no índice de carbono eficiente da B3 (ICO2). Após mais de 20 anos, lança uma nova imagem para postos revendedores, lojas de conveniência e centros automotivos Lubrax+ e fecha uma bem-sucedida parceria com a Ame em meios de pagamentos.
  • 2021 - Com o segundo follow on, se transforma em uma verdadeira Corporation, sem controlador definido e continuando a seguir as melhores práticas de governança corporativa. Lança também a nova marca, Vibra, que simboliza o reposicionamento como empresa de energia e a preocupação com a transição energética e a agenda ESG.


AÇÕES DA VIBRA ENERGIA (VBBR3): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?

As ações da Vibra Energia (VBBR3) são negociadas na bolsa de valores brasileira, a B3.

Todas as negociações são em ambiente eletrônico, proporcionado pelo PUMA (Plataforma Unificada Multiativos).

Com um celular ou um computador simples, podemos comprar ações da Vibra Energia (VBBR3).

Essa facilidade toda esconde o ambiente altamente competitivo dos mercados: grandes empresas financeiras se digladiam entre si em busca de preços vantajosos para compra e venda de grandes volumes de ações e outros ativos negociados.

Esses big players, geralmente distribuem ativos no topo do mercado, aproveitando o otimismo dos participantes mais fracos e acumulam ativos quando todos estão desesperados vendendo. Eles já compram quando está no meio da queda... pense por exemplo na recente queda devido ao Novo Coronavírus. Enquanto tantas pessoas choravam desesperadas, vendendo ações que compraram no topo, com medo de perder tudo, os big players aproveitaram para encher o carrinho enquanto os preços caíam, com ações de empresas que, sabem eles, voltarão a subir mais dia menos dia.

Considerando um cenário desses, é fundamental uma metodologia que nos mostre o comportamento do volume de negociações e, por tabela, o comportamento dos big players. Atualmente, a metodologia que melhor faz isso no Brasil é o Raio X Preditivo.

Quais ações a Vibra Energia possui?

A Vibra Energia (VBBR3) atualmente possui apenas ações ordinárias, que são aquelas que permitem voto nas assembleias e também têm direito a dividendos e outros proventos e seguranças.

Qual são os códigos das ações da Vibra Energia

Todas as ações da bolsa possuem códigos de negociação formados por quatro letras e um numeral. O código também é chamado de ticker. O ticker da Vibra Energia é VBBR3.

As ações da Vibra Energia (VBBR3) são negociadas em quais bolsas?

As ações da Vibra Energia (VBBR3) são negociadas exclusivamente na bolsa de valores brasileira. Elas não participam de nenhum programa de recibos em mercados estrangeiros, que permitiria que essas ações fossem negociadas em outros países.


FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA VIBRA ENERGIA (VBBR3)?

Podemos ganhar dinheiro com ações da Vibra Energia (VBBR3) de diversas formas:

Trade com ações da Vibra Energia (VBBR3)

O trade significa operações de curto prazo: day trade (operações que começam e terminam no mesmo pregão), swing trade (operações de poucos dias), position trade (operações de poucas semanas).

Podemos:

• Comprar, se achamos que a ação vai subir de preço durante um certo tempo

• Vender, se achamos que vai cair de preço. Para isso, alugamos ações, vendemos e recompramos quando quisermos realizar o lucro (ou interromper o prejuízo, caso o preço aumente)

Ganhar dividendos com ações da Vibra Energia (VBBR3)

Os investidores, além de ficarem sócios das empresas, esperando a valorização do papel ao longo do tempo, também podem ser remunerados com parte dos lucros da companhia. Isso se dá através de dividendos (ou juros sobre capital próprio). Com os dividendos, eles podem comprar mais ações e, a seguir, ter direito a mais dividendos ainda. Isso só dá certo se a empresa for lucrativa e pagar bons dividendos regularmente. Sempre confira o histórico de dividendos de uma empresa e seu dividend yield (a porcentagem que o dividendo representa frente ao preço da ação).


INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DA VIBRA ENERGIA (VBBR3): QUAL DECISÃO TOMAR?

Mais do que números de resultados ou notícias ou dados da empresa, julgamos que o comportamento institucional é determinante para a decisão do pequeno investidor ou trader na hora de comprar ou vender uma ação.

Os big players são responsáveis por mais de 80% do volume de negócios das bolsas mundiais. Esse volume denuncia se eles estão se posicionando na compra ou na venda de ativos e antecipa movimentos importantes de preço.

Se há um fator que deve ser levado em consideração para sabermos se devemos investir em qualquer ação, este fator é o volume de negócios e em que contexto.


FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DA VIBRA ENERGIA (VBBR3)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR

  • Taxa de corretagem: cobrada pelas corretoras pelo serviço de execução das ordens de compra e de venda. Varia de acordo com a corretora e costuma ter a ver com o tamanho da ordem ou seu valor financeiro
  • Taxa de custódia: as corretoras estão deixando de usar esta taxa que corresponde ao serviço de manter as ações que você decide manter por algum tempo em sua conta
  • Taxas da bolsa: os emolumentos ou taxas da bolsa de valores podem chegar a 0,03% ou pouco mais que isso do valor financeiro de cada ordem emitida, de compra ou venda
  • ISS: o Imposto Sobre Serviços é equivalente a 5% do valor da taxa de corretagem
  • Imposto de renda: incide sobre o lucro. Para day trade, a alíquota é de 20%. Para operações com mais de um dia a alíquota é de 15%. No day trade, podemos descontar meses com prejuízo do atual com lucro, fazendo um abatimento sobre o valor sobre o qual incidirá a alíquota de 20%. Nas operações com mais de um dia, nos meses em que houver vendas inferiores a R$ 20 mil, há isenção, mesmo que exista lucro
  • A B3 começou a cobrar 0,12% sobre os dividendos recebidos por carteiras de ações cujo valor seja igual ou superior a R$ 20 mil.


COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DA VIBRA ENERGIA (VBBR3)?

O Raio X Preditivo é uma metodologia que prioriza a análise do volume de ativos negociados, considerando esse fator como o combustível do movimento dos preços, sendo a causa dessa volatilidade. Ao passo que outras metodologias usarão o próprio preço (mero efeito) como fator primordial na tomada de decisões.

Como o volume de negociações na bolsa, geralmente é ocasionado pelos big players, pelos investidores institucionais, também podemos considerar que o Raio X Preditivo se trata do estudo da atuação desses participantes, usando suas posições como referência para encontrar oportunidades de trades saudáveis: em que o risco é menor do que a chance de lucrar, isto é, se houver prejuízo ele será pequeno e, se houver ganhos, eles serão grandes.

Para tanto, o Raio X Preditivo usa uma série de conceitos e ferramentas (indicadores Sato’s) para aplicar esses conceitos de forma intuitiva sobre o deslocamento do preço no tempo, nos gráficos dos ativos.


COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DA VIBRA ENERGIA (VBBR3)?

• Passo fundamental: fazer um curso sobre bolsa de valores, trade e investimento. Pelos motivos acima recomendamos o Raio X Preditivo. Sem um curso, qualquer que seja, é inviável ter bons resultados neste que é um dos mercados mais competitivos que existe

• Abra uma conta em uma corretora de valores

• Comece a fazer uso da conta simulada: é mais fácil treinar primeiro em um ambiente em que não há risco de perder.

• Só depois de ter bons resultados na conta simulada passe para a conta real. A conta simulada é bem mais fácil, por não envolver o fator emocional (perder dinheiro de verdade influencia e muito!), porém, se você não tiver bons resultados na conta simulada não será na real que conseguirá

• Agora sim... depois de treinar semanas ou meses na conta simulada, comece a operar na contar real.

CONCLUSÃO SOBRE AS AÇÕES DA VIBRA ENERGIA (VBBR3)

A Vibra Energia é uma empresa consolidada em nosso mercado, sendo a principal distribuidora de combustíveis, em diversos setores que precisam desse insumo essencial. Não há dúvida de que se trata de uma companhia sólida e segura. Mas o preço dos ativos flutua ao sabor das leis de mercado e, assim como podem estar em alta em determinado momento, no outro podem desabar. Esses movimentos são consequência ou efeito de outro fator mais importante, o volume de negócios, que é coordenado pelos big players, os institucionais. O Raio X Preditivo leva essa informação em consideração para ajudar você a tomar as melhores decisões de investimento de longo prazo ou mesmo de trades de prazo mais curto.

Escrito por Luiz Sato

Segundo Sato sua missão é transmitir conhecimento avançado aos traders brasileiros para aplicarem as metodologias e as ferramentas disponibilizadas ao seus alunos aumentando as probabilidades de ganhos nos mercados que são altamente competitivos e dominados principalmente pelos HFT´s (Robôs de alta frequência).

Deixe seu comentário