Ações das Lojas Renner (LREN3): Comprar ou Vender?

As ações das Lojas Renner (LREN3) podem estar em um bom momento para investir ou mesmo fazer trades e a atuação dos investidores fortes aponta o caminho. O Raio X Preditivo sabe como ler essa atuação

As ações das Lojas Renner (LREN3) são de uma grande rede de lojas de moda e também de utilidades para o lar com presença no Brasil inteiro. Será este o momento de investir no varejo, mesmo considerando a inflação momentânea que enfrentamos, bem como o freio no consumo que a atual conjuntura provoca?

Nossa intenção aqui, sim, é apresentar as ações das Lojas Renner(LREN3), mas queremos acima de tudo introduzir a metodologia que usamos para embasar nossa tomada de decisão na compra ou na venda de ativos na bolsa de valores. A atuação dos big players é, muitas vezes, contra intuitiva e, nos piores momentos, observamos que eles estão a comprar determinadas ações. Através da análise do volume de negócios, o Raio X Preditivo consegue determinar como esses participantes fortes estão atuando e como você, como investidor ou trader, pode usar essa atuação a seu favor, escolhendo os melhores momentos para comprar e para vender.

As Lojas Renner têm 988.779.779 ações ordinárias, das quais 977.821.540 (98,89%) estão em livre negociação.


O QUE É AS LOJAS RENNER E SUAS AÇÕES (LREN3)?

Segundo a página das ações das Lojas Renner (LREN3) no site da B3, a bolsa de valores brasileira, a companhia se enquadra nas seguintes categorias:

• Atividade Principal: Loja de Departamentos (Comércio Varejista).

• Classificação Setorial: Consumo Cíclico / Comércio / Tecidos. Vestuário e Calçados.

A Lojas Renner S.A. é uma varejista brasileira do mercado de moda e utilidades domésticas.

A Lojas Renner S.A. nasceu em 1922, como o Grupo A. J. Renner. Desmembrou-se do grupo em 1965 e suas lojas começaram a ficar mais parecidas com o que são hoje. Dois anos depois, em 1967, transforma-se em uma empresa de capital aberto, com ações negociadas na bolsa de valores.

O início da expansão se seu na década de 1990. Nesse período chegou aos Estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e para o Distrito Federal.

Foi somente em 2017 que a empresa criou a subsidiária incorporada Realize Soluções Financeiras, que oferece serviços de crédito, seguros e assistências aos seus clientes.

Em 2010, lançou o e-commerce e em 2011, a Lojas Renner S.A. adquiriu a Camicado (casa e decoração).

Em 2013, surge a Youcom, marca voltada ao público jovem. Em 2016, lança a Ashua, para atender ao segmento plus size.

Os negócio da Lojas Renner

Renner: Maior varejista de moda omni no Brasil, com 20 marcas próprias, conta com 404 lojas físicas (392 em todos os estados do Brasil, oito lojas no Uruguai, quatro lojas na Argentina), loja online e outros oito canais de venda, além de marketplace.

• Camicado: Marca especializada em casa e decoração, presente em todas as regiões do Brasil, com 119 lojas, mais e-commerce. Além dos itens de revenda, desenvolve itens de marca própria e conta com sellers no seu marketplace.

Youcom: Marca jovem de vestuário e acessórios, oferece roupas, calçados e acessórios femininos e masculinos. Conta com 104 lojas em todas as regiões do Brasil, além de e-commerce.

• Ashua: Marca lançada em 2016 no e-commerce voltada à moda curve e plus size. Desde 2018, conta também com nove lojas físicas para ampliação da oferta omnicanal.

• Repassa: Repassa é uma plataforma online que revende roupas, calçados e acessórios. Startup nativa digital, fundada em 2015, com sustentabilidade no centro, o Repassa amplia a oferta aos clientes com um serviço adjacente à atuação no varejo, gerenciando a revenda de moda.

• Realize: apoia a fidelização e a conveniência dos nossos clientes, dando suporte à operação de varejo da Companhia com a oferta de um conjunto de serviços financeiros aos clientes, entre eles o Cartão Renner (private label) e o Meu Cartão (cartão de crédito internacional), além de linhas de crédito para fornecedores da Companhia, do Saque Rápido e de um portfólio de seguros.

O que são as ações das Lojas Renner (LREN3)?

Quando uma empresa passa a negociar ações na bolsa de valores, na verdade, ela está vendendo “pedacinhos” de seu capital social para investidores. Dessa forma, ela arrecada recursos para continuar seu desenvolvimento.

Os investidores, ao comprar “pedacinhos” da empresa, estão aceitando o risco do empreendimento, mas têm esperança do bom uso dos recursos e, assim, a empresa poderá prosperar e crescer.

Se a empresa crescer, as ações acompanham esse crescimento (afinal, são “pedaços” do capital social da companhia).

Por outro lado, uma empresa que cresce, dá lucro, em tese. Parte desses lucros deve ser dividida com os acionistas. Assim, os investidores recebem parte desse lucro em forma de dividendos ou juros sobre capital próprio.

História das Lojas Renner (LREN3)

Década de 20 - Toda a família do fundador residia em São Sebastião do Caí, uma cidade a 60km da capital gaúcha. Anos depois, morando em Porto Alegre, decidiu investir na indústria fabril, abrindo uma fábrica no bairro Navegantes e produzindo capas de pura lã masculinas. Depois a Renner começou a ampliar e a diversificar suas atividades empresariais, com plantações de linho - matéria-prima para a fabricação de trajes masculinos - que inspiraram o primeiro conceito empresarial lembrado: "Renner, a boa roupa, ponto a ponto".

1922 - Abre o primeiro posto de venda da fábrica, na Rua Doutor Flores em Porto Alegre. Com o tempo, a Lojas Renner inclui departamentos de eletroportáteis, bazar e artigos para presente, móveis, utensílios para o lar, artigos esportivos, cama, mesa e banho

1940 - Em 1940, ainda como uma empresa pertencente ao grupo, o mix de produtos foi ampliado e passou a operar como uma loja de departamentos.

1945 - Primeira loja de departamentos - Loja Otávio Rocha.

1965 - O Grupo A.J. Renner optou por desmembrar as diferentes empresas que o formavam, ocasião em que foi então constituída a companhia Lojas Renner S.A.

1967 - Se transforma em uma empresa de capital aberto.

1990 - Profunda reestruturação, passando a operar no formato de loja de departamentos especializada em moda. Expandiu suas operações para além do Rio Grande do Sul, chegando a Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e para o Distrito Federal.

1991 - Iniciou o processo de reestruturação. A companhia contava com oito lojas e, até novembro de 1998, já havia inaugurado 13 novas lojas, totalizando 21 unidades;

1994 - O processo de expansão começa no estado de Santa Catarina

1996 - Primeira loja no estado do Paraná

1997 - Primeiras lojas no estado de São Paulo.

1998 - A J.C. Penney Brazil Inc. subsidiária de uma das maiores redes de lojas de departamentos dos EUA, adquiriu o controle acionário da companhia com isto a obteve acesso a fornecedores internacionais, a consultoria de especialistas na escolha de pontos comerciais, bem como a adoção de procedimentos e controles internos diferenciados. Dessa forma, a Renner intensificou seu processo de expansão inaugurando mais de 30 unidades da empresa no Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.

2002 - Com o conceito de lifestyle nas coleções e nas lojas, as coleções passam a ser desenvolvidas por estilos de vida e compostas por marcas próprias que refletem um jeito de ser e de vestir

2005 - Com 64 pontos-de-venda, a JC Penney, em conjunto com os administradores das Lojas Renner, optou pela venda do controle da companhia através de oferta pública de ações na B3. As Lojas Renner entraram então na B3 como a primeira companhia no país a ter seu capital pulverizado e aproximadamente 100% das ações em circulação.

2011 - Adquiriu a Camicado, uma empresa no segmento de casa e decoração que hoje já está presente em todo o país com mais de 110 lojas.

2013 - Lançou a Youcom, um novo modelo de negócio para o público jovem em um ambiente de loja especializada, e conta com 98 lojas no Brasil.

2016 - Lançou a Ashua, uma marca de moda plus size

2017 - Constitui-se a Realize CFI, instituição financeira. Inaugura sua primeira operação no exterior.

2021 - Inaugura a primeira loja circular do País, no Rio de Janeiro, que alinha a circularidade à transformação digital, para criar uma experiência única para os clientes, com a melhor escolha de recursos e materiais para reduzir o impacto ambiental desde a concepção até a operação.


AÇÕES DA LOJAS RENNER (LREN3): ONDE E COMO SÃO NEGOCIADAS?

As ações da Lojas Renner (LREN3) são negociadas na B3, a bolsa de valores brasileira, através da Plataforma Unificada Multiativos, que permite negociações exclusivamente eletrônicas, seguras, rápidas e acessíveis.

Podemos comprar e vender ações através de nossos computadores e celulares, tendo uma conta em uma corretora de valores.

Devemos, porém, estar ciente da presença massiva de investidores institucionais nesse mercado, participantes capazes de movimentar os preços de acordo com o controle do volume de ativos comprados e vendidos (aumento de demanda e oferta e também retirada da oferta e da demanda), a fim de se aproveitar de eventos de grande liquidez em quedas e altas dos ativos.

Assim, é fundamental que estejamos munidos de uma metodologia eficiente que permita a leitura do volume e sua influência sobre o preço, a fim de seguirmos o comportamento desse “dinheiro esperto”.

A metodologia que melhor lê a atuação institucional através do volume de negócios, atualmente, é o Raio X Preditivo.

Quais ações a Lojas Renner possui?

A Lojas Renner possui ações ordinárias (direito a voto, com dividendos).

Qual são os códigos das ações da Lojas Renner

As ações na bolsa de valores são negociadas através de seus respectivos códigos ou tickers conhecidos por quatro letras e um numeral de um ou dois dígitos.

No caso, as ações da Lojas Renner são negociadas sob o código LREN3.

As ações da Lojas Renner (LREN3) são negociadas em quais bolsas?

As BDRs da Lojas Renner são negociadas na bolsa de valores brasileira, mas também nos Estados Unidos, sob a forma de ADRs

Em 21 de fevereiro de 2017, o Programa de American Depositary Receipts -“ADRs” – Nível 1 da Lojas Renner S.A. foi declarado efetivo pela SEC – Securities and Exchange Commission, de acordo com as seguintes características:

• Instituição Depositária: The Bank of New York Mellon

• Instituição Custodiante: Itaú Unibanco S.A.

• Tipo de Valor Mobiliário: Ações ordinárias nominativas, escriturais e sem valor nominal representadas por ADRs evidenciando as ADSs

• Proporção: 1 (um) ADR corresponde a 1 (uma) ação ordinária da Companhia

• Negociação: Mercado de Balcão (OTC) em Nova Iorque, nos Estados Unidos

• Símbolo: LRENY

O Programa visa aumentar a visibilidade da Companhia no mercado de capitais, promovendo a liquidez das ações, ampliando a base de acionistas e facilitando o acesso ao papel por parte dos investidores estrangeiros. A Companhia esclarece que o referido Programa de ADRs não representou aumento de capital, emissão de novas ações ou oferta pública de ações já existentes.


FORMAS DE GANHAR COM AÇÕES DA LOJAS RENNER (LREN3)?

Podemos ganhar dinheiro com ações da Lojas Renner de diversas maneiras:

Trade com ações da Lojas Renner (LREN3)

O trade não prevê grande permanência na operação.

• Day trade: operação que começa e termina no mesmo dia

• Swing trade: operação que dura poucos dias

• Position trade: operação que dura poucas semanas

A ideia é entrar na operação e, assim que se atingir um certo patamar de lucro, sair dela:

• Se achamos que vai subir, compramos. Encerramos a operação com uma venda com lucro (caso a ação suba) ou prejuízo (caso a ação caia)

• Se achamos que vai cair, alugamos ações e vendemos. Encerramos a operação com uma compra com lucro (se a ação cair) ou com prejuízo (se cair)

A venda de ações que não temos é possível através de aluguel de ações, uma operação facilitada pelas corretoras de valores. É bem comum. Esse tipo de venda é chamado de venda a descoberto ou, em inglês, “short”.

Ganhar dividendos com ações da Lojas Renner (LREN3)

Os investidores preferem a compra de ações para ficar com elas durante muitos anos ou décadas. Se a ação cai, eles aproveitam para comprar mais. Eles preferem ações que paguem dividendos. Com os dividendos compram mais ações.

Claro que, para isso ser possível, é necessário que a empresa seja lucrativa e, portanto, tenha bons dividendos. Sempre verifique se a empresa paga dividendos regularmente a cada trimestre e que o dividendo é bom (através do dividend yield).


INVESTIR OU NÃO INVESTIR EM AÇÕES DAS LOJAS RENNER (LREN3): QUAL DECISÃO TOMAR?

Independentemente do cenário que se desdobra para os shoppings, frente á crise do Novo Coronavírus e seus desdobramentos, o investidor e o trader, não importando sua periodicidade operacional (curto ou longo prazo), devem levar em conta o posicionamento dos big players, aqueles que têm condições não só de avaliar o mercado com projeções e informações privilegiadas, mas que conseguem controlar e se aproveitar do deslocamento do preço através de grandes volumes de negociação.

Para isso, é fundamental uma leitura que não leve em conta apenas o preço (fator secundário), mas também o volume (fator primário de análise). Seria má ideia se posicionar em ações em que conseguimos detectar que os big players estão distribuindo, vendendo a um preço que consideram caro e vantajoso para a venda.

O Raio X Preditivo, pode, por exemplo, determinar regiões do gráfico e faixas de preço em que é mais provável em que os big players estejam comprando, seja para montar posições compradas ou para defender preços em que já compraram um volume muito grande de ativos e para baixo dos quais não seria interessante que o preço passasse a oscilar.


FICOU INTERESSADO EM AÇÕES DAS LOJAS RENNER (LREN3)? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PARA COMEÇAR

  • Taxa de corretagem: cobrada pelas corretoras pelo serviço de execução das ordens de compra e de venda. Varia de acordo com a corretora e costuma ter a ver com o tamanho da ordem ou seu valor financeiro
  • Taxa de custódia: as corretoras estão deixando de usar esta taxa que corresponde ao serviço de manter as ações que você decide manter por algum tempo em sua conta
  • Taxas da bolsa: os emolumentos ou taxas da bolsa de valores podem chegar a 0,03% ou pouco mais que isso do valor financeiro de cada ordem emitida, de compra ou venda
  • ISS: o Imposto Sobre Serviços é equivalente a 5% do valor da taxa de corretagem
  • Imposto de renda: incide sobre o lucro. Para day trade, a alíquota é de 20%. Para operações com mais de um dia a alíquota é de 15%. No day trade, podemos descontar meses com prejuízo do atual com lucro, fazendo um abatimento sobre o valor sobre o qual incidirá a alíquota de 20%. Nas operações com mais de um dia, nos meses em que houver vendas inferiores a R$ 20 mil, há isenção, mesmo que exista lucro
  • A B3 começou a cobrar 0,12% sobre os dividendos recebidos por carteiras de ações cujo valor seja igual ou superior a R$ 20 mil.


COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR AÇÕES DAS LOJAS RENNER (LREN3)?

O Raio X Preditivo é uma metodologia que considera o volume como a causa dos movimentos de preço.

O preço é uma informação secundária!

Sem o volume o preço não se move ou, então, quando se move, não tem força para sustentar um movimento sólido.

Por outro lado, se observamos as causas (volume), conseguimos nos adiantar aos efeitos.

Como a maior parte do volume de negócios das bolsas mundiais é de responsabilidade dos investidores institucionais (estima-se que mais de 80%), podemos considerar que o Raio X Preditivo é uma metodologia que estuda o comportamento desses participantes fortes.

Dessa forma o pequeno investidor e o pequeno trader, conseguem se posicionar de acordo com o comportamento desses big players, encontrando zonas de negociação mais seguras, com maior potencial de ganho e menor risco.


COMO FAÇO PARA COMPRAR AÇÕES DAS LOJAS RENNER (LREN3)?

• Iniciar o seu curso de bolsa de valores, investimentos, trade e mercado. Nós recomendamos o Raio X Preditivo. Sem um mínimo de conhecimento, você não tem chance: a bolsa é um dos mercados mais violentos que existe e você não terá a menor chance sem o conhecimento básico correto

• Abra sua conta na corretora: é grátis. E você não vai investir ainda. Treine na conta demo, em que você fará operações sem risco de perder dinheiro. Teste seus novos conhecimentos em segurança e só passe para a conta real quando estiver tendo resultados consistentes.

• A conta demo é mais fácil. Porém, se você não conseguir resultados nem na conta demo, não será na conta real que conseguirá: com dinheiro de verdade em risco tendemos a cometer mais riscos

• Depois de treinar suficientemente, passe para a conta real comprando e vendendo ações da Lojas Renner (LREN3) e outras ações da bolsa de valores.


CONCLUSÃO SOBRE AS AÇÕES DAS LOJAS RENNER (LREN3)

As Lojas Renner estão presentes no Brasil todo e, embora um momento de inflação e baixo consumo possa ser desencorajador comprar tais ações, trata-se de uma empresa sólida e forte. O Raio X Preditivo surge como opção para quem, em momentos difíceis como este, deseja encontrar os melhores momentos para entrar em um ativo que está cada vez mais barato, apoiando sua decisão na atuação dos participantes fortes que estão bem informados e que têm capacidade de movimentar o mercado em outra direção através do controle do volume e, por conseguinte, da oferta e da demanda. Com o Raio X Preditivo, mais do que nos basearmos na conjuntura econômica ou em notícias independentes, baseamos nossas decisões nos investidores que são capazes de defender posições com resiliência. Dessa forma, tanto investimento como trades ganham a característica de excelente assimetria de risco: perde-se pouco em operações e investimentos que dão errado e ganha-se muito em operações e investimentos que dão certo, além de a metodologia ter excelente tacha de acerto, visto que se baseia na CAUSA dos movimentos de preço e não nos EFEITOS.

Escrito por Luiz Sato

Segundo Sato sua missão é transmitir conhecimento avançado aos traders brasileiros para aplicarem as metodologias e as ferramentas disponibilizadas ao seus alunos aumentando as probabilidades de ganhos nos mercados que são altamente competitivos e dominados principalmente pelos HFT´s (Robôs de alta frequência).

Deixe seu comentário