Armadilhas de Mercado: não seja uma presa da bolsa de valores

Você pode estar sendo uma presa da bolsa de valores, caindo nas armadilhas de mercado a toda hora

?Armadilhas de mercado são um recurso proposital ou não dos grandes players pra testar a demanda e a oferta e, ao mesmo tempo, sugar mais participantes pra trades perdedores nos ativos da bolsa.

Basicamente, as armadilhas de mercado são “falsos rompimentos” de range ou de suportes e resistências. No Raio X Preditivo chamamos esses eventos de armadilhas porque eles são, boa parte das vezes, facilmente detectáveis através do volume envolvido.

Armadilhas de mercado podem acontecer tanto em um fundo (armadilhas de mercado de fundo) quanto no topo (armadilhas de mercado de topo).

Quando acontecem em um fundo, muitos participantes fracos irão abrir posições vendidas, porque acham que a tendência de queda vai continuar (rompimento de fundo anterior ou rompimento de suporte).

Quando acontecem em um topo, muitos participantes abrirão posições compradas, porque acham que a tendência de alta terá continuidade (rompimento de topo anterior ou rompimento de resistência).

Porém, ao abrir essas posições, eles percebem que o mercado acaba por ir em outra direção, sendo stopados ou, se não são estopados, ficam presos em suas posições perdedoras (locked by position), porque o movimento no sentido contrário pode ser bastante forte e rápido.

Armadilhas de mercado, ao contrário de serem inimigas, suas podem se tornar verdadeiras aliadas de seus trades quando bem detectadas pelas ferramentas do Raio X Preditivo.

• Conheça o treinamento que vem mudando a forma das pessoas enxergarem o mercado. Entenda como identificar todas as fases do mercado.


O QUE SÃO ARMADILHAS DE MERCADO?

As armadilhas de mercado são assim chamadas porque de fato são armadilhas uma vez que chamam pra operações de compra e venda baseadas em rompimentos de range, de resistências, de suportes ou de topos e fundos anteriores que, finalmente, não se concretizam.

A análise técnica clássica ensina que rompimentos de topos anteriores representam continuidade de uma tendência de alta. Do mesmo modo, rompimentos de fundos anteriores caracterizam continuidade de baixa. Respectivamente, quem segue essas técnicas primárias entrará em operações compradas (no rompimento de topo) e entrará em posições vendidas (rompimento de fundo).

No entanto, o que acontece a seguir é o retorno do preço para os níveis anteriores e não poucas vezes com uma força e velocidade que, se não faz acionar o stop de proteção da operação, deixa o trader preso em uma operação de grande prejuízo.

A seguir veremos como isso acontece, por que as armadilhas de mercado acontecem e como podemos antecipá-las.


POR QUE OCORREM AS ARMADILHAS?

As armadilhas de mercado têm uma razão de acontecer e podemos entender essas razões a partir do modo como os big players atuam no mercado.

Os big players são aqueles participantes, que também podemos chamar de investidores institucionais que, através do seu poder financeiro, tecnologia e recursos humanos conseguem controlar o preço através do volume.

Pesquisadores do Instituto Federal de Tecnologia da Suíça, em 2011, descobriram que um número tão pequeno quanto 43 mil companhias são de fato representativas de todo capital mundial.

Essas 43 mil transnacionais têm em suas mãos quase que a totalidade de todo o dinheiro e crédito do mundo. Mas esses ainda não são os big players, aqueles que chamamos de institucionais.

A pesquisa do Instituto Federal de Tecnologia da Suíça levantou ainda que, naquela época, 174 companhias, através de controle acionário, eram donas direta ou indiretamente de 40% das demais 43 mil. Ou seja: passados quase 10 anos desse levantamento é bem possível que essa concentração de capital esteja ainda mais densa. Pra fins didáticos, vamos imaginar que, atualmente, 100 delas têm 50% do capital mundial hoje. Metade dessas 100, umas 50, tem intensa participação no mercado financeiro. Essas 50, em uma estimativa, são os grandes institucionais com que estamos lidando nas bolsas de valores: quase 90% do volume negociado nos mercados mundiais é de responsabilidade delas.

O que querem os big players e por que utilizam as armadilhas de mercado

O problema delas não é dinheiro. É liquidez. Como conseguir comprar e vender ativos suficientes a preços que elas consideram justos sem, assim, esgotar a liquidez nesses valores, fazendo com o que o preço caia ou suba pra regiões que não são de seu interesse?

Para isso, essas companhias atuam de certas maneiras que explicamos mais detalhadamente no artigo sobre as fases do ciclo de mercado.

Para entender as armadilhas de mercado, no entanto, vamos focar na ideia de que esses participantes conseguiram a liquidez de que precisavam e, por exemplo, acumularam ativos suficientes pra obter o lucro necessário.

Imagine um big player desses que, durante toda uma tendência de queda, comprou ativos e mais ativos aproveitando-se dos outros participantes fracos, desesperados pra vender porque os preços estavam caindo. Esses participantes fracos deram liquidez ao institucional.

Agora, os preços encontraram um certo equilíbrio e talvez tenham lateralizado, formando um range. A liquidez está minguando.

Porém, antes de dar o próximo passo, que é fazer o mercado girar pra uma tendência de alta, esse institucional precisa ter certeza de que não há outro player forte no mercado querendo dar continuidade às ofertas, dando continuidade, assim, à queda.

Nesse momento, o player se retira do mercado. Isso é facilmente detectado pelas ferramentas do Raio X Preditivo, pois sem a presença do institucional, o volume de negócios diminui substancialmente.

Com uma liquidez menor, seria fácil pra outro institucional interessado na continuidade da queda, posicionar um volume maior de ofertas de venda e jogar os preços ainda mais pra baixo. Isso é o que chamamos de teste de oferta. O preço poderá retornar ao fundo, mas sem volume.

Porém, o próximo passo são as armadilhas de mercado. O preço pode vir a romper o último fundo, mas sem presença institucional. E, assim, participantes que acreditam no rompimento abrirão mais posições vendidas.

Nesse momento, o institucional poderá retomar a sua atuação na compra. Desta vez, no entanto, de forma agressiva, buscando os preços de venda cada vez mais acima no gráfico do ativo. Como a essa altura a liquidez está baixa, fica fácil consumir as ofertas de venda a preços cada vez mais altos. E os preços, naturalmente, sobem, com a demanda aumentada propositadamente pelo institucional.

Porém, muitos participantes fracos fizeram vendas. Muitos outros fizeram operações vendidas. E terão que encerrá-las pra não terem prejuízos maiores do que já estão sofrendo. Operações vendidas são encerradas com compras. E o encerramento das operações, portanto, aumenta a demanda. Mais demanda, mais alta de preços.

O forte movimento pra cima, por outro lado, atrai outros participantes em operações compradas. Mais demanda, mais alta de preços.

Neste momento, o institucional já parou de comprar. Já está vendendo os ativos que comprou durante o movimento de queda, durante a lateralização no fundo, durante as armadilhas de mercado de fundo. Agora ele está aproveitando a liquidez oferecida pelos participantes fracos eufóricos, porém, na venda.

Portanto, as armadilhas de mercado fazem parte de um processo muito maior.

Detectando as armadilhas de mercado

Existem diversos “sintomas” que podem denunciar que rompimentos são, na verdade, armadilhas de mercado e que, por isso, pedem cautela antes de qualquer tomada de decisão.

A questão é que somente através da observação do comportamento do volume nos últimos períodos é que darão as evidências de que se tratam de armadilhas de mercado.

Primeiro é o caso de olhar os antecedentes desse rompimento. Muitas vezes uma tendência é marcada por um momento de intenso volume. Se é o final de uma tendência de alta, testemunhamos a “euforia máxima”. Se é o final de uma tendência de baixa, testemunhamos o “desespero extremo”. Esses dois momentos são marcados por um volume altíssimo, como se fosse um espasmo, causado pelos participantes fracos jogando a toalha, no final da queda, ou porque o mercado saturou, numa tendência de alta.

Se, depois disso, acontecer uma lateralização trata-se de uma provável acumulação, se for o provável final de uma tendência de queda, ou uma distribuição, se for o final provável de uma tendência de alta.

As armadilhas de mercado de topo acontecerão, costumeiramente, durante ou ao final de uma distribuição. As armadilhas de mercado de fundo acontecerão, costumeiramente, durante ou ao final de uma acumulação. Claro, pra termos uma armadilha de mercado, nem acumulação nem distribuição são obrigatórias.

E como verificamos todos esses “sintomas”? Como detectamos euforia máxima, desespero extremo, distribuição, acumulação e armadilhas de mercado? A resposta é uma só palavra:

Volume.

Por exemplo: desespero extremo e euforia máxima têm um grande volume, com intensa participação institucional. Já as armadilhas, geralmente, são caracterizadas pelo seu baixo volume. Da mesma forma os testes de demanda e de oferta, quando os institucionais se retiram do jogo pra ver se o preço tem força (volume) o suficiente pra voltar a níveis anteriores, o fluxo de ordens também cai.

Para conseguir detectar as armadilhas de mercado, as ferramentas e conceitos mais interessantes são apresentados pelo Raio X Preditivo.

• Conheça o treinamento que vem mudando a forma das pessoas enxergarem o mercado. Entenda como identificar todas as fases do mercado.?


COMO IDENTIFICAR UMA ARMADILHA DE MERCADO?

As melhores formas de identificar armadilhas de mercado são proporcionadas pelas ferramentas e conceitos do Raio X Preditivo.

Quando uma armadilha acontece?

Como pudemos concluir dos tópicos anteriores, as armadilhas de mercado acontecem quando o preço rompe um certo patamar (topo, fundo, resistência, suporte, range), e atrai diversos participantes para operações perdedoras na direção do rompimento. Porém sem volume, esse rompimento se prova falso e o preço volta para os patamares anteriores e a tendência se inverte.


TIPOS DE ARMADILHAS

As armadilhas de mercado podem acontecer tanto no topo quanto no fundo do mercado.

Armadilhas de mercado de topo

• Identificando falsos rompimentos: os falsos rompimentos, pela velha análise técnica, só são identificados quando se configuram como tal. A essa altura, diversos traders, iludidos por técnicas ultrapassadas já entraram em posições compradas. Se eles estivessem usando ferramentas de análise de volume, teriam visto que esse rompimento se deu sem participação institucional e que, portanto, não configuram força suficiente para a continuidade. Além disso, existem outros indícios: tendência de alta com forte participação institucional até aquele momento, lateralização configurando um range de distribuição, final da tendência de alta com um elevadíssimo volume, caracterizando euforia máxima, entre outros.

• Operadores travados no topo: os participantes fracos que entraram nesse falso rompimento, poderão ficar travados no topo depois de um forte retorno aos patamares de preços inferiores. Se seus stops de proteção não forem acionados ou se não tiverem stops de proteção, ficarão sem saber o que fazer nesse momento e, finalmente, terão que vender para estancar os prejuízos. Essas novas vendas aumentam a oferta do ativo, fazendo com que a nova tendência de queda se auto alimente.

• Teste de demanda; como funciona? Depois desse violento retorno a patamares inferiores de preço é comum que o player institucional se retire do mercado, reduzindo a liquidez. Dessa forma, é possível que os preços voltem a subir até próximo do rompimento. Porém, sem volume. Isso indica que não há um player forte suficiente com interesse na alta. O mercado está maduro para “dar frutos” para o big player que passará a comprar ativos, passivamente, a um preço cada vez menor.

Armadilhas de mercado de fundo

• Identificando falsos rompimentos: os falsos rompimentos também podem acontecer no fundo, naturalmente. E, do mesmo modo, a velha análise técnica, que se baseia apenas no preço, só percebe que se trata de um falso rompimento quando este se configura como tal. Diversos traders, iludidos por técnicas ultrapassadas já entraram em posições vendidas. Se eles estivessem usando ferramentas de análise de volume, teriam visto que esse rompimento se deu sem participação institucional e que, portanto, não configuram força suficiente para a continuidade da queda. Além disso, existem outros indícios: tendência de baixa com forte participação institucional até aquele momento (os institucionais estão comprando passivamente dos traders desesperados com a queda), lateralização configurando um range de acumulação, final da tendência de baixa com um elevadíssimo volume, caracterizando desespero extremo, entre outros.

• Operadores travados no fundo: ao ver o rompimento, muitos traders vão abrir posições vendidas, já que fundo rompido representa continuidade da tendência. Acontece que a partir daí haverá um forte movimento de alta para patamares de preço mais altos. Se isso acontecer e eles não tiverem stops bem posicionados, ficarão travados em suas posições perdedoras. Terão que encerrar suas posições. Posições vendidas se encerram com compras. Mais compras é igual a mais demanda. Mais demanda significa consumo das ofertas de venda mais acima e, portanto, alta dos preços. E isso alimenta ainda mais a nova tendência de alta que se forma e que será aproveitada pelos big players para vender passivamente os ativos que acumularam no fundo.

Teste de oferta; como funciona? Depois do retorno violento do preço a patamares mais elevados, o investidor institucional pode se retirar do mercado. Com isso, o preço pode voltar a cair, se aproximando da região do falso rompimento de fundo. Porém, sem os institucionais o volume é fraco e essa é uma nova oportunidade para pancada para o alto e o mercado assume definitivamente nova tendência de alta em que os big players vendem ativos passivamente a preços cada vez mais elevados.


COMO GANHAR COM AS ARMADILHAS DE TOPO/FUNDO?

Antes de mais nada, aprendendo a identificar armadilhas de mercado de topo e de fundo evitamos de PERDER dinheiro, não entrando em operações que são furadas desde o seu início, fundamentadas apenas no comportamento do preço.

Por outro lado, ao identificar uma armadilha, já ficamos preparados para procurar operações no sentido contrário do rompimento. Se foram armadilhas de mercado de fundo, estaremos de olho em operações de compra. Se foram armadilhas de mercado de topo, estaremos preocupados em encontrar vendas. Essas operações podem se dar logo depois da armadilha ou, se a oportunidade foi perdida, podemos esperar por um possível teste de demanda ou teste de oferta.

O stop dessa operação pode estar acima das armadilhas de mercado de topo ou abaixo das armadilhas de mercado de fundo. Ou, então, em outro ponto que tenha alguma ocorrência particularmente interessante denunciada pelo volume.


CONHEÇA O RAIO X PREDITIVO

O Raio X Preditivo é uma metodologia e um treinamento que sistematiza a Nova Análise Técnica. A Nova Análise Técnica se caracteriza pela dedicação ao volume como parâmetro da tomada de decisões. O volume, assim, é considerado o combustível do mercado.

• Volume e fluxo de ordens: causa do movimento de preço

• Preço: mero efeito do volume e do fluxo de ordens

No entanto, a grande maioria dos cursos e treinamentos populares no Brasil, se especializa no preço: baseia suas decisões em comportamentos passados dos ativos, reduzindo a probabilidade de acerto.

Para o Raio X Preditivo, concentrar-se na causa do comportamento dos ativos permite se antecipar à maioria dos efeitos importantes observados no preço.

Dessa forma, é possível encontrar com mais frequência regiões saudáveis de trade. Essas regiões são caracterizadas por um risco menor (stop de proteção curto) versus uma probabilidade de ganho maior.

Além disso, graças à leitura de volume, o trader não precisa se limitar a esperar que o preço atinja seu limite de prejuízo ou de lucro, saindo da operação tão logo o mercado demonstre sinais de fraqueza na direção esperada.

Também dizemos que o Raio X Preditivo é o estudo do comportamento e da atuação dos investidores institucionais já que estes participantes são responsáveis por 80%, possivelmente mais, do volume de negócios dos mercados mundiais.

CONCLUSÃO

As armadilhas de mercado de fundo e de topo são constantes no mercado e ocorrem em todos os ativos negociados na bolsa. Quem usa a análise técnica tradicional pode relatar quantas vezes perdeu dinheiro entrando em operações desencadeadas por “falsos rompimentos”. Esses rompimentos só são falsos porque eles não tiveram acesso ainda a ferramentas eficientes de volume e, acima de tudo, a conceitos que permitem a interpretação eficiente desse volume.

As armadilhas de mercado estão em uso para isso mesmo: para enganar. Porém, se você tiver a oportunidade deixará de ser enganado e, pelo contrário, usará essas ocorrências a seu favor, aumentando seus lucros nos trades na bolsa de valores.

Escrito por Luiz Sato

Segundo Sato sua missão é transmitir conhecimento avançado aos traders brasileiros para aplicarem as metodologias e as ferramentas disponibilizadas ao seus alunos aumentando as probabilidades de ganhos nos mercados que são altamente competitivos e dominados principalmente pelos HFT´s (Robôs de alta frequência).

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