BITH11: Investir fácil em Bitcoin

Como investir em bitcoin do jeito mais fácil do momento usando o BITH11: invista em bitcoin através de um ativo aprovado pela bolsa brasileira

O BITH11 é um dos ETFs (fundo de índice) que estão disponíveis na bolsa para acompanhar as oscilações do bitcoin, a mais famosa criptomoeda. A vantagem é que você não precisa colocar seus recursos em uma exchange especializada e usar os recursos disponíveis na sua própria corretora de valores. As exchanges são utilizadas por muitos investidores de criptomoedas, mas a desvantagem é que elas ainda não são regulamentadas por aqui, deixando muitos terrenos nebulosos, caso algum problema aconteça.

O BITH11 certamente é um ativo de alto risco, dadas as variações fortes que as criptomoedas e em particular o preço do bitcoin sofrem ao longo do tempo. Às vezes sobe muito e às vezes cai muito! Mas, se você souber o que está fazendo, souber dosar o quanto de seu patrimônio colocará nesse ativo mais arriscado, pode ser uma forma válida de dar uma “apimentada” em seu portfólio. Por isso, neste artigo, além do BITH11, vamos falar da metodologia que utilizamos para, observando o volume de negociação dos ativos, ficar de olho na atuação dos big players, os participantes fortes que se antecipam aos movimentos de preço ou que, até mesmo, os provocam. Dessa forma, somos capazes de nos posicionar em regiões de preço com menor risco de perdas e maior possibilidade de ganhos.


O QUE É O BITH11?

BITH11 é um ETF (exchange traded fund ou fundo de índice) que reproduz as oscilações do bitcoin.

Segundo a Hashdex, gestora do BITH11:

“Além de um ativo de grande importância tecnológica, o Bitcoin passa a ser considerado por muitos como uma potencial reserva de valor. Sua base monetária previsível, a segurança da sua rede descentralizada e o fato de que ele é um ativo descorrelacionado das demais classes de ativo chamaram a atenção de importantes investidores em geral e, recentemente, de renomados investidores do mercado financeiro tradicional, que junto com o crescimento da rede, fizeram que o Bitcoin se valorizasse milhares vezes na última década. O BITH11 é um produto que oferece acesso ao Bitcoin de forma simples, segura, regulada e sustentável na Bolsa Brasileira.”

• Objetivo do produto: retornos correspondentes à performance em Reais (R$), antes de taxas e despesas, do Nasdaq Bitcoin Reference Price ("NQBTC" ou "Índice").

• Política de investimento: no mínimo 95% do patrimônio em cotas do fundo de índice alvo, o Hashdex Nasdaq Bitcoin ETF que, por sua vez, investe em ativos financeiros emitidos e/ou negociados no exterior, em particular, Bitcoin.

• Público alvo: destinado a investidores em geral que aceitem os riscos.


O QUE É UM FUNDO DE ÍNDICE

O fundo de índice, ou ETF, é um fundo de investimento que replica a carteira de ativos de um índice do mercado, ou até mesmo de um único ativo, como é o caso do BITH11. Inclusive, é considerado uma boa opção de diversificação de investimento, sendo negociado de maneira simples, do mesmo modo como o que acontece com as ações.

O BOVA11, por exemplo, é um ETF que se destaca na B3, falando em popularidade. Ele reproduz a movimentação do Ibovespa, mas para investir nesse índice não precisa empenhar grandes quantias. Você pode comprar o BOVA11 da mesma forma que as ações, investindo na proporção que cabe no seu bolso.

Há pouca diferença entre a compra de ETFs e ações, e uma delas é que o ETF não paga dividendos. No geral, a dinâmica quanto ao imposto de renda e a forma de compra, através de plataformas gráficas de negociação ou home broker, são as mesmas.

Um ETF terá uma empresa gestora como responsável; o BITH11 está sob a atenção da Hashdex, no caso.

Atualmente, incluindo o BITH11, a B3 possui 64 ETFs sendo negociados. Alguns exemplos:

• GURU11: reproduz a carteira dos fundos de ações mais rentáveis do mercado brasileiro

• ISUS11: replica a performance do ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial calculado pela B3)

• PIBB11: reproduz o Índice Brasil 50 (IBrX-50)

• GENB11: reproduz o índice S&P/B3 Ingenius

• TECK11: replica a performance do NYSE FANG+™, índice calculado pela ICE Data Indices, LLC, projetado para representar um recorte dos setores de tecnologia e consumo

• XFIX11: replica o IFIX-L, um índice que mede o indicador de desempenho médio das cotações dos fundos imobiliários de maior liquidez negociados na B3.

Simplificando, o BITH11 é um ETF que reflete, de um modo geral, a performance de um índice desenvolvido pela Nasdaq para fornecer em tempo real o preço de referência do Bitcoin. Ele investe a partir do Hashdex Nasdaq Bitcoin ETF que, por sua vez, investe em ativos financeiros emitidos e/ou negociados no exterior, em particular, Bitcoin ou em posições compradas no mercado futuro, de modo a refletir de modo geral a performance do NQBTC (Nasdaq Bitcoin Reference Price).


QUAIS MOEDAS FAZEM PARTE DO BITH11

O BITH11 é um ETF de um ativo só, no caso, o ativo em questão é o Bitcoin. Como explicado anteriormente, o BITH11 investe em outro ETF que é o Hahsdex Nasdaq Bitcoin ETF que, por sua vez, tem seus recursos em bitcoins.

O que é o bitcoin?

O bitcoin é uma criptomoeda. Certamente a mais famosa delas e certamente um artigo seria insuficiente para falar de tudo o que ela representa e de sua história que, embora curta, é vasta.

Segundo informações da Wikipédia, uma de suas principais características é o fato de ela ser descentralizada, sendo seu objetivo as transações ponto a ponto. O primeiro artigo descrevendo a aplicação dessa moeda é de 2008, sendo apresentado no começo de 2009 na lista de discussão The Cryptography Mailing por um programador ou grupo de programadores sob o pseudônimo Satoshi Nakamoto, personalidade misteriosa até hoje e cuja real identidade jamais foi revelada.

Pode-se dizer que o bitcoin é a pioneira entre as moedas digitais descentralizadas, trazendo à baila um sistema econômico alternativo, com a possibilidade do ressurgimento do sistema bancário livre. Depois dela, vieram muitas outras criptomoedas e, desde a sua criação o bitcoin passou por uma valorização inimaginável.

As transações financeiras do bitcoin não possuem intermediários – como bancos, financeiras e emissoras de cartão, por exemplo – e são verificadas por usuários (nós da rede). Essas transações são registradas em um banco de dados distribuídos, chamado de blockchain, uma rede descentralizada, sem uma entidade centralizadora, inviabilizando que qualquer autoridade financeira ou governamental manipule a emissão e o valor da criptomoeda. Além disso, trata-se de uma moeda deflacionária, visto que à medida que o tempo passa, mais difícil fica emitir novos bitcoins. A propósito, o máximo de bitcoins que serão emitidos serão 21 milhões.


É VANTAJOSO INVESTIR EM BITH11?

São várias as vantagens de se investir em BITH11:

• Se o investimento em criptomoeda já habitava seus objetivos como investidor, saiba que a primeira vantagem desse ETF é a facilidade. Isso porque dispensa o uso de carteira virtual e de ter que comprá-la em uma exchange (corretora de criptoativos).

• É uma forma mais segura de comprar criptomoeda, visto que é regulado e fiscalizado pela CVM, Anbima e o gestor (Hashdex) é auditado pela KPMG.

• Não dispensa da obrigação de declarar Imposto de Renda mas com certeza você irá economizar tempo e dinheiro na tributação, enquanto que se comprasse a cripto diretamente teria mais dificuldades nesse sentido.

Desvantagens:

• Não é a mesma coisa que investir diretamente na criptomoeda, mas isso não faz diferença se você considerar que ter esse ETF na carteira faz sentido para seu plano de investimentos.

• Encargos: taxa de administração de 0,70% ao ano sobre o valor investido, além dos tributos e despesas com honorários de auditores.

• A volatilidade é alta.Se você não está acostumado com oscilações de 10%, 20%, 30% ou até mais em poucos dias ou ainda em um único dia, reflita se esse é o investimento ideal para você. BITH11 é um ETF com exposição próxima a 100% ao Bitcoin. Portanto, tenha cautela ao empenhar todas as suas ‘fichas’ nesse ETF. Esteja ciente que a volatilidade existe e pode ser vantajosa se estiver alinhada com a sua estratégia. Caso contrário, poderá ter grandes prejuízos num curtíssimo espaço de tempo.


UMA ESTRATÉGIA PARA INVESTIR EM BITH11

Logo no início da pandemia, quando o mercado financeiro viu os preços despencarem, trouxemos à tona a estratégia Sato’s Kamikaze. É um conceito de investimento de longo prazo a partir de momentos de crise aguda.

Momentos como esse ficaram registrados na história ao longo do tempo, como o crash de 1929, o suprime de 2008 e agora a pandemia. Fica evidente que em todos os casos citados houve recuperação de forma generalizada, falando de mercado financeiro. Mesmo assim, depois das crises, pode haver queda, novamente? A resposta é sim, e a estratégia Sato’s Kamikaze considera os seguintes elementos que a validam:

• Entrada para longo prazo

• Desapego do dinheiro investido (como se ele não existisse, logo você não deve contar com ele!)

• Baixo valor investido, para que você aguente caso as quedas sejam contínuas

• Aportes recorrentes, cautelosos e pequenos a cada nova queda

Justamente por essa forte oscilação que a criptomoeda pode ter que essa estratégia se aplica tão bem ao BITH11. Além disso, consideramos que, no longo prazo, por suas características tecnológicas e deflacionárias, o bitcoin pode ser uma boa aposta para os pacientes e para aqueles com capacidade de aguentar fortes oscilações.

Mas tudo isso de nada adianta se você não for capaz de desenhar adequadamente os melhores momentos de compra e venda.


FICOU INTERESSADO? VEJA AS TAXAS E IMPOSTOS PARA INVESTIR E NEGOCIAR BITH11

As taxas são as seguintes:

• Taxa da gestora: 0,70% ao ano sobre o valor investido

• Taxa de corretagem: algumas corretoras não cobram taxa de corretagem, mas algumas ainda cobram e esse valor varia de empresa para empresa

• Taxas da bolsa: incluem registro, negociação e outras

• ISS: incide sobre a taxa de corretagem, caso a corretora cobre

• Imposto de renda: no momento da venda do ativo, caso haja lucro, você precisa pagar 15% sobre esse lucro ao Leão. Se for day trade (operação que começa e termina no mesmo dia) a taxa é de 20% sobre o lucro. Isso é pago a cada mês. Detalhamos isso em outro artigo


COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR A NEGOCIAR E A INVESTIR EM BITH11

Tanto os ativos da bolsa de valores como os de outros mercados precisam ter seu trajeto desvendado para que você consiga enxergar boas oportunidades de entrada.

Está cada vez mais evidente que os melhores resultados estão acontecendo através de operações com estratégias montadas a partir do volume de ativos negociados.

O Raio X Preditivo é a metodologia baseada em conceitos e ferramentas que colocam o volume na posição de impulso do preço desses ativos, Logo, o volume é a causa e o preço é o efeito.

Uma vez que você conhece esses conceitos, se houver uma forte queda, terá condições de saber se o ativo pode voltar a subir ou se é possível que ele caia ainda mais para fazer mais aportes. Ou ainda se é hora de vender o ativo após um forte movimento de alta, para comprá-lo de novo mais tarde.

O Raio X Preditivo também é considerado o estudo sobre o comportamento dos investidores institucionais, pois são eles os responsáveis pela maior parte do volume negociado nas bolsas mundo a fora.

A ideia é antecipar nosso posicionamento, para acompanhar o movimento desses players no mercado, e surfar na onda do lucro junto com eles. Ainda que eles não tenham ideia da nossa existência no mercado, vamos pensar nos big players como nossos parceiros de trade. Se são eles que levam o preço para o lado que lhes será mais conveniente, serão eles que nos ajudarão a entrar nas operações correndo menos risco do que se fizéssemos isso "às cegas”.


COMO COMPRAR BITH11

Atualmente é bem simples comprar BITH11, bem como os outros ativos negociados na bolsa de valores. Basta abrir uma conta em uma corretora de valores, e isso você consegue fazer por um aplicativo de celular mesmo. Feito isso você deve transferir seu dinheiro para a conta.

Teoricamente você estaria pronto para comprar qualquer ativo listado na B3. Mas recomendamos que comece somente depois de fazer um curso sobre essas modalidades de investimentos, principalmente que o estimule a pensar na importância da análise do volume. Indicamos fortemente o Raio X Preditivo, que pode te ajudar a desenvolver a competência necessária para ser bem sucedido no mercado financeiro.


CONCLUSÃO

Como explicamos, o BITH11 é um fundo de índice que replica o bitcoin, uma criptomoeda que, por seu pioneirismo, características tecnológicas, caráter deflacionário, pode ser uma boa aposta para o longo prazo, independentemente de qualquer variação de preço fortemente negativa. Assim, nossa opinião é de que o BITH11 vale a pena para dar uma apimentada em seu portfólio desde que você saiba dosar o quanto de seu patrimônio estará envolvido. Além disso, é fundamental acompanhar a movimentação dos big players, os participantes fortes que se aproveitam das grandes altas para distribuir e das grandes quedas para acumular, a fim de encontrar os melhores momentos para entrar nos investimentos ou mesmo para sair deles. No Raio X Preditivo fazemos isso observando e lendo corretamente o volume financeiro das negociações e, nesse quesito, essa metodologia é a melhor atualmente no mercado brasileiro.

Escrito por Luiz Sato

Segundo Sato sua missão é transmitir conhecimento avançado aos traders brasileiros para aplicarem as metodologias e as ferramentas disponibilizadas ao seus alunos aumentando as probabilidades de ganhos nos mercados que são altamente competitivos e dominados principalmente pelos HFT´s (Robôs de alta frequência).

Deixe seu comentário