Tudo o que você precisa saber sobre corretora de valores

Faça seu dinheiro crescer de verdade investindo por uma corretora de valores e esquecendo os bancos

Corretora de valores é uma empresa da qual você vai precisar caso queira negociar ações na bolsa de valores, além de outros ativos e derivativos. Através dela você compra e vende esses e outros títulos. E não só isso. Você pode adquirir produtos de renda fixa (CDB, LCI, LCA e muitos outros), colocar seu dinheiro em fundos de investimento (multimercado, de ações, internacionais e outros), fazer sua previdência privada, investir em Certificados de Operações Estruturadas (COE) aplicar no Tesouro Direto e muito mais. E com a vantagem de que, diferente dos grandes bancos, as taxas pagas ao cliente costumam ser maiores (no caso da renda fixa) e as taxas cobradas costumam ser menores.

Neste artigo, vamos apresentar pra você as corretoras de valores e as principais dúvidas que você pode ter a esse respeito.

Corretora de valores é uma empresa fundamental caso você queira levar seus investimentos mais a sério – mesmo que você não queira nada com ações e outros títulos de maior risco - e fugir dos produtos pouco vantajosos dos grandes bancos, tudo com mais praticidade, velocidade e simplicidade.


O QUE É UMA CORRETORA DE VALORES?

Fui buscar na maior autoridade sobre o tema s definição de uma corretora de valores.

No site da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a autarquia vinculada ao Ministério da Economia que disciplina o mercado de valores mobiliários, lemos que as corretoras de valores são instituições financeiras que intermediam operações nos mercados de valores mobiliários (por exemplo, bolsa e de balcão).

Segundo a CVM, elas executam as ordens de compra e de venda para seus clientes e também podem fornecer informações de análise de investimentos, administrar carteiras de valores mobiliários (fundos de investimentos, por exemplo), prestar serviços de custódia de valores mobiliários como: ações, debêntures, e contratos derivativos.

Na prática, uma corretora de valores tem um “cardápio” de investimentos muito maior que os bancos tradicionais, mesmo os grandes, para todos os tipos de apetite: aqueles que são mais conservadores e aqueles que gostam de um pouco mais de risco em seus investimentos.

Sim, para uma pessoa física como eu ou você operar na bolsa é preciso do intermédio de uma corretora de valores.

Para tanto, ela precisa ter obtido a autorização do Bacen (Banco Central do Brasil) para ser constituída e, para operar, precisa da autorização da CVM. Então um dos passos importantes para escolher a sua corretora de valores (ou as suas corretoras de valores, pois você pode usar mais de uma para investir e operar na bolsa) é verificar nos sites dessas instituições se ela está regular.


COMO FUNCIONA A CORRETORA DE VALORES?

Uma corretora de valores funciona fazendo o intermédio entre seus clientes e a bolsa de valores e outras instituições que oferecem títulos e aplicações de todos os tipos.

Por exemplo:

• Você pode comprar e vender ações rápida e facilmente usando o home broker ou a plataforma de gráfica oferecidas pela corretora de valores

• Você pode comprar cotas de um fundo de investimento: os fundos de investimento são criados por empresas terceiras que usam a estrutura das corretoras de valores para colocar esse produto à disposição do público

• Você pode comprar um CDB (Certificado de Depósito Bancário), colocado à disposição na corretora de valores. O CDB é uma dentre muitas opções de renda fixa disponíveis e oferecidas pelos bancos. Existem outros títulos de renda fixa também oferecidos por financeiras e outras empresas privadas (debêntures, por exemplo)

Ao adquirir qualquer um desses, é a corretora quem faz a negociação e a custódia desses valores. Trata-se de custódia. Portanto, se você mudar de corretora, pode mudar a custódia para essa nova corretora de valores.

Além disso, do ponto de vista do cliente, a corretora deve oferecer diversos outros serviços para ser boa:

• Dar orientações corretas e realistas aos clientes

• Oferecer informações sobre as posições dos investimentos

• Ser capaz de resolver quaisquer problemas ou dúvidas a respeito dos investimentos dos clientes

Do ponto de vista do mercado como um todo, as corretoras têm muitas outras funções mais amplas, como, por exemplo, garantir a liquidez do mercado, com a perfeita circulação de bens mobiliários e dinheiro no sistema.


PARA QUE EXISTEM AS CORRETORAS DE VALORES?

Para nós, pessoas comuns, o principal motivo da existência da corretora de valores é a possibilidade de ter acesso a uma variedade muito grande de produtos de investimento.

Por exemplo, um banco só pode oferecer produtos de seu próprio banco. Vamos usar o exemplo do CDB, que é um título de renda fixa.

O Banco X só pode oferecer CDBs do Banco X. Sim, é assim que o banco capta dinheiro para suas operações. Então não é esperado que o Banco X capte dinheiro para o Banco Y.

Já a corretora de valores pode oferecer CDB do Banco X, do Banco Y, do Z, do A, do B e do C.

E, nestas opções, o cliente escolhe o CDB que paga a melhor taxa de juros para seu investimento. Dica: a taxa de juros paga por bancos médios e pequenos é muito maior do que a paga pelos bancos grandes. E a melhor forma de ter acesso a esses produtos é através da corretora de valores.

Isso sem falar em fundos de investimento: as opções chegam às centenas em uma boa corretora, com todos os perfis de risco, incluindo renda fixa, de ações, inflação, internacionais, ouro, dólar, multimercado e muitos outros.

As corretoras também oferecem aos investidores opções como:

  • COE: certificado de operações estruturadas, em que você deixa o dinheiro por um tempo com todo o capital protegido ou parte dele (em alguns, o maior risco é receber apenas o dinheiro investido de volta)
  • Fundo de Investimento Imobiliário: simplificando, é uma espécie de ações de imóveis em que você recebe um “aluguel” periodicamente, além da valorização do ativo
  • BDRs: a possibilidade de investir em empresas estrangeiras, como Google, Facebook e Apple e muitas outras através da bolsa brasileira
  • ETFs: fundos de índice em que você investe em diversas ações ao mesmo tempo comprando um único ativo

E isso é só a ponta do iceberg. Se você for perguntar para o gerente de seu banco, é bem possível que ele nem saiba o que são essas coisas e, ainda por cima, vai acabar lhe oferecendo um consórcio ou um título de capitalização (fuja dessas coisas!).


TIPOS DE CORRETORAS DE VALORES

Atualmente, os bancos também oferecem corretoras de valores.

Recentemente, até o aplicativo da Caixa Econômica Federal tem uma opção de “home broker”, em que você pode negociar ações.

E às vezes por comodidade os clientes acabam optando pelas corretoras dos bancos em que já tem conta. Para o banco, sobretudo os de varejo, isso é bom, afinal eles têm uma grande base de clientes. Fica mais fácil captar clientes também para a corretora dessa forma.

Se você está pensando em investir através da corretora de seu banco, convido você a fazer uma comparação: que produtos ela oferece, quais as taxas de administração dos fundos de investimento e das previdências privadas, a variedade, as taxas de corretagem para compra e venda de ações...

E depois verifique os mesmos dados nas corretoras independentes, que não estão ligadas a nenhum banco.

Ah... e, claro, não deixe de conferir o atendimento.

Veja também se você tem um agente autônomo de investimento a sua disposição. O agente autônomo é um profissional que é designado a orientar você em seus investimentos. Claro que ele ganha comissões por suas indicações, mas para ele é fundamental que você tenha a melhor experiência, afinal, quanto mais dinheiro você tiver, mais você vai investir.

Depois de fazer isso, descubra se você quer investir por uma corretora de valores de um banco ou por uma corretora de valores independente, especializada em investimento e não simplesmente em captar recursos para fazer seus próprios negócios (é isso o que um banco faz).


EXISTE VALOR MÍNIMO PARA INVESTIR ATRAVÉS DE CORRETORA DE VALORES

Pra começo de conversa, não existe valor mínimo para abrir sua conta na corretora de valores.

Você pode abrir a conta e deixar a conta zerada lá, sem problema algum. Não vai ter preço de manutenção e nem a cobrança de cestas de serviços que você encontra nos bancos.

Mas se você quiser começar a investir, precisa depositar um valor tão gigantesco quanto...

... R$ 50. Sim, isso é o que você precisa para comprar uma pequena fatia de um título ofertado no Tesouro Direto, por exemplo.

Olha, pode ser até menos em alguns casos.

Algumas corretoras não cobram taxa de corretagem e, nesse caso, você pode comprar uma única ação ou um ETF que pode custar menos de R$ 10. Em corretoras que cobram taxa de corretagem esse valor não vale a pena porque a taxa pode ser maior que o valor do ativo operado e a coisa deixa de fazer sentido. Mas em uma corretora que não cobra já começa a ficar interessante.

Um valor tão pequeno como esse não vai fazer diferença em sua vida, mesmo que a ação caia para a metade do preço ou se ela passar a valer 10 vezes mais, mas já é uma forma de você ver como as coisas funcionam.


CUSTOS E TAXAS QUE AS CORRETORAS DE VALORES COBRAM

A principal taxa cobrada pelas corretoras de valores é a taxa de corretagem. A verdade é que muitas, para incentivar a entrada dos clientes no mercado de ação, não estão cobrando esse valor.

Além dela, existe a taxa de custódia de alguns títulos, mas essas também já estão sendo deixadas de lado. Por exemplo: a taxa de custódia do Tesouro Direto, de ativos de renda fixa... todas essas estão sendo zeradas.

Existem taxas de administração de alguns fundos de investimento, mas isso não é da corretora, mas da administradora do fundo.


COMO SABER SE A CORRETORA DE VALORES É CONFIÁVEL?

Para saber se a corretora é confiável, pra começo de conversa é bom olhar se se trata de uma empresa reconhecida e regular. Já dá pra ter uma ideia disso olhando a presença dela no mercado, nas mídias, nos noticiários.

Mas isso não é suficiente.

Sempre confira no site do Banco Central, da CVM e da B3 se são empresas reconhecidas e regulares.

E se a corretora de valores falir? É difícil, mas pode acontecer. E o que ocorre com meu dinheiro então?

Em 2014, a corretora de valores Corval faliu. Em 2015, foi a vez da TOV, por exemplo.

Acontece que a corretora é apenas custodiante de seus ativos. Eles estão em seu nome. Para o dinheiro que está investido, basta buscar uma outra corretora para fazer a custódia.

O problema é o dinheiro que está na conta ou operações que estavam em liquidação no momento da falência: isso pode dar um pouco mais de trabalho para recuperar.

Então, se esse é seu medo, a dica é manter toda a sua grana investida e, se precisar de dinheiro líquido, deixar em sua conta corrente no banco.


VANTAGENS EM UTILIZAR UMA CORRETORA DE VALORES EM VEZ DE UM BANCO

  • Maior variedade de produtos para investimento
  • Taxas menores (de corretagem, administração)
  • Taxas de produtos (as que você recebe) maiores, principalmente na renda fixa
  • Estrutura especializada para investimento
  • Possibilidade de investir pelo celular, inclusive para fazer operações complexas em ações e opções (opções são derivativos de ações)
  • Acompanhamento em tempo real do valor de seus investimentos em diferentes classes separadamente
  • Acompanhamento de um assessor autônomo de investimento


QUAIS INVESTIMENTOS POSSO FAZER EM UMA CORRETORA DE VALORES

Mas fácil seria falar quais investimentos você não pode fazer. A lista dos que você pode é enorme:

Renda fixa

Esta classe é para quem não aguenta grandes variações negativas, mas não faz questão de grandes variações positivas.

Você tem CDB, LCI, LCA, LC, Tesouro Direto, debêntures e muitos outros.

Eles podem ser indexados pelo CDI, pela inflação ou mesmo ter uma taxa fixa em que você sabe quando vai ganhar no fim do investimento.

Previdência privada

Esse é para quem quer garantir uma renda para depois de uma certa idade.

São diferentes fundos para diferentes perfis: alguns mais arriscados e outros mais conservadores e com tudo o que há entre essas duas vertentes.

Fundos de investimento

Também tem para todos os gostos. Fundos de investimento em ações, fundos de renda fixa, fundos de inflação, ouro, dólar, multimercados, criptomoedas, os que apostam na alta do mercado, os que apostam na queda, os que apostam na alta e na queda ao mesmo tempo, os que investem em juros, os que investem em certos setores da economia e tem até fundos que investem em empresas de canabis.

Renda variável

  • Ações
  • ETFs
  • BDRs
  • FIIs (fundos de investimento em imóveis)
  • Opções

Nesse segmento, inclusive, você pode fazer operações rápidas. Por exemplo, comprar ações de uma empresa e, dias depois, quando elas tiverem valorizado, vender, obtendo lucro.


COMO ESCOLHER UMA BOA CORRETORA DE VALORES

Mais uma vez, é importante olhar os sites da CVM, do Banco Central e da B3 para descobrir se a corretora que você está escolhendo e está em situação regular.

Mas também tente descobrir se o home broker funciona bem, se o atendimento é bom, se há muitas reclamações nos sites especializados e se essas reclamações são satisfatoriamente resolvida.

Veja se as aplicações, compras e vendas de ações, transferências e outros passos acontecem em uma velocidade aceitável e se a segurança de sua conta estará em dia.

Se tudo isso atender suas expectativas, pode abrir a conta na corretora e começar a fazer os investimentos.


COMO POSSO ABRIR CONTA EM UMA CORRETORA DE VALORES

Abrir a conta na corretora de valores é muito fácil.

Dá para fazer pelo celular ou pelo computador.

Você precisa ter uma conta corrente em um banco, para começar, pois você precisa transferir o seu dinheiro a partir de uma conta que esteja sob seu CPF.

Nesse caso, baixe o aplicativo da corretora ou abra o site.

Clique em “abrir conta” e preencha os dados de cadastro.

É possível que a corretora peça uma foto de seus documentos e algum tipo de autenticação facial.

Em questão de minutos você vai poder fazer sua transferência de dinheiro e começar a operar.

CONCLUSÃO

Nossa opinião é que investir por corretora de valores é muito melhor e mais fácil do que investir pelo banco.

Isso sem falar na variedade de produtos, custos e possibilidade de rentabilidade.

A corretora de valores é especializada em investimento. Embora pareça, essa não é a especialidade do banco. A especialidade do banco é outra, geralmente conceder empréstimos e financiamentos a juros muito maiores que ele paga a você para deixar o dinheiro com eles.

Portando, toda a estrutura da corretora será voltada a esse objetivo, o de investir. Certamente os bancos de varejo irão correr atrás dessas possibilidades, mas ainda estão bem atrás. Por isso, investir por corretora de valores independente ainda é a melhor opção.

Escrito por Luiz Sato

Segundo Sato sua missão é transmitir conhecimento avançado aos traders brasileiros para aplicarem as metodologias e as ferramentas disponibilizadas ao seus alunos aumentando as probabilidades de ganhos nos mercados que são altamente competitivos e dominados principalmente pelos HFT´s (Robôs de alta frequência).

Deixe seu comentário