ECOO11: mercado de carbono em alta?

ECOO11: um ETF socialmente responsável que busca eficiência na emissão de carbono

O ETF ECOO11 é um fundo de índice que busca manter a exposição a ações brasileiras enquanto busca maior eficiência na emissão de carbono. O fundo favorece empresas com menor produção de gases de efeito estufa e é uma solução de investimento socialmente responsável de baixo custo. Atualmente, a carteira do ECOO11 é composta por 80 ações de diversas empresas, seguindo o índice ICO2 da B3, com destaque para setores como produtos financeiros, bens industriais e bens de primeira necessidade. No contexto atual, investir em empresas que se preocupam com a eficiência na emissão de carbono tem se mostrado cada vez mais importante, em um mundo onde a sustentabilidade e as preocupações ambientais estão em pauta. Além disso, investir em um ETF traz vantagens como a diversificação de portfólio, baixas taxas de administração e facilidade de negociação na bolsa de valores.

No entanto, é importante estar ciente da existência dos big players, investidores institucionais da bolsa, que podem tirar proveito dos movimentos de preço e até mesmo manipulá-los através de vantagens competitivas que possuem. Para lidar com esse cenário, é fundamental utilizar uma metodologia de trade e investimento que saiba ler o volume financeiro de negociações. Nesse sentido, o Raio X Preditivo é uma ferramenta capaz de detectar a atuação dos participantes fortes e estimar o movimento que o preço fará a seguir, tornando a atuação desses investidores uma aliada dos investidores pessoas físicas, em vez de um inimigo. Ao longo deste artigo, além de apresentar informações sobre o ECOO11 e as empresas que o compõem, também falaremos sobre o Raio X Preditivo e sua importância no mercado financeiro.


O QUE É O ECOO11?

O ETF ECOO11, ou iShares Índice Carbono Eficiente (ICO2) Brasil Fundo de Índice, é um fundo de índice negociado na bolsa de valores brasileira B3. O objetivo do fundo é manter a exposição a ações brasileiras enquanto busca maior eficiência na emissão de carbono. Para isso, o fundo favorece as empresas com menor produção de gases de efeito estufa através da ponderação do portfólio.

O ECOO11 segue como índice de referência o Índice Carbono Eficiente – ICO2 da BM&FBOVESPA, que é composto por empresas que têm práticas de negócios mais sustentáveis e que apresentam menor emissão de carbono. O índice de referência tem 79 ativos em sua composição e o ETF tem cerca de 400.000 cotas em negociação, com um patrimônio líquido de aproximadamente R$ 35 milhões.

O ETF ECOO11 é uma solução de investimento socialmente responsável de baixo custo e está em linha com a filosofia de investimento da BlackRock, que procura investir em empresas sustentáveis e com boas práticas de governança corporativa. Além disso, o fundo possui taxas de administração atrativas, de apenas 0,38%.

No que diz respeito às características de sustentabilidade, o ECOO11 não possui classificações do MSCI disponíveis. No entanto, as métricas de envolvimento em negócios indicam que o fundo não tem exposição a empresas que geram renda com carvão térmico ou areias petrolíferas, e que sua cobertura de envolvimento em negócios é de 100%. Isso sugere que o fundo está alinhado com critérios ESG rigorosos e apresenta boas práticas de investimento responsável.

Em resumo, o ETF ECOO11 é uma opção interessante para investidores que buscam uma exposição diversificada a empresas brasileiras com práticas sustentáveis e menor emissão de carbono. Com uma filosofia de investimento socialmente responsável e baixas taxas de administração, o ECOO11 pode ser uma boa opção para investidores que desejam investir de forma consciente e responsável.

O que é o ICO2, índice que o ECOO11 replica

O Índice Carbono Eficiente da B3 (ICO2 B3) é um índice criado em 2010 pela Bolsa de Valores brasileira, com o propósito de ser um instrumento indutor das discussões sobre mudança do clima no Brasil. O objetivo do índice é incentivar a adesão das companhias que o compõem à transparência de suas emissões e antecipar a visão de como estão se preparando para uma economia de baixo carbono.

De 2010 a 2019, as companhias integrantes do IBrX 50 eram convidadas a participar do processo de seleção para compor o ICO2 B3. A partir de 2020, em um processo de revisão da metodologia, a B3 passou a convidar as companhias do IBrX 100 para compor as carteiras do ICO2 B3 a partir de 2021.

As companhias elegíveis para compor o índice são aquelas que apresentam boas práticas de negócios sustentáveis e baixa emissão de carbono, e que são selecionadas por meio de critérios rigorosos de avaliação. O índice é composto por empresas de diversos setores, incluindo energia, transporte, serviços financeiros, entre outros, e busca representar as companhias mais sustentáveis e comprometidas com a transição para uma economia de baixo carbono.

No mercado de carbono zero, o Brasil tem um papel fundamental a desempenhar, já que possui uma das maiores biodiversidades do planeta e é um dos maiores emissores de gases de efeito estufa. Para atingir as metas de redução de emissões estabelecidas pelo Acordo de Paris, é fundamental que empresas e investidores se engajem em soluções sustentáveis, como o ECOO11. A tendência é que, cada vez mais, os investimentos em empresas com boas práticas de negócios sustentáveis e baixa emissão de carbono sejam valorizados pelos investidores, o que torna o ECOO11 uma opção atraente para quem busca investir em um futuro mais sustentável.


O QUE É UM FUNDO DE ÍNDICE

Um fundo de índice ou ETF é um tipo de fundo de investimento que segue um índice de mercado, como o Ibovespa ou o S&P 500, com o objetivo de replicar a carteira teórica do índice e obter o mesmo retorno dos ativos que o compõem. Os ETFs são negociados em bolsa de valores e oferecem vantagens como alta liquidez, transparência, baixo custo, flexibilidade e distribuição de rendimentos aos investidores. Por meio de um ETF, é possível investir em uma cesta de ativos diversificados que acompanha um índice específico sem precisar adquirir cada um dos ativos individualmente.

As vantagens de investir em ETFs incluem alta liquidez e transparência, baixo custo e flexibilidade, diversificação de ativos e acesso a setores específicos, países ou regiões geográficas, além da possibilidade de receber rendimentos distribuídos pelas empresas que compõem o índice. Os ETFs também são uma maneira conveniente e eficiente de obter exposição a um mercado amplo, sem a necessidade de escolher ações individuais e monitorar constantemente sua performance.

Por outro lado, as desvantagens de investir em ETFs incluem a possibilidade de que eles não superem o desempenho do índice de referência, a falta de controle sobre a seleção dos ativos que compõem o índice e a possibilidade de que o desempenho do ETF seja afetado por eventos imprevistos que afetam o mercado em geral. Além disso, o investidor deve estar ciente das taxas associadas ao investimento em ETFs, incluindo taxas de administração, corretagem e impostos.

Exemplos de ETFs da bolsa brasileira

  • BOVA11: O ETF BOVA11 é um dos mais conhecidos no Brasil, e segue o índice Ibovespa, que reúne as ações das empresas mais negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo (B3). É considerado um dos investimentos mais simples para quem deseja acompanhar o desempenho do mercado de ações brasileiro.
  • SMAL11: O ETF SMAL11 é um fundo que segue o índice Small Cap, que engloba ações de empresas com menor capitalização de mercado na B3. Por ser um índice menos conhecido e com menor liquidez, o SMAL11 é indicado para investidores mais experientes e com maior tolerância ao risco.
  • DIVO11: O ETF DIVO11 é um fundo que segue o índice Dividendos, composto por ações de empresas que possuem histórico de pagamento de bons dividendos aos seus acionistas. É uma opção interessante para quem busca investimentos com maior rentabilidade a longo prazo.
  • IVVB11: O ETF IVVB11 é um fundo que segue o índice S&P 500, que reúne as ações das 500 maiores empresas dos Estados Unidos. É uma opção para quem deseja diversificar a carteira de investimentos e apostar na economia americana.
  • ISUS11 - iShares S&P 500 Fundo de Investimento em Cotas de Fundo de Índice: este ETF tem como objetivo replicar o desempenho do índice S&P 500, que é composto pelas 500 maiores empresas negociadas em bolsa dos Estados Unidos.
  • BBSD11 - BB ETF S&P Dividendos Brasil Fundo de Índice: este ETF busca replicar o desempenho do índice S&P Dividendos Brasil, que é composto por ações de empresas brasileiras com histórico consistente de pagamento de dividendos.
  • XINA11 - iShares China Fundo de Investimento em Cotas de Fundo de Índice: este ETF tem como objetivo replicar o desempenho do índice MSCI China, que é composto por empresas chinesas negociadas nas bolsas de Hong Kong e de Nova York.

E se o ETF não acompanhar o índice que ele replica?

É possível que um ETF não acompanhe o índice que ele replica. Isso pode ocorrer por diversos motivos, como discrepâncias entre os horários de funcionamento da bolsa e do mercado futuro, erros de cálculo, despesas do fundo, entre outros fatores. No entanto, é importante destacar que a gestora do ETF busca sempre replicar o índice o mais fielmente possível. Em caso de divergências significativas, os investidores podem vender suas cotas do ETF ou aguardar que a gestora tome as medidas necessárias para corrigir as divergências.

Quais as diferenças e semelhanças entre um ETF e um Fundo de Ações?

Tanto um fundo de índice (ETF) quanto um fundo de ações são tipos de fundos de investimento, mas existem algumas diferenças significativas entre eles.

Semelhanças:

  • Ambos são compostos por uma carteira de ativos financeiros.
  • Os investidores compram cotas desses fundos para ter exposição aos ativos que eles possuem.
  • Ambos têm um gestor profissional que administra a carteira de ativos do fundo.

Diferenças:

  • O objetivo do fundo de índice é replicar um índice de mercado, enquanto o objetivo do fundo de ações é obter retorno através da seleção de ações específicas.
  • Um fundo de índice segue uma carteira teórica de ativos que compõem um determinado índice de mercado, enquanto um fundo de ações é composto por ações individuais escolhidas pelo gestor do fundo.
  • Os ETFs são negociados em bolsa de valores, como uma ação, enquanto os fundos de ações são negociados diretamente com o gestor do fundo.
  • Os ETFs geralmente têm taxas de administração mais baixas do que os fundos de ações, já que não há necessidade de um gestor especializado em selecionar ativos.
  • Os ETFs geralmente oferecem maior transparência e liquidez do que os fundos de ações, já que são negociados em bolsa de valores.

Os fundos de índice (ETFs) são projetados para replicar um índice de mercado, enquanto os fundos de ações são projetados para gerar retorno através da seleção de ações individuais. Os ETFs são mais comumente negociados em bolsa de valores, possuem menor taxa de administração e maior transparência, enquanto os fundos de ações são negociados diretamente com o gestor do fundo e tendem a ser gerenciados ativamente por um gestor especializado.


QUAIS AÇÕES (EMPRESAS FAZEM PARTE DO ECOO11

Esta são as ações com maior participação na carteira do ECOO11 que, hoje, conta com 80 diferentes ativos. Essa lista foi divulgada no site da Black Rock em 14 de abril de 2023. A carteira é revisada periodicamente, de acordo com a composição do índice ICO2, assim, esses números podem mudar.

  • Itau Unibanco Holding SA (ITUB4) - (8,78%)
  • Banco Bradesco SA (BBDC4) - (5,14%)
  • B3 SA - Brasil Bolsa Balcao (B3SA3) - (5,11%)
  • Eletrobras Eletrobras Centrais Eletricas Brasileiras SA (ELET3) - (4,71%)
  • Banco do Brasil SA (BBAS3) - (4,66%)
  • Ambev SA (ABEV3) - (4,66%)
  • WEG SA (WEGE3) - (4,23%)
  • Localiza Rent a Car SA (RENT3) - (3,14%)
  • Petroleo Brasileiro SA Petrobras (PETR4) - (2,83%)
  • Petroleo Brasileiro SA Petrobras (PETR3) - (2,60%)

Das 10 ações com maior participação na carteira do ECOO11, a maioria pertence ao setor financeiro, o que indica que o mercado financeiro brasileiro está cada vez mais atento às questões ambientais e sociais. Além disso, há empresas de outros setores, como energia, serviços públicos e bens de primeira necessidade.

É importante notar que, em geral, as empresas com maior participação na carteira do ECOO11 são aquelas que apresentam boas práticas de negócios sustentáveis e baixa emissão de carbono. Por exemplo, a WEG SA, que é uma das empresas com maior peso na carteira, é conhecida por sua atuação na produção de motores elétricos de alta eficiência, o que contribui para a redução da emissão de gases de efeito estufa.

Participação por setor de atuação

  • Produtos financeiros - 30,62%
  • Bens Industriais - 13,61%
  • Bens de primeira necessidade - 13,15%
  • Serviços públicos - 12,67%
  • Energia - 8,93%
  • Consumo discricionário - 7,23%
  • Materiais - 6,07%
  • Cuidados de saúde - 2,60%
  • Communication - 1,95%
  • Tecnologia de informação - 1,35%

Analisando a participação de cada setor no ECOO11/índice ICO2, é possível observar que o setor de produtos financeiros representa a maior fatia, com 30,62% de participação. Esse resultado pode ser explicado pelo fato de que as empresas desse setor têm apresentado uma maior preocupação com a emissão de gases de efeito estufa e buscado implementar práticas sustentáveis em suas operações.

O setor de bens industriais também possui uma participação significativa, com 13,61%, o que sugere que empresas que atuam nessa área têm se preocupado em reduzir suas emissões de carbono. O mesmo pode ser dito para o setor de bens de primeira necessidade, que ocupa o terceiro lugar em participação, com 13,15%.

Os setores de serviços públicos e energia aparecem em seguida, com 12,67% e 8,93% de participação, respectivamente. Isso pode ser explicado pela necessidade desses setores em buscar soluções sustentáveis para seus negócios, considerando que eles possuem grande impacto no meio ambiente.

Os demais setores possuem uma participação menor, sendo que o setor de tecnologia de informação é o que possui a menor fatia, com apenas 1,35% de participação. No geral, é possível observar que as empresas que compõem o índice ICO2 apresentam uma preocupação crescente em adotar práticas sustentáveis e de baixo carbono, o que é coerente com a proposta do ECOO11 como um fundo socialmente responsável.


ONDE E COMO O ECOO11 É NEGOCIADO?

O ETF ECOO11 é negociado na B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), a única bolsa de valores brasileira no momento. A B3 possui um sistema eletrônico de negociação de ativos, chamado PUMA (Plataforma Unificada Multiativo), que permite aos investidores negociar ações, ETFs, fundos imobiliários, entre outros ativos, de forma eletrônica, seja pelo computador ou mesmo pelo celular. No entanto, o mercado de investimentos é altamente competitivo, com investidores institucionais utilizando algoritmos altamente treinados para fazer negociações vantajosas e se aproveitar ou até mesmo provocar movimentos de preço. Para lidar com esse cenário, é necessária uma metodologia que saiba ler o comportamento desses participantes fortes. O Raio X Preditivo, por exemplo, é capaz de ler o volume financeiro de negócios, que é o dado em que esses investidores institucionais ou big players deixam as pistas de suas atuações.


É VANTAJOSO INVESTIR EM ECOO11?

Nos últimos 12 meses, o ETF ECOO11 apresentou um retorno total de -19,23%, ligeiramente abaixo do índice de referência de -19,56%. O ETF teve um desempenho pior nos últimos 6 meses, com um retorno total de -11,31%, também abaixo do índice de referência de -11,46%. Já no acumulado, o ETF apresenta um retorno total de 69% desde o seu início. Em termos de ano de calendário, em 2021, o ETF apresentou um retorno total de -19,96%, enquanto o índice de referência registrou uma queda de -19,69%.

No entanto, é importante lembrar que o desempenho passado não é garantia de desempenho futuro. Além disso, a negociação de ETFs envolve riscos e é necessário que o investidor avalie cuidadosamente suas estratégias de investimento antes de tomar uma decisão.

Vantagens de investir em ECOO11

Algumas vantagens específicas de se investir em ECOO11 são:

  • Exposição ao setor de empresas comprometidas com a sustentabilidade: como o ETF replica o índice ICO2, os investidores que compram ECOO11 estão investindo em empresas comprometidas com a redução das emissões de gases de efeito estufa e com a transição para uma economia de baixo carbono.
  • Diversificação: o ETF é composto por uma carteira diversificada de empresas de diferentes setores e tamanhos, reduzindo o risco de concentrar o investimento em uma única empresa ou setor.
  • Liquidez: por ser negociado em bolsa de valores, o ECOO11 apresenta alta liquidez, permitindo que os investidores comprem e vendam suas cotas facilmente.
  • Baixo custo: os ETFs costumam ter taxas de administração mais baixas do que os fundos de investimento tradicionais, o que pode resultar em economia de custos para o investidor.
  • Flexibilidade: os ETFs permitem que o investidor invista em uma cesta de ativos diversificados com uma única transação, além de oferecerem a possibilidade de investir em setores específicos, países ou regiões geográficas.


UMA ESTRATÉGIA PARA INVESTIR EM ECOO11

Nos dias de hoje, muitos investidores veem a bolsa de valores como um local seguro e de investimento a longo prazo. Com isso, surgem oportunidades de investimento em ativos que estão expostos a uma grande volatilidade, como o ECOO11. Em meio à crise gerada pela pandemia de 2020, a técnica de investimento "Sato's Kamikaze" se mostrou eficaz para esse tipo de ativo. A estratégia consiste em aproveitar as oportunidades de compra durante períodos de crise, com disciplina e paciência, para identificar ações de empresas sólidas que estão sendo negociadas abaixo do preço justo. O objetivo é alcançar a independência financeira a longo prazo, sendo preparado para suportar longos períodos de baixa. Essa estratégia leva em conta tanto a crise como indicador de oportunidade, quanto o volume de negociações como indicador das ações dos grandes investidores no mercado. É importante realizar uma pesquisa detalhada antes de adotar a estratégia, avaliando os fundamentos das empresas e o perfil de investidor adequado. Com planejamento financeiro sólido e preparação cuidadosa, a "Sato's Kamikaze" pode ser uma estratégia eficiente para investidores de longo prazo.


FICOU INTERESSADO? VEJA AS TAXAS E IMPOSTOS PARA INVESTIR E NEGOCIAR ECOO11

As taxas são as seguintes:

  • Taxa da gestora: 0,38% ao ano sobre o valor investido. Além da taxa de administração, outras despesas podem incluir taxas, impostos e contribuições, honorários e despesas do auditor independente, despesas com correspondência e registro de documentos, entre outros. Além disso, outras despesas podem ser cobradas pelos bancos e corretoras, como taxas de custódia e corretagem.
  • Taxa de corretagem: algumas corretoras não cobram taxa de corretagem, mas algumas ainda cobram e esse valor varia de empresa para empresa
  • Taxas da bolsa: incluem registro, negociação e outras
  • ISS: incide sobre a taxa de corretagem, caso a corretora cobre
  • Imposto de renda: no momento da venda do ativo, caso haja lucro, você precisa pagar 15% sobre esse lucro ao Leão. Se for day trade (operação que começa e termina no mesmo dia) a taxa é de 20% sobre o lucro. Isso é pago a cada mês. Detalhamos isso em outro artigo


COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR A NEGOCIAR E A INVESTIR EM ECOO11

O Raio X Preditivo é uma técnica de análise que pode ser bastante útil na negociação de ações de ECOO11. Essa metodologia de análise de comportamento de mercado é baseada no volume financeiro das negociações, o que permite a leitura das pistas deixadas pelos investidores institucionais, os chamados big players. É importante entender que o volume financeiro é a causa do movimento de preços, segundo a lei da oferta e da demanda, e não o efeito, como muitos métodos de análise de trade e investimento enfocam.

No caso de ECOO11, a importância do Raio X Preditivo se deve ao fato de que os big players, como investidores institucionais com grandes volumes de dinheiro e ativos, necessitam de alta liquidez. Assim, em momentos de pânico, eles podem aproveitar para comprar ações a preços baixos antes que o mercado se recupere. Por outro lado, em momentos de euforia, podem desovar ativos a preços altos antes de uma posterior queda.

Através da análise do volume financeiro das negociações, é possível identificar essas atuações dos big players e acompanhar suas tendências, a fim de se beneficiar desses movimentos de mercado.


COMO COMPRAR ECOO11

Para comprar ECOO11, é necessário primeiro abrir uma conta em uma corretora de valores. A corretora é responsável por intermediar a compra e venda de ações e outros ativos financeiros. Geralmente, o processo de abertura de conta é simples e pode ser feito online, basta acessar o site da corretora e preencher o cadastro com seus dados pessoais.

Após a abertura da conta, é necessário transferir o valor que deseja investir para a corretora. Com o dinheiro disponível na conta, basta acessar a plataforma de negociação da corretora e buscar pelo código do ECOO11. Na plataforma, é possível verificar informações sobre o desempenho do ETF e sua composição, além de poder realizar a compra das cotas do fundo.

Antes de investir em qualquer ativo financeiro, é importante ter conhecimento sobre o mercado e as técnicas de investimento. Por isso, é recomendável fazer cursos e estudar sobre o assunto. Além disso, é importante avaliar seus objetivos financeiros e perfil de investidor antes de tomar qualquer decisão de investimento. Na corretora, é possível encontrar recursos educacionais e análises de mercado que podem ajudar na tomada de decisão. É recomendável também treinar as técnicas de investimento em uma conta demo antes de operar na conta real.

CONCLUSÃO

Em conclusão, o ETF ECOO11 é uma opção interessante para investidores que buscam uma carteira diversificada de ações de empresas comprometidas com a sustentabilidade e a redução de emissões de carbono. Com uma composição que favorece empresas com menor produção de gases de efeito estufa, o fundo proporciona uma solução de investimento socialmente responsável de baixo custo. No entanto, é importante lembrar que investimentos em ações sempre possuem riscos e é importante analisar cuidadosamente as informações disponíveis antes de tomar qualquer decisão de investimento.

Além disso, é importante destacar que, para obter sucesso no mercado financeiro, é necessário conhecer não só as empresas e os ativos, mas também os grandes players do mercado, que muitas vezes podem influenciar o comportamento dos preços. Nesse sentido, o Raio X Preditivo pode ser uma ferramenta valiosa para auxiliar investidores a tomar decisões mais informadas e estratégicas, considerando as movimentações financeiras dos grandes players. A metodologia do Raio X Preditivo pode ajudar a detectar a atuação desses participantes fortes e estimar o movimento que o preço fará a seguir, tornando a atuação dos big players uma aliada dos investidores pessoas físicas. Em resumo, investir em ECOO11 pode ser uma boa opção para quem busca diversificar a carteira de investimentos e se preocupar com a sustentabilidade, mas é fundamental ter uma estratégia bem definida e estar atento às movimentações do mercado.

Escrito por Luiz Sato

Segundo Sato sua missão é transmitir conhecimento avançado aos traders brasileiros para aplicarem as metodologias e as ferramentas disponibilizadas ao seus alunos aumentando as probabilidades de ganhos nos mercados que são altamente competitivos e dominados principalmente pelos HFT´s (Robôs de alta frequência).

Deixe seu comentário