Fundo Imobiliário HGRU11: como investir?

O fundo de investimento imobiliário (FII) HGRU11 é um investimento sólido e seguro, porém, antes de decidir pela compra saiba o que os investidores institucionais estão fazendo utilizando este método

O fundo de investimento imobiliário HGRU11 é um FII do tipo tijolo que investe em imóveis urbanos de uso institucional e comercial. Para quem quer começar a investir em imóveis, é uma forma segura e acessível de iniciar esse projeto. Eu considero um ativo sólido, mas essa é a MINHA opinião. Você precisa saber avaliar por conta própria investimentos em renda variável, ainda que FIIs (fundos de investimento imobiliário) tenham oscilações menos dramáticas que ações ou criptomoedas, por exemplo.

Por isso, mesmo que o nosso tema aqui seja o FII HGRU11, nosso objetivo principal é apresentar a metodologia Raio X Preditivo, através da qual você pode analisar o volume e, por consequência, o comportamento e as intenções dos investidores institucionais. Os investidores institucionais, por vários motivos, além de aproveitar melhor os movimentos do mercado, são capazes de provocar intencionalmente esses movimentos, através do seu poderio financeiro, tecnológico e de recursos humanos altamente competitivos. O Raio X Preditivo lhe dá o apoio nessa leitura.


O QUE É UM FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO

Mais conhecido por FII, o Fundo de Investimento Imobiliário é uma modalidade de investimento voltada para aplicação no mercado imobiliário. Existem várias opções como os FIIs que investem em imóveis físicos, em títulos de crédito (CRI, LCI, LH e outros) e, ainda, cotas de outros fundos imobiliários (fundos dos fundos).

O principal motivo que leva o investidor a ter FII na carteira de investimentos é ter um rendimento mensal. Esse rendimento se refere aos aluguéis de imóveis que o fundo administra e dos juros dos títulos, e também se houver venda de imóveis, títulos ou de cotas de outros fundos (não esqueça que se o FII investe em outros fundos, esses fundos por sua vez, pagam rendimentos, ao seu FII).

Posso adiantar que há vantagens bem interessantes de entrar para o mercado imobiliário investindo em FIIs.

Vamos imaginar que, partindo do princípio de que ‘ter imóveis’ é conhecido popularmente como uma forma de investimento, você tem um dinheiro disponível e busca uma forma de aplicá-lo em algo que te traga algum retorno financeiro periódico, e se fosse mensal seria mais interessante ainda. Então você começa a pensar em comprar um imóvel para alugar, visando receber o valor do aluguel e, portanto, ter uma fonte de renda.

Mas será que você pensou no processo todo? No que implica ter um imóvel alugado ou então vários imóveis alugados para locatários diferentes? As implicações talvez te tragam perda de tempo e deterioração do imóvel, além do risco de inadimplência. E coroando essa lista de reflexões sobre a compra de imóveis, devemos lembrar que os imóveis são caros e não tem liquidez. Portanto, se você precisar recorrer ao valor investido na compra do imóvel de maneira emergencial, essa não pode ser sua opção.

A liquidez deve ser colocada em pauta nessa decisão, inclusive pelo tempo que pode levar para reaver o valor investido. Vender um imóvel depende de fatores que nem sempre estão sob nosso controle, como o momento favorável para tal mercado na ocasião e também o preço. Enquanto que os FIIs podem ser adquiridos por um preço baixo e vendido a um preço mais alto, mas se você decidir vender seu imóvel pode não alcançar o preço de venda desejado. No caso do FII, a venda das cotas acontece de maneira bem mais rápida através da negociação pela plataforma de negociação da bolsa de valores.

Uma vantagem importante dos FIIs é a capacidade de diversificação que o investidor tem: ao comprar um único imóvel onde você coloca todo o capital de uma vez, não há certeza quanto ao retorno e rendimentos.

Já os FIIs, você pode distribuir o montante entre vários fundos. Assim você poderá observar qual deles tem melhor rendimento ou não, e poderá ajustar as cotas de acordo com a sua análise, além de poder montar uma carteira que faça sentido com seu perfil.

E se você for marinheiro de primeira viagem no mercado, prefere começar com um investimento mais baixo ou não possui um capital alto para começar, você tem nessa opção preços bem acessíveis de cotas. Com aproximadamente R$ 100,00 é possível adquirir cotas de FII.

No caso dos imóveis que pertencem aos Fundos, o trabalho burocrático fica a cargo de uma administradora especializada. Sendo assim, você não participa da gestão e administração dos imóveis.

Já vimos que a negociação das cotas pode ser feita na bolsa de valores. Fazendo um paralelo com a negociação de ações, você pode lucrar com os FIIs da mesma forma. É quando você os compra por um preço menor e os vende com o preço mais alto. Outra forma de rendimento desse tipo de investimento é quando você recebe os juros dos títulos ou o equivalente dos aluguéis, proporcionais à quantidade de cotas que você possui de determinado imóvel.

É importante dizer que as cotas de um FII podem desvalorizar, visto que é um investimento em renda variável. Portanto, cabe uma cuidadosa análise do fundo feita por você antes da compra, sem a interferência de opiniões de outras pessoas sobre seus planos. Dados como taxa de ocupação e inadimplência, no caso do fundo de tijolo, e grau de risco do título, se for um fundo de papel, sempre devem fazer parte dessa análise. Mas vale ficar atento a outros detalhes também.

Vale lembrar que o momento da análise e escolha do investimento deve levar em consideração seus objetivos, e você pode contar com uma metodologia para te apoiar O Raio X Preditivo é especialista nisso, pautado na observação do comportamento dos investidores institucionais (big players) que sempre investem onde os rendimentos serão altos no futuro. Abaixo, você poderá conhecer mais sobre a metodologia.

Tipos de FII (Fundo de Investimento Imobiliário)

O HGRU11 é um fundo do tipo tijolo, com foco em imóveis urbanos de uso comercial e institucional.

Vejamos a baixo quais são os tipos de FII:

• Fundos de renda: vários fundos de renda se encaixam no chamado “fundo de tijolo”. Nessa modalidade o objetivo é obter a renda vinda da locação dos imóveis (residenciais, hospitais, hotéis, universidades, cemitérios, shoppings, lajes corporativas, galpões logísticos). Cada um desses é uma divisão em outras subcategorias.

Fundos de compra e venda: são considerados arriscados, pois se tratam de FIIs voltados para a compra de imóveis quando estão baratos, e estes são vendidos quando valorizam. Apesar do risco, quando há ganho costuma ser expressivo.

Fundos de desenvolvimento: trata-se de fundos que compram terrenos visando construir um empreendimento no futuro. São considerados de risco alto devido às eventualidades que podem ocorrer como embargo de obra, por exemplo.

• Fundos de recebíveis imobiliários ou “fundos de papel”: num primeiro momento você pode até achar que é um fundo de renda fixa, pois se baseia em Certificados de Recebíveis Imobiliários. Justamente, há essa semelhança porque o mercado imobiliário faz a captação do dinheiro de investidores como se fosse um ‘empréstimo’, para que, ao final, eles recebam o dinheiro de volta com juros.

• Fundos de fundos: como já diz o nome, é um mix de vários outros fundos imobiliários. Nesse você poderá diversificar seus investimentos em um único ativo.

• Fundos tijolo: são os que se referem aos imóveis, e nesse caso os conceitos se assemelham aos dos fundos de renda. Logo, o objetivo aqui é o recebimento de aluguel, a valorização dos imóveis e das cotas individualmente.

• Fundos híbridos: misturam todas as categorias citadas acima, sendo bastante flexíveis no que diz respeito à diversificação.


O QUE É O FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO (FII) HGRU11

HGRU11 (CSHG Renda Urbana) é um fundo imobiliário do tipo tijolo. Seu portfólio se estende por imóveis urbanos de uso comercial ou institucional. Quer dizer, esse tipo de fundo coloca seus recursos em imóveis físicos – através da compra e/ou da construção – para obter renda graças aos aluguéis ou da venda desses imóveis.

Foi criado em 2018 e o seu diferencial é o fato de que seu portfólio, apesar de ser comercial e institucional, não inclui lajes corporativas, nem galpões logísticos, nem shopping centers. A política de investimentos a ser adotada consiste na aplicação de recursos para exploração comercial, preponderantemente, de empreendimentos imobiliários prontos e devidamente construídos, terrenos ou imóveis em construção, voltados para uso institucional ou comercial.

A taxa de administração é de 0,90% ao ano sobre valor de mercado do fundo. A taxa de performance é de 20% da rentabilidade apurada por meio da distribuição de rendimento sobre o valor total integralizado de cotas do fundo do que exceder 5,5% atualizado pela variação acumulada do IPCA.

Os rendimentos são distribuídos em, no mínimo, 95% dos resultados auferidos, apurados segundo o regime de caixa.

A renda obtida no semestre é repassada aos cotistas, mensalmente, sempre no 10º dia útil do mês subsequente ao do recebimento dos recursos.

Quem é o administrador do Fundo de Investimento Imobiliário (FII) HGRU11

O fundo é administrado pela Credit Suisse Hedging Griffo Corretora de Valores S.A. As cotas do FII CSHG Renda Urbana são negociadas com o código (ticker) HGRU11.

PORTFÓLIO DO HGRU11

Vale a pena conhecer os imóveis que fazem parte de um FII para sabermos de sua qualidade, da qualidade dos ocupantes (no caso de imóveis físicos) e sobretudo saber do potencial de rendimento, investigando inclusive a taxa de inadimplência dos locatários:


  • ANGÉLICA - SÃO JUDAS

Endereço: Avenida Angélica, 2563

Bairro: Bela Vista

Cidade: São Paulo - SP

Área Bruta Locável: 4.849,00 m2


  • CASAS PERNAMBUCANAS

Endereço: N/A

Bairro: N/A

Cidade: São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina - SP

Área Bruta Locável: 91.143,00 m2


  • ESTÁCIO SALVADOR

Endereço: Rua Xingu, 179

Bairro: Stiep

Cidade: Salvador - BA

Área Bruta Locável: 32.808,00 m2


  • IBMEC BARRA

Endereço: Av. Armando Lombardi, 940

Bairro: Barra da Tijuca

Cidade: Rio de Janeiro - RJ

Área Bruta Locável: 8.040,00 m2


  • LOJA BIG GRANJA VIANA

Endereço: Rod. Raposo Tavares - 23033

Bairro: Granja Viana

Cidade: Cotia - SP

Área Bruta Locável: 24.235,00 m2


  • LOJA BIG INDIANÁPOLIS

Endereço: Av. Jabaquara - 2979

Bairro: Mirandópolis

Cidade: São Paulo - SP

Área Bruta Locável: 24.345,00 m2


  • LOJA BIG SÃO BERNARDO

Endereço: Rua Mal Deodoro - 2785

Bairro: Centro

Cidade: São Bernardo do Campo - SP

Área Bruta Locável: 24.511,00 m2


  • LOJA MAXXI JOAQUINA RAMALHO

Endereço: Av. Joaquina Ramalho - 340

Bairro: Vila Guilherme

Cidade: São Paulo - SP

Área Bruta Locável: 29.640,00 m2


  • LOJA SAM'S CLUB BARIGUI

Endereço: Rod. Ctba. P. Grossa Br. 277 - 65

Bairro: Mussungue

Cidade: Curitiba - PR

Área Bruta Locável: 13.565,00 m2


  • LOJA SAM'S CLUB CAMPINAS

Endereço: Rod. D. Pedro I Km 132 - Sn

Bairro: Pq Imperador

Cidade: Campinas - SP

Área Bruta Locável: 15.776,00 m2


  • LOJA SAM'S CLUB CURITIBA ATUBA

Endereço: Rod. Br 476 Est Da Ribeira - 144

Bairro: Atuba

Cidade: Curitiba - PR

Área Bruta Locável: 10.131,00 m2


  • LOJA SAM'S CLUB MORUMBI

Endereço: Av. Prof. Francisco Morato - 2585

Bairro: Butantã

Cidade: São Paulo - SP

Área Bruta Locável: 24.292,00 m2


  • LOJA SAM'S CLUB RADIAL LESTE

Endereço: Rua Padre Adelino - 685

Bairro: Belém

Cidade: São Paulo - SP

Área Bruta Locável: 14.051,00 m2


  • LOJA SAM'S CLUB SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Endereço: Av Cassiano Ricardo - 1993

Bairro: Jardim Alvorada

Cidade: São José dos Campos - SP

Área Bruta Locável: 7.549,00 m2


  • SANTO ALBERTO

Endereço: Rua Quatá 67

Bairro: Vila Olímpia

Cidade: São Paulo - SP

Área Bruta Locável: 6.805,00 m2


  • UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES

Endereço: Avenida Imperatriz Leopoldina, 550

Bairro: Vila Leopoldina

Cidade: São Paulo - SP

Área Bruta Locável: 23.298,00 m2



FII HGRU11: ONDE E COMO É NEGOCIADO

Investir em imóveis ficou bem mais simples, agora que você já conhece os FIIs.

Nessa modalidade, os imóveis que farão parte dos fundos são escolhidos por administradoras especializadas. Se você comprasse um imóvel por sua conta e risco, a chance de erro na escolha seria maior do que investir num fundo composto por imóveis escolhidos após análise de especialistas.

A compra dos FIIs pode ser feita direto na bolsa de valores, através da plataforma de negociação de sua preferência. Aqui não podemos deixar de citar que o ambiente da B3 tem os big players, participando de modo competitivo e investindo grandes quantias.

Os investidores institucionais aproveitam o momento de queda do preço, onde o pânico da venda dá liquidez para que eles tranquilamente comprem muito, visando a venda no momento de euforia.

Em síntese, esses grandes investidores operam munidos de alta tecnologia, recursos financeiros importantes e uma equipe bem preparada sedenta pelo lucro.

Nesse sentido, consideramos saudável entender o comportamento desses players, e o Raio X Preditivo observa isso no volume de negócios, sendo possível identificar regiões de negociação mais vantajosas.


FORMAS DE GANHAR COM O FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO HGRU11

São várias as formas de se ganhar dinheiro com FIIs como o HGRU11. Destacamos as duas:

Trade com HGRU11

Trade é nome dado à transações consideradas de curto prazo, onde você pode comprar ativos na bolsa com a pretensão de vendê-los após a valorização, de olho no lucro entre esse dois momentos. O trade pode começar e terminar no mesmo dia, que chamamos de day trade, ou podem começar hoje e terminar daqui poucos dias, o chamado swing trade. E existe ainda o Position Trade, que pode durar mais de duas semanas. É possível também vender as cotas sem tê-las se acharmos que o seu preço vai cair. Essa operação pode ser feita através do aluguel dos ativos, que são vendidos e assim que o preço cai são recompradas por um preço mais baixo. A operação encerra após a devolução das ações ao investidor original, quando o trader paga o aluguel e fica com o lucro.

Ganhar dividendos com HGRU11

Boa parte dos investidores de FIIs os escolhem para fazer parte de suas carteiras, visando acumular ativos e fazer do rendimento uma fonte de recurso financeiro, tanto para comprar mais cotas como para ter uma renda mensal. O momento da queda de preço acaba sendo uma oportunidade de compra de mais cotas, ao contrário do que muitos pensam ser um momento de desespero.


INVESTIR OU NÃO INVESTIR NO FII HGRU11: QUAL DECISÃO TOMAR?

Num primeiro momento investir na bolsa parece estar associado a empenhar muito dinheiro pensando no lucro a longo prazo sem ter a menor certeza se isso vai acontecer mesmo.

Fatores externos podem impactar no desempenho dos investimentos, mas muito do que vemos no mercado tem forte relação com os passos que os grandes players dão. Esses participantes são capazes de movimentar o mercado de modo que seus negócios sejam favorecidos, através de informações antecipadas, alta tecnologia disponível para operar e capital pesado.

Recomendamos que a tomada de decisão leve em conta o comportamento desses players. Observando o volume, é possível encontrar os rastros deixados por eles, que podem te revelar a melhor região de entrada nas operações. Os conceitos e ferramentas do Raio X Preditivo são ideais para fazer essa observação.


FICOU INTERESSADO NO FII HGRU11? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PRA COMEÇAR

• Taxas da corretora: algumas corretoras não cobram taxa de corretagem, mas algumas ainda adotam essa prática. É uma taxa cobrada a cada operação de compra e venda de ativos

• Taxas da bolsa: a bolsa de valores cobra pequenas taxas sobre o valor envolvido na transação para efetivar, registrar e efetuar outras atividades necessárias para que as compras e vendas aconteçam

• ISS: o imposto sobre serviços incide sobre a taxa de corretagem caso ela exista

• Imposto de renda sobre os rendimentos mensais: isentos para pessoas físicas

• Imposto de renda sobre a venda com lucro: 20% em operações sobre o lucro (não há diferenciação entre operações normais e day trade). A exemplo de ações, é possível descontar os prejuízos anteriores dos lucros atuais

Taxas do FII HGRU11

A taxa de administração é de 0,90% ao ano sobre valor de mercado do fundo. A taxa de performance é de 20% da rentabilidade apurada por meio da distribuição de rendimento sobre o valor total integralizado de cotas do fundo do que exceder 5,5% atualizado pela variação acumulada do IPCA.


COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR COM O FII HGRU11

É comum encontrar metodologias de análise técnica gráfica que se baseiam em informações usando preço como referência.

Mas podemos dizer que a movimentação de preço, chamada também de volatilidade, é somente o EFEITO. E como para todo efeito existe uma CAUSA, consideramos que essa CAUSA é o volume. Ou seja, sem o volume o preço não sairia do lugar, e não haveria movimentação do mercado. Então o volume é o que determina a força de uma demanda e de uma oferta, que por sua vez determinam se o preço do ativo sobre ou desce. Conhecemos aqui a Nova Análise Técnica.

O Raio X Preditivo possui conceitos e ferramentas voltados para a leitura do volume. Nada mais é do que a Nova Análise Técnica sistematizada.

A leitura do volume poderá te ajudar a interpretar o movimento do mercado impulsionado pela posição dos big players. E principalmente, a partir dessa leitura, você conseguirá se antecipar a esses movimentos, evitando uma entrada atrasada na operação.


COMO FAÇO PARA COMPRAR FII HGRU11

Cá pra nós, dá até vontade de ter um imóvel, ou vários, não é? Mesmo que seja uma pequena parte deles! Pois, então, basta abrir a plataforma de negociação, escolher um FII como o HGRU11, sinalizar a quantidade de cotas que deseja adquirir e clicar em “comprar”. Isso mesmo, tudo feito de forma eletrônica, via internet, descomplicado, rápido e sem burocracia, e também sem precisar de corretor de imóveis ou imobiliárias. Devo lembrar que mesmo que você compre uma cota de um shopping, por exemplo, você não poderá abrir sua loja nele ou fazer o que quiser. Afinal, o objetivo aqui é tão somente investir.

Comprar HGRU11 é bem rápido e simples:

• Você precisará abrir uma conta na corretora de valores de sua preferência

• Transfira o dinheiro que pretende utilizar nas negociações

• Na própria corretora, escolha uma plataforma de negociação para poder abrir a ordem de compra

Atenção às coisas simples:

Apesar da empolgação de comprar o ativo de uma empresa que vem apresentando um bom desempenho, o cenário pode mudar. Quando iniciantes estão eufóricos normalmente é um sintoma que a bolsa irá cair.

A euforia indica que muitos investidores de primeira viagem estão comprando no topo, e se você estiver nesse barco tende a entrar em desespero quando o preço cair e vender num fundo, ficando no prejuízo. E adivinhe: em seguida a esse movimento o preço volta a subir, como num passe de mágica, mas você vendeu!

Para evitar essa situação, tenha ao seu lado o Raio X Preditivo. Esteja certo que terá um conteúdo de muita qualidade para te apoiar e esclarecer suas dúvidas quanto ao mercado.


CONCLUSÃO SOBRE O FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO (FII) HGRU11

Com os FIIs, entrar no mercado imobiliário, passou a ser de grande facilidade. Em MINHA opinião, o HGRU11 é sólido e seguro. Mas você NUNCA deve basear suas decisões na opinião de terceiros. É preciso que, sobretudo em renda variável, você disponha de ferramentas próprias para tomar suas decisões. Muito cuidado. Assim, recomendo que você entre em contato com as ferramentas e conceitos do Raio X Preditivo a fim de encontrar os melhores ativos e os melhores momentos para neles investir. Essa metodologia acompanha a atuação dos big players e é uma forma eficiente de colocar a seu lado aqueles participantes do mercado com mais condições de obterem bons resultados em seus investimentos.

Escrito por Luiz Sato

Segundo Sato sua missão é transmitir conhecimento avançado aos traders brasileiros para aplicarem as metodologias e as ferramentas disponibilizadas ao seus alunos aumentando as probabilidades de ganhos nos mercados que são altamente competitivos e dominados principalmente pelos HFT´s (Robôs de alta frequência).

Deixe seu comentário