Fundo Imobiliário LVBI11: Comprar ou Vender?

O fundo de investimento imobiliário (FII) LVBI11 é uma forma de entrar no mercado imobiliário investindo em galpões logísticos, mas você deve saber analisar o ativo através do comportamento dos investidores institucionais

O fundo de investimento imobiliário LVBI11 é um FII que concentra seus recursos em galpões logísticos e é um meio acessível de entrar no mercado de imóveis. Porém, nenhum investimento deve ser considerado tão somente pela sua acessibilidade. Recomendamos uma metodologia de análise apurada para que você tome suas decisões entendendo o contexto do mercado.

Você não só deve entender do que se trata o LVBI11, observando características como portfólio, taxa de ocupação e taxa de inadimplência e muitos outros dados. É importante entender o que os grandes players estão fazendo, aqueles participantes fortes que comandam o mercado e que, através da movimentação de grandes montantes financeiros e de ativos, influenciam fortemente o preço dos papéis negociados em bolsa, como os FII. Por isso, também apresentaremos o Raio X Preditivo que, através da análise do volume de negócios, acompanha a atuação desses investidores.


O QUE É UM FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO

Também conhecido pela sigla FII, o Fundo de Investimento Imobiliário possibilita aplicar em vários setores do mercado imobiliário. Através dele é possível investir desde imóveis físicos, como em títulos de crédito e até mesmo em cotas de outros fundos imobiliários (fundos de fundos).

Uma característica interessante dos FIIs é a possibilidade de ter um rendimento mensal. Inclusive, esse é o foco de muitos investidores quando passam a tê-los dentre seus investimentos. Essa renda vem de aluguéis de imóveis que o fundo administra ou dos juros provenientes dos títulos. E também há a possibilidade do rendimento vir do lucro que o fundo obtém com a venda de imóveis, bem como da venda títulos e da venda cotas de outros fundos (uma curiosidade aqui é que se o FII investe em outros fundos, esses fundos por sua vez, pagam rendimentos, ao seu FII).

São várias as vantagens de investir em FIIs. É a porta por onde passam cada vez mais investidores que decidem entrar no mercado imobiliário atualmente.

Imagine como seria a compra de um imóvel: a procura por um imóvel, a burocracia, os tributos, impostos, diferentes locatários, manutenção, inadimplência. Considere também que imóveis são caros e nesse caso você terá que empenhar boa parte das suas economias de uma vez só, e não poderá mais contar com esse dinheiro por um bom tempo. Tudo isso para que você, talvez, tenha algum retorno, seja economizando o valor dos aluguéis ou através da valorização do imóvel que pode levar alguns anos para acontecer de forma significativa.

Importante ponderar, como em qualquer tipo de investimento, a liquidez e a diversificação. No caso da compra do imóvel, a liquidez simplesmente não existe. Se você não souber escolher bem o local ou se precisar levantar o dinheiro e você decidir vendê-lo, saiba que isso pode levar algum tempo, e nem sempre conseguirá o preço desejado no negócio. E tudo isso pode acontecer com um único imóvel.

Não lhe parece mais interessante investir seu dinheiro em vários imóveis, podendo inclusive empenhar uma parte menor dele nesse mercado de risco? É o caso do FII, em que a compra pode ser feita com preços tão pequenos quanto R$ 100,00 aproximadamente, dependendo do valor da cota.

Os Fundos Imobiliários são administrados por especialistas, portanto a parte trabalhosa fica toda por conta dela. Mas você não participa da administração dos imóveis.

A rentabilidade dos FIIs não se limita aos aluguéis e juros dos títulos. Você pode vender as cotas, caso elas valorizem, obtendo o lucro da transação. As cotas são negociadas na bolsa de valores, assim como as ações das empresas de capital aberto.

Não posso deixar de alertar que o FII é um investimento em renda variável. Então, as cotas podem desvalorizar. Recomendamos que tenha cuidado antes de decidir. No meu ponto de vista, o LVBI11 é sólido e seguro, mas você deve avaliar se é uma boa opção de investimento, e só você pode tomar a decisão de comprar ou não esse ativo, e não deixe que outras pessoas interfiram nessa decisão. Fique atento à dados como taxa de ocupação e inadimplência (no caso de um fundo de tijolo), e grau de risco dos títulos (caso seja um fundo de papel), além de outros detalhes.

É recomendado que você busque conhecimento para te ajudar na escolha do investimento. O Raio X Preditivo pode te ajudar com isso, através de uma metodologia especialista no comportamento dos investidores institucionais (conhecidos também como Big Players). São investidores que só entram em investimentos que possam render muito futuramente, por isso essa metodologia os acompanha.

Tipos de FII (Fundo de Investimento Imobiliário)

O LVBI11 é um fundo do tipo tijolo, investindo sobretudo em galpões logísticos.

Veja quais são os tipos de FII:

  • Fundos de renda: os gestores compram ou constroem os imóveis que serão alugados (shoppings, lajes corporativas, galpões logísticos, hospitais, escolas, universidades, hotéis, residenciais e até cemitérios! E cada um desses é uma divisão em outras subcategorias). Diversos fundos de renda também se enquadram no tipo chamado de “fundo tijolo”.
  • Fundos de compra e venda: são FIIs que visam a compra de imóveis quando estão baratos e a venda quando valorizam. Por esse motivo, são considerados mais arriscados, porém, caso ocorram ganhos, eles são expressivos.
  • Fundos de desenvolvimento: são fundos que partem da compra de terrenos para a futura construção de grandes empreendimentos, porém dado os riscos de embargo de obras e outras eventualidades também são considerados de maior risco.
  • Fundos de recebíveis imobiliários ou “fundos de papel”: este se parece mais com um fundo de renda fixa, pois se baseia em Certificados de Recebíveis Imobiliários. É como se o investidor estivesse emprestando dinheiro ao mercado imobiliário, para, ao final, receber o dinheiro de volta com juros.
  • Fundos de fundos: os fundos de fundos, como o nome indica, são um mix de diversos outros fundos imobiliários e são uma forma de diversificar investindo em apenas um ativo.
  • Fundos tijolo: eles se misturam ao conceito de fundos de renda, pois, como o nome indica, se referem a imóveis propriamente ditos. Tem por objetivo o recebimento de aluguel e a valorização dos imóveis e, por consequência, das cotas individualmente.
  • Fundos híbridos: fundos que misturam todas essas categorias, apresentando uma grande flexibilidade de diversificação.


O QUE É O FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO (FII) LVBI11

LVBI11 – FII Gestão Passiva De Segmento Logística – é um fundo que é conhecido como fundo tijolo por investir em imóveis físicos, no caso, em galpões logísticos: seu objetivo é comprar ou construir com a finalidade de alugar e gerar uma renda mensal. Seu modelo de gestão é passivo e ele é constituído desde 2018, tal e qual condomínio fechado, com prazo de duração indeterminado.

Dois terços do seu patrimônio líquido devem ser investidos diretamente em imóveis ou direitos reais sobre imóveis do segmento logístico ou industrial. Essa parcela também pode incluir investimento indireto, com ações ou cotas de sociedades de propósito específico, cotas de fundos imobiliários e cotas de Fundos de Investimento em Participações.

Os rendimentos do LVBI11 chegam a seus cotistas, no mínimo, 95% dos resultados obtidos, mensalmente, até o 5º dia útil do mês posterior ao do recebimento dos recursos.

Quem é o administrador do Fundo de Investimento Imobiliário (FII) LVBI11

O LVBI11 é administrado pela Btg Pactual Serviços Financeiros S.A. Dtvm, instituição financeira com sede na cidade do Rio de Janeiro.

Portfólio do LVBI11

Conheça os imóveis que fazem parte do LVBI11:


  • ATIVO ARATU

Endereço: Via Centro, S/N

Bairro: CIA SUL

Cidade: Simões Filho - BA

Área Bruta Locável: 70.387,00 m2


  • ATIVO ARAUCÁRIA

Endereço: R. Pedro de Alcântara Meira, 1001

Bairro: Fazenda Velha

Cidade: Araucária - PR

Área Bruta Locável: 42.697,00 m2


  • ATIVO BETIM

Endereço: Avenida Juiz Marco Tulio Isaac, nº 7.001

Bairro: Vila Cristina

Cidade: Betim - MG

Área Bruta Locável: 33.502,00 m2


  • ATIVO CAJAMAR

Endereço: Rodovia Anhanguera, km 43

Bairro: N/A

Cidade: Cajamar - SP

Área Bruta Locável: 35.690,00 m2


  • ATIVO ITAPEVI

Endereço: Av Portugal, 400

Bairro: Jardim Nova Itapevi

Cidade: Itapevi - SP

Área Bruta Locável: 34.922,00 m2


  • ATIVO JANDIRA

Endereço: Estrada dos Alpes, nº 4.785

Bairro: N/A

Cidade: Jandira - SP

Área Bruta Locável: 45.634,00 m2


  • ATIVO MAUÁ

Endereço: Avenida Papa João XXII

Bairro:

Cidade: Mauá - SP

Área Bruta Locável: 29.718,00 m2


  • ATIVO PIRITUBA

Endereço: Av. Mutinga, 4935

Bairro: Vila Jaguara

Cidade: São Paulo - SP

Área Bruta Locável: 12.340,00 m2


  • GALPÃO - EXTREMA

Endereço: Rodovia Fernão Dias, KM 947,5

Bairro:

Cidade: Extrema - MG

Área Bruta Locável: 121.611,00 m2


  • GALPÃO - GUARULHOS

Endereço: Rua Manoel Borba Gato 100

Bairro: Vila Saiago

Cidade: Guarulhos - SP

Área Bruta Locável: 24.415,99 m2



FII LVBI11: ONDE E COMO É NEGOCIADO

Para quem pensa em investir em imóveis, o FII é a forma mais simples de fazê-lo.

Os FIIs são escolhidos pelas administradoras especializadas, diminuindo muito o risco do seu investimento não sair bem como você imaginava. Ainda é muito comum encontrar pessoas que compraram imóveis como investimento, mas nem sempre a compra é bem-sucedida. Se você escolher um imóvel mal localizado, ou em condições ruins de conservação, poderá te dar mais prejuízo do que renda.

Você pode adquirir as cotas dos FIIs direto na bolsa de valores, no conforto do seu escritório ou sua da casa usando um computador, ou até mesmo na comodidade do seu celular.

Embora seja fácil comprar cotas de FII, saiba que terá que lidar com o ambiente da bolsa de valores, onde estão os participantes mais fortes e competitivos do mercado, os Big Players. São eles que se posicionam para aproveitar a liquidez e comprar grandes quantias, no momento de queda de preço, enquanto o desespero leva muitos investidores a vender seus ativos. E no momento do pico de preço são eles que vendem enquanto todos estão eufóricos.

Esses grandes players têm alta capacidade financeira para operar, e contam com vantagens tecnológicas e colaboradores preparados para entrar nas operações certas.

Dada a importância da atuação dos Big Players, o Raio X Preditivo acompanha a participação desses investidores através da observação do volume de negócios, pois costumam estar nas regiões mais vantajosas para compra ou venda de ativos.


FORMAS DE GANHAR COM O FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO LVBI11

Há várias maneiras de se ganhar dinheiro com FIIs como o LVBI11 com destaque para duas:

Trade com LVBI11

Trade abrange formas de operação na bolsa de valores para compra de ativos para vender em seguida. O day trade é a operação que começa hoje e termina hoje mesmo. Já no swing trade, a operação normalmente dura mais de dois dias. E o position trade é a operação de mais de duas semanas. E também há a venda descoberta que pode ser feita mediante o aluguel dos ativos. Nesse caso o trader não possui os ativos, mas ele pode vendê-los e quando o preço cair comprá-los novamente. Por fim, o trader devolve os ativos ao investidor original, paga o aluguel e fica com o valor que sobrar que é o lucro. Isso se o preço do ativo não subir, caso suba o trader irá amargar um prejuízo.

Ganhar dividendos com LVBI11

Com foco no longo prazo, o investidor tem forte interesse por FII. Esse perfil gosta de acumular o rendimento dos FIIs para ter uma renda mensal, e principalmente para usar essa renda na compra de mais ativos quando o preço cai. Não é do time do desespero, pois esse investidor costuma aproveitar a oportunidade de preço.


INVESTIR OU NÃO INVESTIR NO FII LVBI11: QUAL DECISÃO TOMAR?

O investimento começa quando você destina seu dinheiro para algo que o faça render, além de acumular. Mas não podemos esquecer que é o seu capital que está no centro do assunto, seja da economia de anos, seja de uma herança ou venda de algum bem.

Sendo assim, quando você investe seu capital em renda variável deverá ficar atento ao cenário econômico em geral, mas na verdade o futuro nesse ambiente é imprevisível.

Considere que fatores externos podem movimentar o cenário de maneira repentina, mas o dia a dia do mercado é feito de grandes movimentações de poucos. São os big players, capazes de fazer o preço do ativo mudar em questão de segundos em qualquer cenário, que devem ser observados.

Entender o comportamento desses investidores é fundamental para que possa tomar as melhores decisões, e para isso sugerimos que procure a metodologia ideal. O Raio X Preditivo dispõe de conceitos e ferramentas, cujo principal tema de estudo é o volume de negócios. Conhecer sobre o volume pode revelar em quais regiões os big players pretendem operar.


FICOU INTERESSADO NO FII LVBI11? VEJA OS CUSTOS E TAXAS PRA COMEÇAR

  • Taxas da corretora: algumas corretoras não cobram taxa de corretagem, mas algumas ainda adotam essa prática. É uma taxa cobrada a cada operação de compra e venda de ativos
  • Taxas da bolsa: a bolsa de valores cobra pequenas taxas sobre o valor envolvido na transação para efetivar, registrar e efetuar outras atividades necessárias para que as compras e vendas aconteçam
  • ISS: o imposto sobre serviços incide sobre a taxa de corretagem caso ela exista
  • Imposto de renda sobre os rendimentos mensais: isentos para pessoas físicas
  • Imposto de renda sobre a venda com lucro: 20% em operações sobre o lucro (não há diferenciação entre operações normais e day trade). A exemplo de ações, é possível descontar os prejuízos anteriores dos lucros atuais

Taxas do FII LVBI11

  • A taxa de administração do LVBI11 é entre 0,10 e 0,20% ao ano sobre patrimônio líquido com mínimo de R$ 25.000,00 mensais corrigido pelo IGPM.
  • Gestão: entre 0,80 e 1,05% ao ano sobre patrimônio líquido.
  • Escrituração: 0,05% ao ano sobre patrimônio líquido com mínimo de R$ 25.000,00 mensais corrigido pelo IGPM. Quanto maior valor do patrimônio menor o percentual das taxas.


COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR COM O FII LVBI11

É possível encontrar traders que operam e ensinam estratégias baseadas no preço, explicando os métodos ultrapassados da clássica análise técnica.

Na verdade, o preço é a consequência do que faz com que ele chegue nessa ou naquela posição. O que determina o preço é o volume. Logo o preço é a causa e o efeito é o volume. O volume é o combustível para que o preço suba ou caia. Esse tipo de ponto de vista é a Nova Análise Técnica.

O Raio X Preditivo é a sistematização da Nova Análise Técnica, e nela você poderá encontrar conceitos e ferramentas voltados para a leitura do volume.

A ideia é que possamos nos antecipar aos movimentos relevantes do mercado, percebendo como os investidores institucionais atuam. Entender o volume nos ajuda na decisão de qual o melhor momento de entrar em uma operação na bolsa de valores.


COMO FAÇO PARA COMPRAR FII LVBI11

Agora que você já sabe as vantagens do FII dá até pra voltar a pensar na compra de imóvel. Para começar é bem fácil e você faz tudo pela internet, sem depender de imobiliárias, corretores, documentos, taxas e outras providências que a tradicional compra de um imóvel demanda. O seu objetivo é investir, e você não poderá interferir na administração nem usufruir das cotas que comprar.

Comprar LVBI11 é bem rápido e simples:

Esperamos que você tenha feito uma compra bem sucedida na bolsa; seus ativos estão valorizando e você fica empolgado. Essa é uma sensação perigosa, pois quando os iniciantes estão empolgados é bem provável que a bolsa venha a cair.

Esse momento de empolgação pode te fazer acreditar que é uma boa hora para comprar mais desses ativos, mas pode ser um topo de preço. Esteja preparado para ver ele cair, caso não esteja vai querer vendê-lo no fundo por não aguentar mais ‘perder dinheiro’. Em seguida, o preço do ativo volta a subir.

Invista antes de qualquer outra coisa em conhecimento de qualidade para que você tenha condições de tomar as melhores decisões no mercado financeiro. Sugerimos o treinamento Raio X Preditivo como primeiro passo, antes de adquirir qualquer ativo negociado na bolsa de valores.


CONCLUSÃO SOBRE O FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO (FII) LVBI11

Os FIIs são uma forma saudável e prática de participar do mercado imobiliário, se você considerar os riscos envolvidos, uma vez que se trata de renda variável, dessa forma dosando sua participação e o tamanho de suas posições. Fundos como o LVBI11, particularmente, são bons para quem acredita que o mercado de galpões logísticos está em crescimento.

Os FIIs tornaram a entrada no mercado de imóveis extremamente fácil e descomplicada. A decisão de investir nesse tipo de ativo deve ser pesada com cuidado, no entanto. As características do fundo, bem como o seu portfólio, ocupação, inadimplência, devem ser cuidadosamente escrutinadas.

Não só isso, precisamos estar a par da movimentação dos big players em torno dele, visto que esses participantes têm condição de se antecipar às informações que, obrigatoriamente, as administradoras fornecem periodicamente ao mercado. Nesse sentido, podemos contar com a metodologia do Raio X Preditivo, que fornece as ferramentas perfeitas para leitura do volume de negócio, informação primordial para a leitura da atuação desses participantes.

Escrito por Luiz Sato

Segundo Sato sua missão é transmitir conhecimento avançado aos traders brasileiros para aplicarem as metodologias e as ferramentas disponibilizadas ao seus alunos aumentando as probabilidades de ganhos nos mercados que são altamente competitivos e dominados principalmente pelos HFT´s (Robôs de alta frequência).

Deixe seu comentário