HASH11: Como investir em criptomoedas fácil

Com o HASH11 você pode investir em criptomoedas de um jeito fácil e seguro, desde que considere os riscos e uma estratégia sólida

O HASH11 é uma das formas mais rápidas de você começar seus investimentos em criptomoedas na bolsa de valores brasileira, a B3. Trata-se de um ETF, um fundo de índice, isto é, um ativo que reproduz os movimentos de determinado índice. No caso, trata-se de um de um ativo que reproduzi o movimento do Nasdaq Crypto Index, índice da Nasdaq com uma “cesta” de criptomoedas como o bitcoin, ethereum, litecoin e outras.

Mas, antes de continuar, preciso dizer pra você que, por mais tentadoras e promissoras que as criptomoedas sejam, não é pra você vender seu carro e sua casa e comprar tudo em HASH11. Trata-se de um ativo de altíssima volatilidade e de altíssimo risco. Para você ter uma ideia, tão logo ele foi lançado no dia 26 de maio na bolsa brasileira, poucos dias depois ele caiu para metade do valor. Aliás, esses momentos de queda são ideais pra fazer novas entradas nesse tipo de ativo. Mas, repito, com muito cuidado, envolvendo uma porcentagem muito pequena de seu patrimônio a cada vez, ciente de que se trata praticamente de um “bilhete de loteria”, a depender de quando você pretende resgatar esse investimento.


O QUE É O HASH11?

HASH11 é um fundo de índice, um ETF (Exchance Traded Fund). Um ETF ou fundo de índice nada mais é que um papel, um ativo, que replica as oscilações de um determinado índice. Assim, em vez de termos que comprar todos os ativos que compõem aquele fundo – o que seria caro, contraproducente e trabalhoso -, podemos simplesmente compor esse ativo.

No caso, o HASH11 reproduz o Nasdaq Crypto Index e está sob a responsabilidade da gestora Hashdex. O Nasdaq Crypto Index é composto por diversas moedas que estão nele presentes em diferentes proporções. Ao comprar o HASH11, não preciso me preocupar em rebalancear minhas posições de acordo com o índice: o papel faz isso “sozinho”.

Além disso, a forma de negociar HASH11 é diferente da de um fundo propriamente dito. Você negocia HASH11 como se ele fosse uma ação, podendo fazer isso até mesmo no seu home broker ou na sua plataforma gráfica de negociação (Meta Trader, por exemplo). Dá para fazer posições de longo prazo ou até mesmo day trade, comprando e vendendo em poucos minutos.

Segundo o material da gestora do HASH11: “É um fundo de índice listado na B3 que replica o Nasdaq Crypto Index (NCI), índice que busca refletir globalmente o movimento do mercado de criptoativos, oferecendo exposição diversificada, com custódia segura, liquidez e simplicidade para portfólios de todos os tamanhos.”


O QUE É UM FUNDO DE ÍNDICE

Um fundo de índice é um ativo que reproduz um determinado índice da bolsa de valores. Por exemplo, o mais conhecido atualmente possivelmente é o BOVA11, que reproduz as oscilações do Ibovespa. Se você quer investir no índice, não precisa comprar milhares de ações de dezenas de empresas para reproduzir esses movimentos. Basta comprar BOVA11 na proporção que você deseja. E você faz isso da mesma maneira que faz com ações.

A dinâmica é idêntica, o imposto de renda muito similar e, de fato, há poucas diferenças de comprar ações. ETFs, obviamente, não pagam dividendos, por exemplo. Obrigatoriamente, um ETF fica sob a responsabilidade de uma empresa gestora. No caso do HASH11, a gestora é a Hashdex.

Atualmente, incluindo o HASH11, a B3 possui 33 ETFs sendo negociados. Alguns exemplos:

  • HASH11: que reproduz o Nasdaq Crypto Index
  • BOVA11: reproduz o Ibovespa
  • IVBB11: reproduz o S&P500 (as 500 maiores empresas da bolsa de valores dos Estados Unidos)
  • SMALL11: reproduz o índice que inclui o desempenho de 100 empresas de baixa capitalização mas com boa negociação na bolsa (small caps)
  • GOLD11: reproduz a variação do ouro
  • XINA11: acompanha o índice MSCI China, que é composto por empresas chinesas de grande e médio porte listadas em todos os mercados incluindo China A-shares, B shares, H-shares, Red Chips, P chips, e listagens estrangeiras como por exemplo ADRs no NYSE.

Na verdade, o HASH11 é um ETF de ETF. Ele investe a partir de um ETF negociado no exterior. Ao investir nele, você estará investindo em HDEX.BH, fundo constituído nas Ilhas Cayman e listado na Bermuda Stock Exchange. Porém, não se assuste, essa estrutura é adotada por diversos outros ETFs negociados na B3 (por exemplo, o IVBB11 que, na verdade, investe em IVV, que é listado nas bolsas dos EUA).


QUAIS MOEDAS FAZEM PARTE DO HASH11

O HASH11, por reproduzir um índice, precisa ser composto das mesmas criptomoedas que fazem parte desse índice e na mesma proporção.

Vamos imaginar o seguinte.

O índice é a receita do bolo. O ETF vai seguir aquela receita. Se colocarmos as mesmas proporões (1 xícara de açúcar, 2 xícaras de trigo, 3 colheres de chocolate, etc), teremos o mesmo bolo e ele vai crescer e ser um bolo igual ao que aparece na foto da receita.

Ao comprarmos 1, 2, 10 ou 10 mil ETFs, estamos comprando um ou mais pequenos pedaços desse bolo que vão se comportar igual ao bolo da receita.

Mas quais são os ingredientes desse bolo?

Bom, o HASH11 começou com seis moedas:

Bitcoin – 78,61%

Ethereum – 16,86%

Litecoin – 1,58%

Biticoin Cash – 1,03%

Chainlink – 1,27%

Stellar – 0,65%

Já no início de junho de 2021, foram incluídas duas novas criptomoedas: Filecoin e Uniswap.

De qualquer forma, como podemos ver a maior exposição do HASH11 é ao bitcoin, porém as outras moedas também têm uma influência sobre o ativo e, a julgar pela alta volatilidade que algumas delas podem ter, qualquer uma delas pode ter um impacto positivo no investimento, caso ele seja feito.


É VANTAJOSO INVESTIR EM HASH11?

Existem diversas vantagens de se investir em HASH11:

• A primeira delas é a facilidade. Pra investir diretamente em criptomoedas você precisa ter uma carteira virtual e comprar suas moedas através de uma Exchange (corretora de criptoativos)

• Segurança: diferentemente do mercado de criptomoedas, o mercado de ETFs é regulado e fiscalizado pela CVM, pela Anbima e o gestor (Hashdex) é auditado pela KPMG

Declaração do imposto: qualquer renda ou bem precisa ser declarado. A declaração de criptomoedas é um ponto nebuloso enquanto a tributação sobre ETFs, como a HASH11, e sua tributação é bastante simplificada

Alta liquidez: desde o início de sua negociação em maio de 2021, a HASH11 demonstrou ter alta liquidez. O tempo todo tem gente comprando e vendendo

• Diversificação: você não vai precisar comprar diversas criptomoedas para diversificar sua carteira de forma balanceada. O HASH11, atualmente, conta com diversas moedas em sua composição

Desvantagens:

• Se você encara como investimento, isso não faz diferença, mas os defensores da moeda afirmam que investir em criptomoedas indiretamente, como por meio do ETF HASH11, não é o mesmo que possuir de fato as moedas. Mas, vamos convir, alguns desses defensores beiram ao ativismo, certamente têm seus pontos de razão, mas aqui estamos falando de investimento e não defendendo uma nova economia baseada em criptomoedas

• Taxa de Administração: é cobrada uma taxa de 0,30% ao ano sobre o valor investido

• Alta volatilidade: não é incomum que o valor das criptomoedas oscile 10%, 20%, 30% ou até mais em poucos dias ou ainda em um único dia. Portanto, NÃO É PRA VENDER A CASA e comprar tudo em HASH11. A volatilidade pode ser favorável à sua posição, o que é bom, mas também poder ir contra a sua posição. Muitos especialistas não recomendam que você tenha mais que 5% de sua carteira total nesse tipo de ativo


UMA ESTRATÉGIA PARA INVESTIR EM HASH11

Na ocasião da grande crise da pandemia, quando as bolsas caíram para metade de seus patamares originais, apresentamos a estratégia Sato’s Kamikaze. A ideia é de investimento de longo prazo em momentos de crise aguda.

Historicamente, as bolsas sempre apresentam esses momentos. E a exemplo de tantas crises, como o crash de 1929, o subprime de 2008 e a recente pandemia, tivemos recuperações. Depois das crises, pode haver novas quedas? Pode. Por isso, a estratégia que apresentamos aplicada a alguns ativos escolhidos a dedo através da metodologia Raio X Preditivo, envolve alguns elementos:

• Entrada para longo prazo

• Desapego do dinheiro envolvido (como se ele tivesse deixado de existir)

• Valores pequenos que você aguente caso as quedas continuem

• Aportes contínuos, cautelosos e pequenos a cada nova queda

E sabe por que essa estratégia se aplica tão bem ao HASH11? Porque as criptomoedas têm essas “crises” agudas sistematicamente. Elas são altamente voláteis.

Porém, fazer isso não adianta nada se você não tem uma metodologia adequada que aponte os momentos certos de comprar e de vender.


FICOU INTERESSADO? VEJA AS TAXAS E IMPOSTOS PARA INVESTIR E NEGOCIAR HASH11

As taxas são as seguintes:

  • Taxa da gestora: 0,30% ao ano sobre o valor investido
  • Taxa de corretagem: algumas corretoras não cobram taxa de corretagem, mas algumas ainda cobram e esse valor varia de empresa para empresa
  • Taxas da bolsa: incluem registro, negociação e outras
  • ISS: incide sobre a taxa de corretagem, caso a corretora cobre
  • Imposto de renda: no momento da venda do ativo, caso haja lucro, você precisa pagar 15% sobre esse lucro ao Leão. Se for day trade (operação que começa e termina no mesmo dia) a taxa é de 20% sobre o lucro. Isso é pago a cada mês. Detalhamos isso em outro artigo


COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR A NEGOCIAR E A INVESTIR EM HASH11

O Raio X Preditivo é uma metodologia que, através de conceitos e ferramentas, determina os melhores momentos para comprarmos e vendermos ativos da bolsa de valores ou de outros mercados.

Esses conceitos e ferramentas são voltados para o volume. Para o Raio X Preditivo, o volume de ativos negociados determina o movimento dos preços desses ativos. O volume é o combustível do preço. O volume é a causa e o preço é mero efeito.

Assim, em uma grande queda, podemos saber com mais chances de acerto se o ativo vai voltar a subir ou se vale a pena esperar que ele caia mais antes de fazermos mais um aporte. Ou, ainda, podemos descobrir se é mais sensato vender o ativo, por exemplo, HASH11 depois de uma grande alta para voltar a comprar mais tarde.

Como a maior parte do volume em todos os ativos negociados nas bolsas mundiais são de responsabilidade dos grandes investidores institucionais, também podemos dizer que o Raio X Preditivo é o estudo sobre o comportamento desses participantes mais fortes nos mercados e o uso desse comportamento a nosso favor.

Dessa forma, usamos esses big players como nossos parceiros, encontramos regiões de negociação com boa assimetria de risco e temos mais chances de obter lucro em nossos investimentos e trades.


COMO COMPRAR HASH11

Hoje em dia é muito fácil comprar HASH11 e qualquer ativo da bolsa de valores. Com um celular você já abre uma conta em uma corretora de valores. Deposita seu dinheiro e começa a comprar. Mas não faça isso sem antes fazer um curso sobre trades e investimentos, sobretudo um curso que dê ênfase à importância do volume e sua influência sobre o preço dos ativos. Por isso, nossa indicação é o Raio X Preditivo. Só depois de iniciar seu curso, comece a comprar HASH11 e qualquer ativo da bolsa de valores.

CONCLUSÃO

A tecnologia envolvida nas criptomoedas, a ideia que há por trás delas de serem recursos limitados – o bitcoin, por exemplo, terá um máximo de 21 milhões de moedas, número que será atingido estimativamente em 2140 –, tudo isso nos faz acreditar que elas ainda valorizarão muito. Porém, como todo o mercado de risco, não temos como saber. Se você está pensando em investir em HASH11, faça isso com uma fatia muito limitada de seus recursos totais, aproveite as quedas para comprar cada vez um pouco e haja com um certo desapego em relação a esse dinheiro. Acima de tudo, saiba os melhores momentos para realizar eventuais lucros e saiba os momentos certos de fazer novos aportes. Nesse sentido, não deixe de usar as regiões de boa assimetria de risco apontadas por uma metodologia especializada em volume, como é o caso do Raio X Preditivo.

Escrito por Luiz Sato

Segundo Sato sua missão é transmitir conhecimento avançado aos traders brasileiros para aplicarem as metodologias e as ferramentas disponibilizadas ao seus alunos aumentando as probabilidades de ganhos nos mercados que são altamente competitivos e dominados principalmente pelos HFT´s (Robôs de alta frequência).

Deixe seu comentário

Comentários

Reginaldo celesrino dos santos 20/02/2022

sou aluno e godtei muito porque me esclareceu todas duvidas obg raio x