QETH11: como investir em ethereum fácil

Com o QETH11 você investe fácil na criptomoeda ether, da rede Ethereum, sem complicação, mas aprenda a analisar o comportamento dos big players antes para não perder dinheiro

O QETH11 é um fundo de índice ou ETF (Exchange Traded Fund) que permite investir em ether, a moeda da plataforma Ethereum sem que você precise colocar seu dinheiro em uma exchange estrangeira sem regulação e controle das autoridades financeiras nacionais. Você comprar QETH11 e automaticamente está exposto à variação do preço da segunda maior criptomoeda do momento (o ethereum só perde para o bitcoin em capitalização, atualmente).

O QETH11 é um investimento que vale a pena? Tudo indica que as criptomoedas são o futuro por conta de sua independência, tecnologia e adoção cada vez maior. Mas mais do que entender o significado dessa moeda, você precisa compreender que fatores indicam a compra ou a venda de qualquer ativo de qualquer mercado. Para o Raio X Preditivo, a informação mais fundamental sobre qualquer investimento é saber o interesse institucional a respeito desse ativo e essa informação se encontra na interpretação correta do comportamento do volume (os institucionais, os big players, são responsáveis pela maior parte do volume financeiro movimentado pelos mercados mundiais). Sabendo interpretar o volume, sabemos como estão os níveis de oferta e demanda em diferentes patamares de preço e encontramos pontos seguros não só para investir como para fazer trades, usando o interesse desses big players a nosso favor. Por isso, a informação mais importante deste artigo é sobre a metodologia Raio X Preditivo, que vai lhe ensinar se é hora ou não de investir em QETH11.


O QUE É O QETH11?

O QR ETHER (QETH11), por ser um fundo de índice ou ETF, tem por objetivo acompanhar a volatilidade do preço da carteira teórica de ativos do índice CME CF Ether Reference Rate.

Em linguagem simples: se você comprar cotas de QETH11, esse seu investimento vai ter o mesmo desempenho que o ethereum. Se o preço da criptomoeda subir, o ETF subirá na mesma proporção. Se cair, é a mesma coisa.

O ETF (Exchange Traded Fund) ou fundo de índice é um fundo de investimento que, como uma das principais características, você pode comprar como uma ação no pregão da bolsa. Na verdade, chamamos cada “pedaço” do fundo de cotas. As cotas estão para o ETF como as ações estão para uma empresa.

Para adquirir o QETH11 você só precisa abrir o terminal da corretora em que tem conta e procurar pelo ativo por seu código. Desse modo, você investe em Ethereum facilmente, com segurança e regulação, sem a necessidade de cadastros em exchanges, wallets ou chaves privadas.

O QETH11 surge em 2021 com administração da Vórtx Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários LTDA e gestão da QR Capital Gestora de Recursos LTDA.

A taxa de administração é de 0,7% ao ano. Como as taxas de administração dos ETFs, a exemplo do QETH11, saem do valor da cota, isso não influencia o valor líquido que você tem na conta da corretora.

O índice CME CF Ether Reference Rate, seguido pelo QETH11, foi desenvolvido pela CF Benchmarks em parceria com a Chicago Mercantile Exchange Group. A objetivo do índice é espelhar o preço diário do Ethereum. Ele desempenha essa tarefa ao acompanhar as transações em exchanges e unindo a isso os dados comerciais de vários mercados americanos de Ether.

O QETH11 tem, no mínimo, 95% do patrimônio alocado em cotas do fundo de índice. Os 5% restantes podem ser constituídos por outros ativos financeiros.

Segundo a QR Capital, o QETH11 está devidamente autorizado pela CVM e está de fato listado na bolsa brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), com apólice de seguro incluída.


O QUE É UM FUNDO DE ÍNDICE

Um fundo de índice ou ETF (Exchange Traded Fund) tem sua negociação realizada por meio de cotas. As cotas e o fundo de índice como um todo acompanham o desenrolar da variação de certo índice do mercado.

O ETF consegue isso através de posições nos ativos (ações, ETFs estrangeiros, BDRs e outros) que são parte integrante da carteira teórica desse índice.

A B3, no momento, tem 66 ETFs que seguem índices os mais variados. Alguns relativos à ações, outros a commodities, como o ouro, e, mais recentemente, criptomoedas, além de outras possibilidades.

• Existem ETFs que replicam índices compostos por centenas de ativos. O BOVA11 é o mais conhecido deles, seguindo o Índice Bovespa (Ibovespa). O Ibovespa tem centenas de ações em sua formação

• Também há os ETFs de índices que são integrados por não mais que 10 ativos. O HASH11 pode ser considerado um desses, pois acompanha o Nasdaq Crypto Index, que, no momento, é integrado por uma cesta de 10 criptomoedas.

• Existem aqueles ETFs conhecidos como “monoativo”. Eles ficam na cola de um índice de único ativo. Certamente, nesta categoria teremos o QETH11, pois ele segue o CME CF Ether Reference Rate, que, por sua vez, é composto apenas pelo ethereum.

Podemos dizer que uma das vantagens de ETFs que seguem índices que trazem diversos ativos em sua composição é a possibilidade de diversificar investimentos em renda variável usando apenas um único ativo para isso. Economia de tempo e baixo comprometimento financeiro. Por outro lado, ETFs mono ativos acabam servindo investimentos em determinados ativos de maneira mais acessível.

Por exemplo:

• GOLD11: com ele dá para investir em ouro sem a necessidade de aplicar em um fundo de investimento. Fundos de investimento em ouro podem ter taxas de administração mais altas. Além disso, na hora de investir, pode levar um dia para a cotização. E, na hora de sair, pode levar um tempo também para seu dinheiro voltar líquido para a conta. Com o ETF, a transação é imediata.

• QETH11: descomplica a entrada no mercado de criptomoedas, no caso, através da moeda ethereum. Faço isso diretamente através da corretora de valores. Diferentemente das exchanges, as corretoras de valores são fiscalizadas e reguladas por entidades sérias e atuantes. Se algo acontecer, você terá respaldo jurídico.

De um modo didático, podemos afirmar sem medo que adquirir ações e adquirir cotas de um ETF é praticamente a mesma coisa. Através da plataforma da corretora, busque o código do ativo (QETH11), escolha quantas cotas quer comprar e pronto.

Mas tem diferenças importantes!

• Não tem dividendos em ETFs. Dividendos distribuídos pelas companhias, no caso de ETFs de ações, são assimilados pelo fundo. O resultado é que é como se você tivesse reinvestido os dividendos que teria recebido na compra de mais ações. O QETH11, no entanto, por ser um ETF de criptomoeda, não distribui dividendos.

• Na venda de ações com lucro, se as vendas no mês forem inferiores a R$ 20 mil, não pagamos imposto sobre o lucro. No ETF isso não ocorre. Vendeu com lucro? Tem que pagar imposto. O recolhimento de 15% sobre o lucro (operações normais, que não forem de day trade) é de sua responsabilidade e você tem que fazê-lo até o prazo do último dia útil do mês seguinte em que se obteve o lucro.

• ETFs têm taxa de administração. A taxa é descontada do valor da cota. A taxa do QETH11 é de 0,7% ao ano.

Além dessas diferenças, um ETF conta com uma gestora e uma administradora.

Atualmente, se contarmos com o QUETH11, a B3 lista 66 ETFs (espera-se que tal número cresça).

Alguns exemplos:

• BBOV11: ETF do Banco do Brasil com o objetivo de refletir as variações e rentabilidade do Índice IBOVESPA, calculado pela B3 S.A. - Brasil, Bolsa, Balcão, por replicação integral da composição da carteira do índice, deduzidas taxas e despesas, e observado os limites de diversificação e composição aplicáveis à carteira do fundo, conforme estabelecido em seu regulamento

• BBSD11: Este fundo tem como objetivo refletir a performance do Índice S&P DIVIDENDOS BRASIL, calculado pela S&P Dow Jones Índices LLC

• IBOB11: Outro ETF que replica o Ibovespa, mas este é do BTG Pactual

• ESGB11: ETF que replica o Índice S&P/B3 Brazil ESG e tem como objetivo medir a performance das empresas com as melhores práticas de sustentabilidade baseadas em critérios ESG, sigla em inglês que representa questões ambientais, sociais e de governança corporativa.

• SPXB11: segue o S&P 500, principal índice referência do mercado norte-americano

• GENB11: replica o índice S&P/B3 Ingenius cujo propósito é medir a performance das empresas internacionais de alto crescimento que pertencem à indústria inovadora do GICS

• SMAB11: replica o desempenho do índice Small Cap da B3 (índice de empresas de baixa capitalização)

• CMDB11: replica o Índice Teva Ações Commodities Brasil é um índice de mercado criado pela Teva Indices que busca representar o desempenho médio das ações de empresas produtoras e exportadoras de commodities negociadas na Bolsa do mercado brasileiro, a B3

Finalmente, fiquemos com a definição da própria bolsa, a B3, sobre o que é um ETF:

“O ETF de Ações, também conhecido como Exchange Traded Fund (ETF), é fundo negociado em Bolsa que representa uma comunhão de recursos destinados à aplicação em uma carteira de ações que busca retornos que correspondam, de forma geral, à performance, antes de taxas e despesas, de um índice de referência. Como índice de referência do ETF de Ações admite-se qualquer índice de ações reconhecido pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) (...). As cotas do ETF são negociadas na B3 de forma semelhante às ações. Ao adquirir tais cotas, o investidor, indiretamente, passa a deter todas as ações da carteira teórica do índice, sem ter que comprá-las separadamente no mercado. Dessa forma, o ETF pode proporcionar mais rapidez e eficiência no momento de diversificar seus investimentos.”

Lembrando que, embora a página da B3 que define ETF fale de “ETF de Ações”, ETFs também podem envolver outros ativos atualmente, como é o caso do QETH11: criptomoedas, BDRs, commodities, outros ETFs...


QUAIS MOEDAS FAZEM PARTE DO QETH11

A única moeda que faz parte do ETF QETH11 é o ethereum. Na verdade, ethereum é o nome da plataforma descentralizada focada na execução dos chamados “contratos inteligentes”: operações que são feitas automaticamente quando certas condições são cumpridas. Ela tem sua própria moeda, o ether. Portanto, o mais correto seria dizer que estamos investindo em ether quando compramos QETH11. Mas, por uma questão de consagração pelo uso do termo, acabamos optando por nos referir à moeda como ethereum mesmo.

O Ether não foi criado para ser uma moeda digital, mas sim um ativo para recompensar os desenvolvedores que usam a plataforma Ethereum para seus projetos. Mesmo assim, o ethereum conquistou desde 2015, quando foi criado, o posto de segunda moeda mais popular entre as criptos.

O protocolo ethereum, como o bitcoin, utiliza o blockchain para que as transações sejam validadas, dessa maneira garantindo que fraudes sejam literalmente impossíveis de acontecer. Do mesmo modo que o bitcoin, as moedas são “mineradas” através do processo de verificação e validação de operações.

 O Ethereum nasceu pelas mãos de Vitalik Buterin em janeiro de 2014, financiado no modelo crowdfunding (uma vaquinha virtual). Nesse modelo, é o terceiro mais vultoso projeto com levantamento de fundos nesta modalidade na história.


É VANTAJOSO INVESTIR EM QETH11?

No que diz respeito a investir em um ETF de criptomoedas as vantagens são várias:

• Você não precisa colocar seu dinheiro em uma exchange. Tudo bem que as “corretoras de criptomoedas”, conhecidas como exchanges, são relativamente seguras hoje em dia. Mas, ainda assim, elas não são reguladas pelas entidades de costume (CVM, Anbima, B3 etc). Se algo acontecer e seu dinheiro e suas criptomoedas estiver lá, você pode perder sua grana e não ter nenhum respaldo jurídico. No mínimo, as coisas ficam mais complicadas

• Descomplicação: você não precisa ter mais uma instância para guardar seus investimentos. Normalmente, investimentos em criptomoedas ficam em exchanges. Se o valor é um pouco mais alto, o ideal é guarda-las em uma wallet (como são chamadas as carteiras virtuais de criptomoedas). Essas carteiras ficam armazenadas no blockchain e você as acessa através de chaves privadas (um conjunto de doze ou vinte e quatro palavras). Se você perder essa chave privada, nem com reza brava você vai recuperar seu dinheiro. Se você anotar a chave privada e alguém encontrar, essa pessoa pode transferir seus fundos para a carteira dela

Claro, os puristas dirão que comprar ETFs de criptomoedas não é a mesma coisa, que até mesmo fere a “filosofia” das finanças descentralizadas, que as criptomoedas deveriam ser usadas como moeda corrente e não como investimento. Com todo o respeito aos críticos, você tem o direito de investir em criptomoedas da maneira que preferir que que achar mais seguro.

Na hora de investir em QETH11, o principal é ficar de olho se esse é o momento. No Raio X Preditivo fazemos isso observando o interesse dos big players, as grandes companhias investidoras que movimentam mais de 80% do capital mundial nos mercados do mundo. Fazemos isso através da análise do volume. Observando o volume conseguimos determinar com certa precisão os pontos em que essas companhias consideram interessante comprar e vender e que, portanto, são níveis de referência para altas e quedas fortes.


FICOU INTERESSADO? VEJA AS TAXAS E IMPOSTOS PARA INVESTIR E NEGOCIAR QETH11

As taxas são as seguintes:

• Taxa da gestora: 0,70% ao ano sobre o valor investido

• Taxa de corretagem: algumas corretoras não cobram taxa de corretagem, mas algumas ainda cobram e esse valor varia de empresa para empresa

• Taxas da bolsa: incluem registro, negociação e outras

• ISS: incide sobre a taxa de corretagem, caso a corretora cobre

• Imposto de renda: no momento da venda do ativo, caso haja lucro, você precisa pagar 15% sobre esse lucro ao Leão. Se for day trade (operação que começa e termina no mesmo dia) a taxa é de 20% sobre o lucro. Isso é pago a cada mês. Detalhamos isso em outro artigo


COMO O RAIO X PREDITIVO PODE AJUDAR A NEGOCIAR E A INVESTIR EM QETH11

Você já reparou que muitas vezes quando o mercado está em euforia e estão entrando cada vez mais pessoas em um investimento, logo depois acontece uma forte queda?

Foi assim em 2008 – antes da crise do subprime – e também foi assim em 2020 – antes da crise do coronavírus.

E poderíamos relatar diversas outras crises em que o preço dos ativos apresentou comportamento similar.

Essa empolgação do mercado poderia ser medida tanto pelos preços cada vez mais altos, chamando os eufóricos para entrar no mercado, crentes de que a coisa iria subir e nunca mais cair quanto pelo volume, muito elevado. Volume elevado só acontece com participação institucional. E, nessas altas fortes, eles costumam distribuir ativos. Distribuem (vendem) a um preço alto os ativos que compraram a um preço barato na tendência de queda anterior.

E, de repente, quando a demanda seca, quando todos já compraram tudo o que podiam, esses mesmos participantes fortes começam a vender, agredindo ordens de compra cada vez mais baixas. O preço começa a cair. É, então, que o pânico se instala no mercado. Quem comprou mais acima, começa a vender, com medo de perder mais. E o aumento da oferta acelera a queda. Nesse instante, o big player começa discretamente a comprar, absorvendo as ofertas de venda... fazendo “o favor” de ficar com aqueles ativos que ninguém quer mais porque vai “derreter”...

E os big players começam a acumular. E acumulam até esgotar a oferta. Quando, fazendo o processo inverso, iniciarão uma nova tendência de alta. E assim por diante. Assim funcionam os mercados.

O Raio X Preditivo, ciente disso, usa o volume financeiro para detectar a atuação desses investidores institucionais, os big players. Para o Raio X Preditivo, o volume é a CAUSA dos movimentos de preço. O movimento de preço é apenas o EFEITO da atuação dos institucionais, que controlam o volume de negócios através de ferramentas tecnológicas de última geração (robôs HFT e outros) e através de dirigentes altamente informados e preparados.

O Raio X Preditivo coloca as intenções e as posições desses participantes fortes a seu favor no sentido de encontrar regiões saudáveis de trade, com boa assimetria de risco. Boa assimetria de risco é: se eu perder no trade ou no investimento, eu perco pouco. Se eu ganhar, ganho muito.


COMO COMPRAR QETH11

Como foi explicado acima, para comprar QETH11 tudo de que você precisa é ter uma conta em uma corretora de valores. E você deve saber como é fácil abrir uma conta em uma atualmente. Porém, não é recomendável que você comece a investir em renda variável, sobretudo em criptomoedas, que são bastante instáveis, com uma volatilidade incrível se, antes, você não se preparar. O investimento em educação é fundamental quando estamos entrando em renda variável. O Raio X Preditivo, pelos motivos que expusemos acima, é o ideal para aprender a investir e fazer trades por servir para qualquer mercado em que seja possível ler o volume com confiabilidade.

Além disso, é recomendável que você treine com uma conta demo antes de começar a operar de verdade. Muitos instrutores dizem que não é legal começar com a conta demo porque, por usar dinheiro “de mentira” não dá ao praticante a realidade do que é operar com dinheiro “de verdade”.

Somos radicalmente contra esse posicionamento irresponsável. Por acaso uma companhia aérea entrega um avião de passageiros que vai carregar 500 pessoas a um piloto que não passou algumas horas no simulador? Claro que não é a mesma coisa. Porém, se você não conseguir ter resultados na conta demo não será na conta real, quando você estiver carregando suas posições.


CONCLUSÃO

O QETH11 reflete a volatilidade do ethereum, a segunda criptomoeda mais negociada atualmente. E é uma grande volatilidade. Se por isso mesmo esse ativo já oferece um risco considerável, é por essa razão que você precisa se preparar com uma metodologia que saiba ler a realidade do que está acontecendo no mercado sob a perspectiva da atuação dos investidores institucionais. Os big players estão atuando neste momento tanto em criptomoedas quanto em ações e outros ativos. E através do volume nós sabemos o que eles estão fazendo e como devemos nos posicionar.

Escrito por Luiz Sato

Segundo Sato sua missão é transmitir conhecimento avançado aos traders brasileiros para aplicarem as metodologias e as ferramentas disponibilizadas ao seus alunos aumentando as probabilidades de ganhos nos mercados que são altamente competitivos e dominados principalmente pelos HFT´s (Robôs de alta frequência).

Deixe seu comentário