Sato’s Force Principal para ver o combustível do mercado

O Sato’s Force Principal é o indicador que vai mostrar quando os big players estão pisando no acelerador ou botando o pé no freio: evite levar um cavalo de pau usando esta ferramenta?

?O Sato’s Force Principal é um indicador dentre os diversos oferecidos pelas ferramentas do Raio X Preditivo. Com ele e os demais é possível aplicar os conceitos ensinados pela Nova Análise Técnica, sistematizada através de quase 30 anos de experiência do trader Luiz Sato. Luiz Sato sistematizou uma metodologia em que é possível estimar com maior precisão o movimento do preço de um ativo através da leitura e da interpretação do volume e do fluxo de negociação.

De fato, neste artigo, vamos aprender a utilizar o Sato’s Force Principal. Ele é uma das melhores maneiras de compreender os instantes em que os swings de alta e de baixa demonstram maior ou menor força, de modo a prever prováveis absorções, distribuições ou acumulações por parte dos participantes mais fortes do mercado. Assim, com ele, conseguimos aproveitar tendências e até mesmo nos antecipar a reversões dessas tendências.

Neste texto estudaremos o Sato’s Force Principal, suas características e suas utilidades. Naturalmente, todo o seu potencial só é extraído através do treinamento Raio X Preditivo.


1. O QUE É? PARA QUE SERVE O SATOS FORCE PRINCIPAL?

O Sato’s Force Principal é um indicador que aplica conceitos fundamentais do Raio X Preditivo. Ele tem a funcionalidade de evidenciar a quantidade de ativos que estiveram sendo negociados em uma pernada de alta ou de baixa. Assim, como todos os indicadores do Raio X Preditivo, ele é uma ferramenta dedicada ao volume negociado de ativos. Através dele, podemos chegar a preciosas conclusões a respeito da força da demanda e da oferta de maneira simples, rápida e intuitiva. E, como todos sabem, demanda e oferta têm efeitos naturais sobre o preço: demanda forte faz o preço subir; oferta forte faz o preço cair.

Ao ser plotado no gráfico de um ativo, o Sato’s Force Principal marca o swing com uma linha reta. Essa linha é destacada com o número de papéis negociados durante essa pernada. Cada pernada, o tamanho dela, é determinada pelo próprio trader ao configurar o indicadores Sato’s Force Principal, em ticks. Por exemplo, o número de ticks de contratos de índice anda de 5 em 5 pontos, logo, 5 ticks dão 25 pontos; ações tem ticks em R$ 0,01, logo 25 ticks dão R$ 0,25. Diferentes valores de ticks darão pernadas diferentes e cada ativo (contrato ou ação) pede configurações diferentes. Periodicidades (gráficos do minuto, de uma hora, diários) pedem tamanhos de pernadas diferentes também.

Enquanto uma pernada é formada, todos os ativos negociados são contabilizados para que o trader saiba quantos papéis trocaram de mão naquele movimento. Uma pernada nova só é iniciada no sentido contrário da anterior quando o número de ticks pré-determinado é superado. Isto é, se o preço estava subindo e o número de ticks para a pernada era de 25, só depois de cair esse valor uma pernada de baixa é marcada em forma de uma linha reta descendente.


2. FUNÇÕES DO SATOS FORCE PRINCIPAL

O Sato’s Force Principal nos leva a diversas deduções a respeito dos efeitos do volume sobre o preço na hora de operar (para o Raio X Preditivo, o volume é a causa dos movimentos de preço).

O Raio X Preditivo tem inúmeros indicadores e o Sato’s Force Principal nos fornece os dados sobre o volume diretamente sobre o gráfico (não fica plotado sob o gráfico do preço, mas no próprio gráfico do preço). O Sato’s Force Histograma é similar, porém, é plotado em área abaixo do gráfico.

Sato’s Force Principal para identificar fraquezas nos topos/fundos

O Sato’s Force Principal fornece o volume de contratos ou ações que trocaram de mão pernada a pernada. A Nova Análise Técnica descobriu que o volume é o combustível de qualquer coisa que aconteça com o preço e, portanto, esse dado é muito mais valioso nos momentos de fazer negociações com ativos da bolsa de valores.

Se em um swing de alta, por exemplo, percebemos um volume grande de ativos negociados, poderemos concluir que essa tendência é forte. Nesses casos, geralmente, temos a participação de investidores institucionais. Mas cuidado, um volume elevado depois de uma longa tendência também faz um alerta para a possibilidade do final de tendência, uma exaustão que caracteriza o que chamamos de euforia máxima (no caso do final de uma tendência de alta) ou de desespero extremo (no final de uma tendência de baixa).

Por isso, não use um único indicador do Raio X Preditivo. Isoladamente, eles dão uma boa leitura, mas combinados com os demais as conclusões podem ser mais efetivas.

Sato’s Force Principal em falsos rompimentos de regiões de suporte e resistência

Algumas vezes, poderemos encontrar uma forte pernada de alta (forte em volume). E, depois de um swing de baixa o topo anterior, marcado por essa pernada seja rompido por uma nova pernada de alta. Porém essa nova pernada de alta que causou o rompimento do topo anterior tem volume bastante inferior. Podemos concluir que se trata de um falso rompimento e que, portanto, ao contrário do que diz a velha análise técnica, não é indicado entrar em uma operação de compra. Aliás, podemos até mesmo operar contra a aparente tendência, abrindo uma operação de venda. Provavelmente é isso que os investidores institucionais estão iniciando a fazer, para provocar uma queda violenta, se aproveitando do pânico que uma queda violenta irá causar, gerando a liquidez de que precisam.

O mesmo vale para o sentido oposto: se tivemos um movimento de queda com alto volume, e a seguir um rompimento, em um novo swing de baixa, mas com baixo volume. Podemos concluir que se trata de um falso rompimento. O mercado está sem combustível para dar continuidade a esse rompimento de baixa e, nesse caso, podemos interpretar como um falso rompimento. Evitamos entrar na venda e estudamos a possibilidade de fazer uma compra.

Sato’s Force Principal para identificar pontos de controle

Ora, se vemos que uma pernada de alta ou de baixa teve um alto volume, podemos concluir que um ou mais participantes colocaram muito dinheiro naquele movimento, não importa se na compra ou na venda. Se colocaram muito dinheiro naquele movimento, tem muita coisa em jogo ali e se, como em todo movimento de alto volume, se tratar de um participante forte (big player, investidor institucional, dinheiro esperto) ele tem condições de defender aquela região colocando ainda mais dinheiro. Ou seja, ao identificar pontos de controle, identificamos também parceiros fortes para nossas operações. Os pontos de controle, assim, são as verdadeiras resistências e suportes que ficam ocultos para os traders que não utilizam o volume como parâmetro. Esse parâmetro é dado pelo Sato’s Force Principal e pelos outros indicadores do Raio X Preditivo. Por exemplo: numa pernada de alta de grande volume, o topo passa a ser um ponto de controle. Uma resistência caso o preço esteja abaixo dele e um suporte, caso esteja acima.


3. COMO OPERAR UTILIZANDO O SATO'S FORCE PRINCIPAL?

Ter os dados importantes fornecidos pelo Sato’s Force Principal é muito simples e rápido de ver no gráfico. No entanto, não basta ter o Sato’s Force Principal. É preciso conhecer os conceitos que existem por trás da Nova Análise Técnica e que tornam esse indicador realmente útil e que são sua razão de ser.

Quantidade de ativos negociados no Swing do Sato’s Force Principal

Ao fim de cada pernada de alta ou baixa plotada pelo Sato’s Force Princiapal, seus topos e fundos, portanto, são plotados dois dados fundamentais: o número de ativos negociados e a porcentagem de diferença entre o mais recente swing no mesmo sentido.

Resultado que a pernada (swing) do Sato’s Force Principal gerou

Ao observar o Sato’s Force principal, temos, então, quantos papeis foram comprados e vendidos a cada pernada. Não só isso, vemos claramente o tamanho daquela pernada. Ou seja, sabemos imediatamente o resultado a cada swing. Ora, se tivemos um alto volume e uma pernada pequena, vemos uma contradição aí. Como uma demanda alta provocou uma alta pequena? Percebemos então que o mercado está com dificuldade de fazer o preço subir mesmo com uma injeção grande de combustível. Será que o preço vai começar a cair?

Note que tudo depende do contexto, mas, de fato, longas pernadas com baixo combustível e curtas pernadas com muito combustíveis nos dão informações contraditórias que nos fazem chegar a conclusões importantes.

Comparação percentual com a pernada (swing) anterior no mesmo sentido

Com o Sato’s Force Principal, não sabemos apenas o número de contratos ou ações operadas em determinada pernada, mas também a porcentagem que essa pernada foi maior ou menor em termos de contratos ou ações operadas em relação à pernada anterior em termos de porcentagem. Isso nos dá uma noção de quanto um movimento está perdendo de combustível ou ganhando (acelerando).

Assim, digamos que na pernada de baixa anterior tenham sido negociados 500 mil ações. A seguir, tivemos uma pernada de alta. A próxima pernada de baixa nos mostra uma negociação de 100 mil ações. De modo imediato, além desses dados, será apresentada a porcentagem de quanto essa pernada seguinte foi menor que a anterior da mesma direção. Isso nos mostra em termos absolutos o quanto há interesse dos players de que o preço vá nesse sentido.


4. COMO CONFIGURAR O SATO'S FORCE PRINCIPAL PARA SUAS OPERAÇÕES?

A configuração fundamental do Sato’s Force Principal é a quantidade de ticks mínimos a fim de que o indicador plote uma nova pernada.

Tick é a variação mínima de um ativo ou derivativo negociado na bolsa de valores.

O tick de ações, por exemplo, é de 1 centavo. O do mini índice tem um índice de 5 pontos, quer dizer, ele anda de 5 em 5 pontos. O mini dólar anda de 0,5 em 0,5 ponto.

Se em uma ação configurarmos o Sato’s Force Principal para que ele forme pernadas de 50 em 50 ticks, sempre que o preço andar 50 ticks ou mais no sentido contrário ao movimento anterior, uma nova pernada será marcada e permanecerá nessa direção até que o preço se movimente, novamente, no sentido contrário pelo menos R$ 0,50.

Quantos ticks usar para configurar? Depende do ativo que estamos negociando, da volatilidade (a “frequência” e a “amplitude” das oscilações), da periodicidade (se é o gráfico dos minutos ou o gráfico diário, por exemplo) e até do estilo operacional do trader. Essas informações e até o “feeling” para fazer essa configuração você aprende no Raio X Preditivo.


5. CONHEÇA O RAIO X PREDITIVO

O Raio X Preditivo é a codificação da Nova Análise Técnica, feita pelo trader Luiz Sato, graças a conceitos, técnicas e ferramentas. As ferramentas - os indicadores Sato’s, que incluem o Sato’s Force Principal - nos auxiliam a aplicar os conceitos diretamente sobre o gráfico, utilizando o volume como principal guia quanto ao que vai acontece com o preço no futuro breve.

A Nova Análise Técnica, assim, é uma abordagem que tem como principal objeto não o preço, mas o volume. Para a Nova Análise Técnica, o volume é a causa. O volume é o combustível do preço.

E o preço, por sua vez, é apenas o efeito. No entanto, diversas outras abordagens do mercado são escravas do preço e ficam sem entender quando o preço se comporta com frequência ao contrário do que preconizam suas metodologias.

Ao operar as causas, no Raio X Preditivo, nos adiantamos aos efeitos. O trader tem mais chances de acerto e menor risco de erro. Ao mesmo tempo, o trader encontra regiões de vantajosa assimetria de risco: perde pouco, quando perde, e ganha muito, quando ganha.

6. CONCLUSÃO

O Sato’s Force Principal é um dos muitos dos indicadores do Raio X Preditivo. Nesta breve explicação, já vemos o quanto ele pode ser útil para nos anteciparmos aos efeitos através das leituras das causas. Mesmo sozinho ele pode ser útil. Com as outras ferramentas e, sobretudo, com os conceitos do Raio X Preditivo ele multiplica sua eficiência.

Acima de tudo, os indicadores Sato’s não são meros indicadores que “dizem a hora de clicar no mouse para iniciar uma operação”. Não, os indicadores Sato’s não pegam o trader pela mão. Eles dão as informações necessárias para que o trader tome sua decisão como uma pessoa responsável pelas suas próprias decisões. De fato, acreditar que algo diferente disso no mercado é se iludir com uma mentira potencialmente perigosa e que pode fazer você perder dinheiro.

A principal missão do Raio X Preditivo e de suas ferramentas é criar um exército de traders vencedores capazes de ler a realidade do mercado e, através dessa habilidade, tirar dinheiro de suas negociações e fazer seu patrimônio crescer.


Escrito por Luiz Sato

Segundo Sato sua missão é transmitir conhecimento avançado aos traders brasileiros para aplicarem as metodologias e as ferramentas disponibilizadas ao seus alunos aumentando as probabilidades de ganhos nos mercados que são altamente competitivos e dominados principalmente pelos HFT´s (Robôs de alta frequência).

Deixe seu comentário